19 janeiro 2007

Loulé debate Orçamento Participativo

Presidente da Câmara de S. Brás convidado para palestra

O Rotary Clube de Loulé promoveu, no dia 15 de Janeiro, no Tivoli Marinotel em Vilamoura, uma palestra sobre o Orçamento Participativo em Municípios, para a qual foi convidado o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio.

António Eusébio iniciou a sua palestra com a apresentação do seu município, enfatizando a acentuada tendência de crescimento demográfico. Esclareceu ainda que o orçamento participativo foi desenvolvido com base na estrutura existente do “São Brás Solidário” que incorpora diversos representantes locais.

O Orçamento Participativo inclui apenas despesas de investimento, ou seja, verbas destinadas por exemplo a obras. Pressupõe uma ampla, activa participação e responsabilização da população através de sessões públicas realizadas nos aglomerados urbanos mais relevantes do concelho.

São estabelecidas prioridades e compromissos nas obras a realizar, tendo em consideração a perspectiva global do concelho e o valor limite estabelecido para o orçamento do município. Tal facto eleva a responsabilidade do Executivo Municipal no compromisso anual na execução de obras que são conhecidas e acordadas pela população. Tal facto pressupõe a existência de uma carteira de projectos prontos a executar e uma dinâmica, disponibilidade e compromisso de toda a estrutura organizativa do município.

O Orçamento participativo foi implementado em municípios como Palmela, em Portugal, S. Paulo (Brasil), Sevilha (Espanha) e Milão (Itália). Verifica-se que a dimensão do município é uma variável que apenas influencia a metodologia da sua implementação.

Rotary Clube em S. Brás?...

No final da reunião o companheiro Palaré exortou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel a apoiar a dinamização e formação de um clube rotário naquele concelho, proposta que foi acolhida favoravelmente pelo edil.

3 comentários:

Anónimo disse...

orçamento participativo ou blog participativo?????

Quem quer que os cidadãos participem nos destinos do seu concelho persegue um blog em que as pessoas, livremente, debatem sobre o seu concelho: presente e futuro??????

Não basta parecer.....é preciso ser........

Nós, portugueses, estamos fartos de políticos que não são o que querem mostrar que são para ficarem bem na fotografia......

Anónimo disse...

uma coisa é participar outra é acicalhar as pessoas ó parvalhão, ve lá se sabes a diferença entre discusão e provocação.Ignorância é o que é!!!!!!

Lucas

Anónimo disse...

Ao Lucas,

A ignorância releva na tua prosa.....

Comes do mesmo tacho de certeza.....

Ah e aprende a ser bem educado.....isso podes aprender com o teu chefe que te paga o ordenado com o nosso dinheiro......