04 janeiro 2007

Iluminação de Natal

Algarve gasta 1,2 milhões de euros

Até ao final desta semana, as ruas e os principais monumentos e edifícios da região continuarão a ser iluminados por milhões de lâmpadas coloridas para assinalar esta quadra festiva. Desde as grandes cidades do litoral às povoações rurais do interior, praticamente todas as localidades algarvias estão iluminadas.

Segundo informações recolhidas junto de nove autarquias, o montante gasto em iluminação de Natal (que se estende desde o início de Dezembro até ao fim da primeira semana do novo ano, pelo menos) bateu todos os recordes.

O Jornal do Algarve fez as contas e concluiu que foram gastos mais de 1,2 milhões de euros em iluminação. Os concelhos de Albufeira e Loulé, com 200 mil euros de investimento cada um, são as que lideram a lista. Seguem-se os municípios de Lagos (187 mil euros), Portimão (178 mil euros), Faro e Vila Real de Santo António (150 mil euros cada).

De acordo com as informações recolhidas junto destes nove municípios, os menos gastadores em iluminação de Natal foram as autarquias de Castro Marim (25 mil euros) e Tavira (40 mil euros). De fora destas contas ficaram os concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Monchique, Lagoa, Silves, S. Brás de Alportel e Alcoutim.

Ou seja, o montante investido em iluminação na região do Algarve é certamente superior aos 1,2 milhões de euros

2 comentários:

Anónimo disse...

Dinheiro "bem" gasto para dar mais uns votos.........

O que interessa é a "fachada".....é um problema geral do país pós-democracia em que muitos não democratas acham que exercer a democracia é enganar o Zé Povinho.......ganhar eleições.....e tratar da sua vidinha.......

O Insistente

Anónimo disse...

Iluminemos as ruas, mas esperemos que a luz não ilumine os espirítos dos mais fracos!!Deve ser este o lema da maioria dos autarcas do nosso país. Bom, ao menos não tivemos extravagâncias à Alberto J.J q gastou milhões e milhões em fogo de artíficio.
Mas falemos do Algarve. Tive hipótese de, nesta época festiva, percorrer alguns concelhos do Algarve e observar as extravagâncias que por ai se «iluminaram». Dizem no voso post que não foram feitas as contas relativamente a alguns concelhos, mas as que foram feitas bastam-nos para concluir que nao é a iluminação exagerada adoptada por algumas cidades e vilas que vai trazer maior felicidade a quem nela vive.Na minha humilde opinião, os euros gastos em iluminação deveriam ter sido canalizados para fins mais humanos, como ajuda às populações mais carenciadas.A iluminação que por ai vemos pode alegrar os olhos de alguns, mas de certeza que não enche a barriga de outros tantos. Mas quem não nos conhece pensa que somos «os maiores», temos a maior árvore de Natal da Europa, o maior fogo de artificio do mundo (reveillon Madeira) e algumas das nossas cidades ilumindas de forma «escandalosa».
Apenas uma opinião...

Bridei