16 abril 2006

São Brás volta a florir no Domingo de Páscoa

As principais ruas da vila vão voltar a ser embelezadas por milhares de rosas e flores campestres, dando forma a uma extensa passadeira florida.

No Domingo de Páscoa, tapetes de flores vão descrever o percurso da Procissão da Aleluia, em mais uma Festa das Tochas Floridas, em São Brás de Alportel.

As principais ruas da vila vão voltar a ser embelezadas por milhares de rosas e flores campestres, dando forma a uma extensa passadeira florida, sendo já considerada uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país.

Este trabalho é feito por muitos dos habitantes da vila, que se dedicam durante as semanas anteriores e toda a noite e madrugada de domingo, para que, na manhã de Páscoa, tudo esteja perfeito.

Os homens levam nas mãos tochas floridas e formam duas alas a abrir a procissão.

A explicação religiosa para o facto de serem só homens a erguer as tochas na frente da procissão, assenta na ideia de que as confrarias, o grupo que vai à frente do pálio, serem compostas apenas por homens. As irmandades, onde estavam as mulheres, seguiam atrás.

Ao longo da procissão, que começa às 11h30, os homens reúnem-se em pequenos grupos para se levantar o grito do «Aleluia». Pelas ruas, ouve-se uma voz forte a dizer «ressuscitou como disse» e em seguida os homens erguem bem alto as tochas e respondem «aleluia, aleluia, aleluia».

Actualmente, as tochas são ornamentadas com flores naturais da região ao critério de cada participante na procissão. Cada tocha será depois sujeita a um concurso que irá eleger as que se destacarem pela sua criatividade e originalidade.

As varandas que estejam no percurso da procissão são também embelezadas com colchas coloridas e flores campestres e que serão também premiadas pela sua beleza.

Além da procissão, a vila do sotavento algarvio brinda o visitante com iguarias típicas da Serra do Caldeirão, durante o «Encontro de Sons e Sabores», no Adro da Igreja Matriz, com a participação de vários grupos musicais.


----------------------------------------------
Actualização 27/04/2006

As gentes de S. Brás de Alportel voltaram a sair à rua e cantar Ressuscitou como disse!Aléluia, Aléluia, Aléluia. No passado dia 16 de Abril foram milhares os visitantes e centenas os participantes na procissão de Aléluia em que os homens empunhando tochas floridas em procissão cantam em uníssono Aléluia.

Perde-se na voragem dos tempos o inicio desta procissão única no país e que traz até S. Brás de Alportel os seus filhos que daqui se ausentaram e que nesse dia regressam bem como muitos visitantes encantados com o brilho e a cor de tão original maneira de celebrar a ressurreição do Senhor.

No últimos anos o tapete florido nas ruas de passagem da procissão, que dá mais colorido a esta tradição é uma mais valia para a atracção dos numerosos visitantes, e a festa que se prolonga pela tarde fora intitulada “Encontro de Sons e Sabores” também ajuda a preencher o dia, e serve de pretexto para a entrega dos prémios do diversos concursos, dos jogos florais e das janelas e tochas floridas.

Assim mais uma vez as gentes de S. Brás de Alportel sairam á rua engalanaram as janelas, atapetaram as ruas de flores, empunharam as tochas e cantaram Aléluia, para manter a tradição.

Inicio da procissão com alguns problemas.

A procissão estava marcada para a 11,30, ao contrário de outros anos que se costuma atrazar, às 11,20 ainda não tinha chegado sequer a Banda é dada ordem para que começam os homens a fazer alas e se inicie a procissão. O Sr Prior Cunha nitidamente irritado manda seguir o Pálio com o Santíssimo que chega ao meio da rua Gago Coutinho praticamente à frente da procissão.

É certo que muitas vezes se critica o Prior pelo atraso na procissão, mas este ano não percebemos a pressa que o Prior Cunha tinha de tal modo que até ao largo de S. Sebastião a procissão andou um pouco desorganizada.

Todos estavam à espera da música e de repente é dada ordem para se iniciar a procissão. Como se costuma dizer nem tudo ao mar nem tudo á terra.

Acalmaram os ânimos e tudo se recompôs, mas não havia necessidade do pálio prosseguir só na frente de procissão. Enfim parece que o prior Cunha se irrita por pouco e na nossa opinião deveria ser quem mais deveria manter a calma e ser mais tolerante.


25 comentários:

Anónimo disse...

Meus Amigos, é triste que se escreva muita coisa sem assunto nenhum, e algo que é a nossa identidade, a nossa tradição e o nosso orgulho seja esquecido ou votado à insignificancia.
A dita "Festa das Tochas Floridas" chama-se na realidade "Procissão da Aleluia"!!!
Porque raio mudaram o nome? É mais pomposo?
Também a tochas deveriam ser paus com flores! Isso!.. apenas simples paus com flores.
Nada de esferovite e velinhas.
Para quem não sabe, o povo de S. Brás correu com os piratas Inglêses do Algarve, e vieram com as suas armas (paus, forquilhas e foices) enfeitadas com flores a cantar de Estoy até aos Machados.
Por acaso era dia de Páscoa.
Daí a tradição ser pagã.
Claro que a aguardente fazia parte das comemorações de então face a uma magestosa vitória frente as forças de sua magestade The Queen.
Nada de censura à aguardente!
E força às tochas mais feias, que essas sim, são a nossa tradição.
E voltem a imprimir nos cartazes a "PROCISSÂO DA ALELUIA"!!!
Ass: Rui Santos

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o post de «Rui Santos»! A utilidade da aguardente é, sem dúvida incontestável, muitas tochas que vi no Domingo mais pareciam dignas dum concurso de máscaras do que da nossa procissão, falo daquelas em que imperava o estilo rococo!!!Sou a favor das tochas feitas em casa, as de aparência mais rústica e, como é óbvio, as únicas que deveriam ser admitidas.
Agora amigo Rui, quanto ao nome da dita procissão...acho que os reponsáveis pelos cartazes certamente pensam atrair mais pessoas com a designação «Festa das tochas floridas» do que com «Procissão da Aleluia». Coisa com a qual também não concordo nem um pouco.
Bom, mas são tantas as coisas com as quais não concordamos e temos de estar calados...como à introdução de «forasteiros» nas nossas alas, não percebo...a Procissão da aleluia é uma tradição nossa e não de cada cidadão que resolve instalar-se na nossa vila.
ASS: PM

Anónimo disse...

APOIADO, VIVA A PROCISSÂO DA ALELUIA
ABAIXO A FESTA DAS TOCHAS

1. foi o prior a mudar toda a procissão, mudou o trajecto, proibiu a aguardente, inventou os meninos com cartazes, arranjou maneira de descaracterizar a procissão.

Depois veio a Associação Cultural, que tornou a procissão num concurso!
e a camara que fez dela uma festa. com musica comes e bebes e 5 mil visitantes que não fazem cá nada (só empatam, por deixar cá dinheirinho? é mentira!

O QUE VIRÁ A SEGUIR?...
A PROCISSÂO DA ALELUIA É UMA CELEBRAÇÃO PAGÃ e assim devia ter continuado.

VIVA A PROCISSÃO DA ALELUIA
ABAIXO A FESTA DAS TOCHAS,
O PADRE, O PRESIDENTE E O JULINHO!

Anónimo disse...

Ora bem, a Procissão da Aléluia não é pura e simplesmente pagã!Por algum motivo tem lugar no Domingo de Páscoa e o cântigo é "Ressuscitou como disse! Aléluia! Aléluia! Aléluia! Portanto alguma coisa de religioso tem! Embora haja muito de pagão à mistura, lá isso é verdade (a aguardente, p ex.). Mas muitas das festividades cristãs ( nãs suas diversas vertentes: católicos, anglicanos, luteranos, ortodroxos, etc) absorveram festas pagãs e populares, sem que daí se possa dizer que há mais ou há menos religiosodade na festa.
Na questão de S. Brás, acho uma violência contra as nossas tradições, contra a nossa terra e contra o nosso povo a mudança de nome da nossa maior festa de "procissão da Aléluia" paea "Festa das Tochas Floridas" operada pelos "especialistas" de marketing da Câmara Municipal, com aq cumplicidade do Sr. Prior. O Estaline também mudava os nomes, apagava fotografias e por aí a fora para lavar o cérebro dos Soviéticos...
Para isso, a Câmara compra as consciências de quem as tem à venda... E subsidia o jornal da paróquia em 200 ou 250€ por mês. Assim se percebe que o jornaleco pareça uma edição da Câmara e que as homilias nas missas do Sr Prior pareçam comícios do PS.

Anónimo disse...

Tenham mas é vergonha e abram a cabeça e os olhos!!!
Ninguém mudou o nome à Festa!!!
A Festa das Tochas Floridas é tão e somente... a Maior e Mais Bonita Festa do Concelho! Por isso a ACS, a Autarquia e a Paróquia decidiram tratá-la com outra dignidade e então desde há 3 anos a esta parte, decidiram conceber um programa vasto, diversificado e de qualidade, mantendo como é obvio, o motivo que traz multidões a São Brás de Alportel ano após ano, a Procissão de Aleluia!

Portanto, para quem não percebe ou não quer perceber (por motivos mais ou menos óbvios e que eu como mts sabem!)a organização não mudou o nome a nada, inseriu-a foi num conjunto de actividades que vão desde a Eucaristia até à tarde cultural(com vários tipos de música e artistas de renome), passando obviamente pela momento mais emblemático que é a Procissão do Aleluia!

Relativamente a falarem mal do Prior José da Cunha Duarte, da Autarquia e da Associação Cultural Sambrasense, tenham respeito e alguma vergonha, pois esses que tanto criticam, nunca os vimos a ajudar nada na Festa, aliás,a maioria criticam só por criticar e nem na procissão deviam ir...

Acho que as pessoas que tanto trabalham ano, após ano, para que a Festa decorra da melhor forma (apanhando flores (milhares), concebendo o tapete de flores, distribuindo os cartazes e flyers, etc, etc...), merecem muito mais respeito da vossa parte!!!

Se querem uma Festa ainda melhor, ajudem, deêm a cara, apareçam e faço algo de útil pelo Concelho e deixem de olhar para o vosso umbigo e "emprenhar" e tentar "emprenhar" os ouvidos dos outros!

Até breve.

RM

Anónimo disse...

Caro Amigo RM (Rui "Ozório" Miguel). Compreendo a tua preocupação em limpar o nome da tua organização, e respeito.
Também não gosto de falar de A&B.
Apenas disse algo q1ue passa ao lado da população, e certamente de muita gente que organiza a festa.
Deixa-me dizer-te que nos meus 29 anos de vida (tantos quanto tu) apenas falhei a uma procissão, e sempre foi gloriosa e motivo de orgulho. Sempre se fez, com ou sem que a organiza agora.
Louvo quem se levanta às 6am e leva o Sábado a apanhar flores, mas isso faz parte do contributo tradicional, a quem o meu Amigo Viegas faz parte.
Eu contribuo com a minha presença no cortejo, que espero ficar maior de ano para ano.
Convido os Ozórios a participarem activamente nas próximas procissões, de corpo e alma, presentes. 1 de cada lado já fazem mais 50cms a aumentar aos desfile.
Diz ao teu Pai para aparecer, e já agora aos teus amigos.
O tradicional final em frente à cãmara municipal foi este anos astuciosamente boicotado, o que foi deveras lamentavel. O que vale é que a aguardente era boa.
E quanto às tochas "boiloas" que levaste a concurso, mais pareciam vindas de Tomar (Tabuleiros), em que a festa é outra.
Bem, já que pertences à associação CULTURAL cultiva-te e aprende porque raio se faz a Procissão da Aleluia. Podes ir consultar o "Livro de S.Brás" do Dr. Estanco Louro. Acho que ajudavas a cultivar mais os Sambrasenses
Ass: Rui Santos

Anónimo disse...

EU NÂO QUERO AJUDAR A FAZER UMA FESTA ONDE VEM MILHARES DE VISITANTES ENCHER AS RUAS PARA VER UMA CENTENA DE SAMBRASENSES A GRITAR (UMA CENTENA ESTE ANO, PORQUE ANO PASSADO FORAM CENTO E VINTE E PRÓ ANO SERÃO SETENTA)

A FESTA DAS TOCHAS TRANSFORMOU A PROCISSÃO DA ALELUIA NUM ZOOLOGICO.
OS SAMBRASENSES OS ANIMAIS E OS VISITANTES SÃO... ISSO MESMO!

QUEM GANHA COM ESTA FESTA? OS NÃO SÃOBRASENSES NÃO SÃO, ALGUNS ATÉ PERDERAM A OPORTUNIDADE DE A VER (TAL É O MAR DE GENTE). QUEM GANHA? OS RESTAURANTES E CAFES? NEM POR ISSO!
OS UNICOS QUE GANHAM COM A FESTA É A PARÓQUIA E A ASSOCIAÇÃO CULTURAL A CAMARA COM A PUBLICIDADE!

AINDA QUEREM QUE EU AJUDE? PARA QUÊ? PARA O EUSÉBIO APARECER NA TV?
ESPERA AÍ QUE EU JÁ TOU LÁ!

DEIXEM DE TRETAS E DEVOLVAM A PROCISSÃO AOS SAMBRASENSES!

SE QUEREM FESTA! FAÇAM-NA À PARTE! E BEM LONGE DAS RUAS DA PROCISSÃO!

O QUE SE ESTÁ A PASSAR NÃO É NADA!

-UM MORADOR DA AVENIDA DA LIBERDADE -

Anónimo disse...

"Bom, mas são tantas as coisas com as quais não concordamos e temos de estar calados...como à introdução de «forasteiros» nas nossas alas, não percebo...a Procissão da aleluia é uma tradição nossa e não de cada cidadão que resolve instalar-se na nossa vila."

-----------------------------------

Fico triste por saber que ainda existe "racismo, xenofobia e ignorância" no nosso país.

Então não somos todos portugueses e não somos todos algarvios? Esta linda, pacata e simpática vila, que eu e a minha familia adoptámos como nossa terra será apenas de quem descende de pessoas provenientes de cá? Será que quando as pessoas de S. Brás decidem ir viver pra outra terra, pra outra vila ou cidade, pra outro país terão o direito de ser discriminados por não terem somente nascido lá? E acredite que cada vez mais saem pessoas de S. Brás para fora e cada vez vêm pessoas de fora para S. Brás.

Pelo que me parecebo, ninguém hoje nasce em S. Brás, muitas das pessoas, cerca de 40%/50% da população não é nascida e criada em S. Brás, mas infelizmente existe muita discriminação e indiferença por quem pra cá veio viver e pra quem quer participar na vida e nas tradições de S. Brás.

Não sei se se refere em alguém em especial e até posso tentar compreender o seu bairrismo, mas uma coisa são aquelas pessoas que vêm pra cá viver e limitam-se a vir dormir, outra coisa são aquelas pessoas que vêm pra cá, e decidem participar na vida e tradições da terra. Eu prezo muito as tradições do nosso país, e gosto de me sentir util em tudo.

Ass: Algarvio adoptado por S. Brás

Anónimo disse...

Basicamente, aquilo que foi escrito aqui resume-se ao facto de se querer manter tão simples e tradicional a Procissão da Aleluia. Com acontecimentos complementares, com muita gente seja ela de onde fôr, com televisão, etc mas tradicional. E o tradicional mete aguardente e o cabo da vassoura com flores. Sejam benvindos os novos sãobrasenses, sejam benvindos os visitantes. Bem hajam os "escravos" que trabalham dia e noite para que a Procissão saia bonita. Mas, por favor, não vamos estragar o espírito desta festa tão singular. A ACS que não se confunda com a Igreja ou com a Câmara, continue a fazer um bom trabalho mas não perca a sua identidade nem se deixe levar pelo bailado da sereia. Não queremos uma Procissão Política.

Anónimo disse...

O texto do RM vem no alinhamento do discurso da Câmara, do Presidente, do GIDI e, agora também, do Sr. Padre. Fico triste quando vejo que os "pratos de lentilhas" continuam a funcionar com bastante eficácia...
Por outro lado, é claro que os novos sambrasenses são bem vindos às alas da nossa procissão como são bem vindos à nossa terra. É obvio que os forasteiros que nos visitam no Domingo de Páscoa são, também, bem vindos.
Pena é que quem quer adulterar a nossa procissão e a nossa tradição sejam sambrasenses de origem, como o Sr. Presidente e os senhores vereadores.
A nossa festa há-de ser sempre a PROCISSÃO DA ALÉLUIA, por mais presidentes e por mais padres que por aqui passem!
_Sambrasense, nascido e criado.

Anónimo disse...

Eu então não falhei a uma procissão sequer. Tenho sempre uma tocha modesta, mas que seria merecedora de um prémio na categoria:

Tochas feitas pelo próprio.

ou o prémio de quantidade, porque faço sempre 5 a 7 tochas por ano.

Acho bem que participem mais pessoas na procissão, até porque pelo tempo que passou do evento (bélico-caseiro)que a originou, muitos dos descendentes dos intervenientes já podem estar noutro canto do Mundo. As migrações populacionais em 300 ou mais anos devem ter mudado completamente a estrutura social do concelho.
Há uns anos até os Ucranianos (ortodoxos) respeitaram a nossa tradição participando na procissão. Foi, no meu entender, uma positiva manifestação de desejo de se integrarem na nossa sociedade.

Se fossemos atacados de novo, gostaria de contar com o apoio dos Sambrasenses filhos, dos enteados, e dos adoptados.

Não concordando de todo com o teor amaricado de algumas tochas (arranjos florais), não posso deixar de louvar o espírito de sacrifício de quem faz porque as ruas fiquem com tão simpático tapete. As tradições normalmente sofrem ligeiras mutações ao longo dos tempos. É normal.
Devemos é resistir às mutações mais radicais, que não conseguem mais do que transformar a nossa procissão numa festa igual a tantas outras. Não se deve perder a identidade.

Por último, registo com desagrado que se tente levar para outras localidades esta secular tradição. Estão a tentar tirar-nos a identidade e o exclusivo com clonagens à pequena escala, como já se verifica em Sta. Catarina.

Para quem organiza: para 2007, promovam junto das escolas, para a rapaziada se sentir motivada a participar. O que se notou a menos neste ano foram a falta de miúdos. Eu comecei quando aprendi a andar. No Domingo não vi mais de meia dúzia de garotos.

Paulo Moita

Anónimo disse...

Caro Amigo Ozório,

Desculpa se te pareci agressivo, pois não quis chamar-te Inculto. Por acaso até és um tipo porreiro e inteligente.
Apenas quis dizer que já que pertences a uma Associação Cultural, que promovas a Cultura dos Sambrasenses e os ensines o porquê da nossa tradição.
Fiz o 1ro comentário apenas porque há coisas que não estão bem. Também há outras que são de louvar. No entanto tu e a ACS têm de saber ouvir as opiniões do povo. Somente assim serão capazes de melhorar a festa que organizam.
Ninguem está a condená-los. Apenas estão a ler opiniões, muitas delas construtivas.
Também acho bem que outros povos e "adoptados" participem. Sempre é mais positivo do que aqueles que nem se levantam de manhã para ver a nossa festa. Considero também positivo a vinda de pessoas de fora para ver a nossa procissão, pois só pode ser prestigio para a nossa terra.
No entanto, para 2007, peçam opiniões, dêm a conhecer as razões da festa e promovam-na no seu essencial.
Também não se esqueçam de solicitar a presença dos Ucranianos, Russos, Moldavos, Africanos, Etc.
Quanto ao nome da Festa por favor, não adulterem mais.
Fica bem e continua o bom trabalho. Toma redeas à coisa e mostra ao povo o que é um Sambrasense que não emprenha pelos ouvidos. Lembra-te é que no meio é que está a virtude. O melhor entre 8 e do 80 é o 44.
Ass: Rui Santos

Anónimo disse...

xi patrão, tantos anónimos a criticar, ninguem a sequer louvar uma coisa positiva que se leia!

E de facto deprimente ver ao que chegaram as opiniões de alguns sãobrasenses...

Um destes dias, longe dos olhares impiedosos e carregados de má espirito, vou confrontar cara a cara estas pessoas que aqui escrevem as suas opiniões, refugiamdo-se vergonhosamente, na maior parte dos casos, em anónimos, pois nem pseudónimos ou iniciais colocam!

Eu sei quem vocês são e vocês também me conhecem!!!

RM (E NÃO SOU O OZÓRIO!!!) -- Pensa um bocadinho Rui Santos, deixa lá o Ozório quietinho, tá?!

Até breve...

Anónimo disse...

por acaso não vi a gerência na Festa, porque é que abriram este espaço para só criticarem se nem sequer lá estiveram!

Quanto a alguns que aqui opiniam sobre os mais variados assuntos(sejam eles quais forem...), bem se viu e continua a ver, a "bela merda" que fizeram e fazem por São Brás de Alportel e pelas suas gentes!

Continuem assim, e vão longe!

Alguns amigos meus e não só, andam a trabalhar bem e se a Gerencia não põe um travão em certas coisas (como a linguagem) entre outras coisas... qq dia têm uma surpresa bem desagradável, quem vos avisa...

alguém atento!

Anónimo disse...

Já agora, quem é a gerência?
Como é que sei por onde andam se não sei quem são?
EU QUERO SABER QUEM É A GERÊNCIA!

Anónimo disse...

É nosso dever esclarecer que:

20% da gerencia colaborou na festa
60% da gerencia integrou a procissão
100% da gerencia teve na festa

O importante não é quem somos mas,
aquilo que fazemos!

e se houver algo que está mal,
cabe às intituições judiciais averiguar.

Esta é a nossa "tasca"
falamos e "bebemos" o que quiser!
estamos em PAZ.

ass: a gerencia

Anónimo disse...

RM, não percebeste nada pá!!!
Apenas damos opiniões para ver se melhoramos as coisas.
Porque raio tás tão chateado pá?!?
Ok, deixa lá o Ozório. Mas não te chateies com as verdades.
Sê democrático...

Anónimo disse...

Vou jogar á bola e pronto...

Anónimo disse...

A gerência não"teve" na festa..."esteve" na festa!
Há tanta coisa boa em S.Brás,porque é que só falam mal?Será porque não são capazes de fazer melhor?
Sejam construtivos, e se querem opinar façam-no dando sugestões para que S. Brás possa sempre melhorar.
J.

Anónimo disse...

Meu Deus, ao que nós chegámos... :-(
(coca-cola man)

Anónimo disse...

Bacocos é o k mais há por ai!!!

Anónimo disse...

Alerta,Alerta, Sãobrasenses.

Vamos manter a tradição da Aleluia, não é um simples prior que caiu de paraquedas em S.Brás e que modificou tudo e o povo de S.Brás vai deixando levar a cultura que os nossos antepassados construiram.
Porra,Porra abram os olhos

Anónimo disse...

Para o ano há mais Tochas Floridas e a Procissão do Aleluia!
Éu vou lá tar, de ctz.

Um sambrasense a viver no Montijo

Anónimo disse...

Acho bem continuar a tradição, com a festa mas digam lá o que isto tem haver com a igreja. Só porque na altura da revolta era páscoa?
Mandem o padre passear, mais o resto dos beatos, só a favor de todo o desenvolvimento saudável em S.Brás, seja cultural, socio e economico. Cuidado com a aguardente, façam tochas decentes e comemorem o que realmente aconteceu, a nossa vitória.
Força S.Brás.
Ass: "Agente Blog"

Anónimo disse...

Eu estava lá Boina Preta, no salão ao lado da Igreja. O Blé (Gerelo) foi tão malhado e não devia ter sequer 10 anos. Nunca vi ninguém bater assim em ninguém. E tudo porque ele foi andar numa bicicleta que tava lá parada. Agarrado pela orelha foi tão malhado que metia dó... e à frente de todos, catequistas e miúdos, a sala tava cheia. E depois andam aí a apregoar!!
Livra!!