10 abril 2006

São Brás oferece autocarro a Ouezzane

Municípios algarvio e marroquino assinam Protocolo de Cooperação

in: região-sul
O executivo de São Brás de Alportel entrega hoje um autocarro de passageiros ao município de Ouezzane (Marrocos). A oferta decorreu no âmbito da Assinatura do Protocolo de Cooperação entre os dois municípios.

Celebrado no âmbito do Protocolo de Intercâmbio com a região do Gharb-Chrarda (província de Sidi-Kacem) este é mais um documento que pretende o estabelecimento e o reforço de várias parcerias, especialmente nas áreas da Educação e da Cultura.

A comitiva algarvia procede ainda à entrega de um conjunto de camisolas e bolas à Association Jeunesse Olyimpic Ouezzane – Section de Footbal, de modo a equipar toda a equipa de futebol, no âmbito dos objectivos de intercâmbio desportivo e juvenil.

As cerimónias deste dia terminam em festa com a inauguração da exposição de Fotografia “Olhares vizinhos”, da autoria de António Alegria, que consiste num conjunto de retratos fotográficos de um português sobre a Medina de Ouezzane. A inauguração vai ser animada pelos Grupo de Acordeonistas de São Brás de Alportel que levam aquele país um pouco da cultura musical do Algarve.

A comitiva são-brasense é constituída pelo presidente da câmara, António Eusébio, por dois professores da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, dois representantes da Associação Cultural Sambrasense, e o director do Museu do Trajo do Algarve, Emanuel Sancho.

Ainda acompanham esta delegação dois técnicos da ALGAR, os quais farão uma apresentação sobre os modelos e sistemas de tratamento de resíduos em Portugal, uma vez que em Marrocos, os municípios estão neste momento a tentar implementar novas políticas de administração pública, gestão e planeamento territorial.

5 comentários:

Anónimo disse...

Há cerca de ano e meio, quando a Câmara de S. Brás comprou um autocarro novo, bom, bonito e bem decorado, abateu ao serviço um autocarro velho, podre e de mau aspecto que a Câmara tinha comprado barato (mas que levou uma carrada de reparações ao motor, travões, caixa de velocidades, etc, que custaram uma pequena fortuna) em 3ª ou 4ª mão no mandato de 93/97, que por sua vez já tinha vindo da Holanda, quando deixou de servir para os holandeses. Depois disso, foi aberta uma hasta pública para vender o autocarro a um sucateiro... O cangalho éra tão mau que ninguém o quis. Nem para sucata servia! E lá ficou o mono no estaleiro da Câmara ao pé do depósito da água. Entretanto o Presidente da Câmara e os Vereadores apaixonaram-se por Ouezzane, protocolos para cá, visitas para lá, eis que lhes dá uma acesso agudo de generosidade e oferecem aos amigos marroquinos aquela preciosidade que nenhum sucateiro, em Portugal, quis! Oferecer a sucata e o lixo... Um gesto de grande nobreza, de grande generosidade, sem dúvida. Grande Eng. Eusébio! Grande Câmara. Grande pouca vergonha!
FDP

Anónimo disse...

pergunta:
Quanto custará mandar a sucata para Marrocos?
Quem vai pagar o transporte, Ouezzane ou S. Brás?
...certamente S.Brás, pois os marroquinos parece que nem tem dinheiro para comprar um autocarro em segunda mão!
Que gesto tão generoso, para quem se debate com falta de dinheiro!!
Eusébio és um santo!!!

--ocurioso--

Anónimo disse...

Andam os muidos do 1.Janeiro sem equipamentos para treinar e esta gente leva equipamentos para os marroquinos?

Anónimo disse...

MAS QUE MOMENTO TÃO TRISTE

1- Um autocarro em tão más condições;

2- Um "cangalho" que nem um sucateiro portuga quis;

3- Como o portuga não quer, vá de nos armarmos em bimbos... tudo o que é de ruim vai para os "mouros";

4- O povo marroquino não tendo a possibilidade de ter uma vida tão regada como a nossa, aceitam qualquer esmola;

5- Oferecemos e ainda temos de gastar um dinheirão para nos vermos livres de uma sucata;

6- Se não serve para os municipes e para um sucateiro... servirá para as crianças e a população de marrocos?? Será seguro oferecer uma "coisa" daquelas???

7- A atitude da CMSBA é bonita e nobre, sem dúvida. Dar o pouco que temos a quem nada tem;

8- Viverá o executivo da câmara em paz e conseguirão dormir descansados sabendo que um dia ligam a televisão e pode aparecer a dita viatura envolvida numa desgraça?

RESUMO: Não se dá a um povo pobre aquilo que nem para abater serve.

P.S. De certeza que o executivo da câmara não come a comida que o pobre não come, não veste a roupa que o pobre não veste, não anda numa viatura motorizada ou não que um cigano não quer... com todo o respeito que os pobres e os ciganos merecem como seres humanos.

Anónimo disse...

Para passear a borla toda a desculpa é boa.