02 janeiro 2007

Grande Entrevista - António Eusébio

Precisamente na data em que António Eusébio celebra um ano, no segundo mandato, à frente dos destinos de S. Brás de Alportel, o edil fala-nos do seu concelho, do crescimento, e dos projectos futuros porque “S. Brás está na moda e dá gosto viver aqui”.

A trabalhar já no segundo mandato, na Câmara Municipal, e um ano após as eleições que o colocaram, com maioria absoluta, à frente dos destinos de S. Brás de Alportel, António Eusébio apresenta-se motivado para os restantes três que tem pela frente: “É um desafio interessante ter começado há cinco anos atrás a trabalhar num concelho que tem vindo a crescer, demograficamente, sempre na ordem dos 3,5 aos 3,9 por cento ao ano, o que implica uma atenção especial para os nossos munícipes sobretudo nas áreas da solidariedade, da educação, das vias de comunicação e do ambiente, para responder às necessidades de uma população crescente e assegurar a qualidade de vida que desejamos”.


Já no segundo mandato de trabalho, o presidente da Câmara mostra-se satisfeito: “A maioria absoluta nas últimas eleições foi a melhor resposta que a população nos podia dar, demonstrativa da confiança no trabalho que realizamos. Todos os dias trabalhamos, lutando contra dificuldades e barreiras difíceis de transpor, em prol da sustentabilidade deste crescimento. Com muito trabalho e esforço, os resultados têm sido muito positivos para São Brás de Alportel, o que nos dá muita satisfação”.


S. Brás de Alportel é um concelho pequeno, localizado entre o barrocal e a serra, composto por uma única freguesia, e “embora não tenhamos recursos para realizar todas as obras e todos os projectos que desejaríamos, e para responder a todos os anseios dos nossos munícipes, com um planeamento rigoroso, com uma gestão cuidada e atenta, vamos realizando um trabalho que pensamos ser do agrado das pessoas e que nos vai dando esta vontade de continuar a trabalhar pelo concelho”.


Em pleno interior algarvio, “entre o mar e a serra”, António Eusébio realça a necessidade de “ser inovador, para responder a um desenvolvimento diferente de um desenvolvimento do Litoral e fazer com que as pessoas que vêm viver para S. Brás de Alportel tenham mais qualidade de vida, numa aposta no ambiente, na educação, no ordenamento urbano”. Daí, por exemplo, a aposta na educação: “Temos um parque escolar lindíssimo, que é um dos melhores do Algarve e seguramente do país, onde conseguimos integrar este ano, todos os alunos não só do 1º ciclo mas também do pré-escolar”.

O turismo e a Capital Histórica da Cortiça

S. Brás de Alportel é a Capital Histórica da Cortiça precisamente porque nasceu, cresceu e desenvolveu-se devido à cortiça: “Em 1914 era das freguesias mais ricas do concelho de Faro e precisamente pela sua dimensão económica, destaca-se e forma um concelho autónomo”. Nesta altura, existiam no concelho mais de duas centenas de empresas corticeiras de pequena dimensão, familiares, e quase todo o concelho vivia desta actividade. “Hoje a situação alterou-se, mas mesmo assim, o sector corticeiro é o segundo maior empregador do concelho, há empresas que se desenvolveram e que têm já uma dimensão razoável”. Neste momento, existem cerca de dez empresas tecnologicamente bem equipadas e que fazem preparação da cortiça e também transformação.


Dois terços do concelho são serra, onde existem os sobreiros, local de onde provém “a melhor cortiça do mundo, dadas as suas condições naturais”. Daí a valorização do concelho de S. Brás à volta da cortiça e a criação do projecto «Rota da Cortiça». “É um projecto turístico ambicioso, que está a ser dinamizado pela Associação Rota da Cortiça, no qual participam a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, a Delegação do Algarve e Baixo Alentejo da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, a Associação de Agricultores do Concelho de S. Brás, a Santa Casa da Misericórdia de S. Brás de Alportel – Museu do Trajo do Algarve, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, a Associação IN LOCO e a Região do Turismo do Algarve. O objectivo é promover o desenvolvimento turístico, económico e social dos territórios produtores e ou transformadores de cortiça”.

Desta forma, as pessoas vão poder ver a origem da cortiça - o montado de sobro - no interior da serra algarvia, e depois visitar as indústrias, para acompanhar, através de várias etapas, o seu percurso industrial “desde a cozedura até à transformação, passando pela produção da rolha de cortiça, um dos seus produtos. Poderão também conhecer um pouco da história desta cortiça, no pólo museológico que ficará sedeado no Museu do Trajo ”. Neste momento, a «Rota da Cortiça» aguarda apenas financiamento e aprovação por parte dos fundos comunitários ainda do III Quadro Comunitário de Apoio.


Por outro lado, explica o edil, “depois da ida à serra e do conhecimento da indústria, há também toda uma vertente turística e cultural, em torno desta Rota da Cortiça, que passa pela restauração, não só no centro urbano, mas também no interior, para que haja cada vez mais gente a saborear a nossa gastronomia serrana, um dos tesouros que temos para oferecer no concelho e a doçaria, que hoje vai sendo cada vez mais reconhecida, em certames que a levam à região e ao país. Esta vertente passará também pela visita a outros locais de interesse, como o futuro Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, em torno do ex-libris arqueológico do concelho”.


É pensando na história do concelho e no desenvolvimento do turismo que surge este projecto, e António Eusébio reforça a ideia de que “o turismo de um concelho do interior, como S. Brás de Alportel, tem que ser visto de forma diferente do turismo de sol e praia, sobretudo tem que ser visto de uma forma integrada, englobando várias áreas de oferta turística. Começando, desde logo, pela porta de entrada do turista, com qualidade ambiental e urbana: espaços verdes, zonas pedonais, zonas de estacionamento, sinalética organizada. E por este caminho temos seguido, com muito investimento nestas áreas.

Numa segunda fase, tivemos a preocupação em defender e valorizar o património: a “Calçadinha de S. Brás de Alportel”, antiga via que parece ter origem na época romana, assume-se como o elemento mais valioso e por isso é objecto de todo um projecto de valorização que culmina dentro de poucos meses com a abertura do novo Centro Explicativo. Mas também são alvo de valorização um conjunto de outros elementos do património, desde logo o Centro Histórico, que está ser requalificado, e alguns edifícios de maior interesse. E não nos ficámos pela vila, estamos a valorizar o património rural: as fontes, os poços, com projectos de valorização que requalificam os espaços públicos e ajudam a preservar a memória dos poetas do concelho. Ao mesmo tempo, criámos novos locais de interesse: Miradouros, em locais de vista privilegiada, geopontos, novos parques de merendas e percursos pedestres, que recuperam caminhos antigos e são uma excelente aposta num turismo diferente, assente sobre os valores da história e da natureza”.


Ao nível turístico destaque ainda para o Parque da Fonte Férrea, que foi reabilitada e que é um espaço de grandes potencialidades, à entrada da serra algarvia (a norte de São Brás de Alportel, junto à EN2, Estrada Património) e para os desportos de aventura, sendo o BTT uma aposta importante do município, que pretende acolher em breve um “Bike Park”, devido às condições privilegiadas do concelho para a prática deste desporto.


O presidente da Câmara acredita que só desta forma, “conjugando diversas áreas e promovendo diferentes potencialidades, será possível diferenciar o turismo no interior, fazer com que as pessoas se sintam bem em São Brás de Alportel e recomendem a região a mais visitantes”.

Ascensão do sector corticeiro e futuro


Analisando o sector corticeiro, que está em declínio, o presidente da Câmara sublinha que, para além da seca, dos fogos e da doença dos sobreiros, falta “alguma dinâmica económica, um problema mais vasto, que só pode ser entendido ao nível nacional. Uma das soluções, para revigorar este sector, poderá ser a criação do Pólo Tecnológico da Cortiça, um dos projectos estruturantes, apontado pelo município, aquando da revisão do Plano Regional do Território do Algarve (que está a decorrer), A dinamização das zonas industriais é outra das apostas e a inovação é também essencial, temos até um exemplo no concelho, que é a Pelcor, uma empresa que deu à cortiça um novo horizonte, comercializando produtos em “pele de cortiça”, tendo valorizado a matéria-prima. E é precisa também uma aposta na formação de novos trabalhadores, dando-lhes assim competência para trabalhar num sector que não está nos seus melhores dias”.


Um projecto novo que poderá trazer grandes investimentos para o concelho, mas que tem suscitado algumas dúvidas, por parte da população, e no sector corticeiro, é a implantação de uma unidade de digestão anaeróbia. António Eusébio desvaloriza a questão, afirmando que as dúvidas se devem certamente ao facto de se tratar de uma indústria na área da valorização de resíduos, temática que conduz facilmente a incorrectas interpretações.

Apesar de considerar pertinentes todas as questões que podem ser levantadas, António Eusébio mostra-se convicto que, “depois de esclarecidas as dúvidas, as pessoas compreenderão o que está a ser tratado”. O projecto em causa, de implantação de uma Unidade de Digestão Anaeróbia, fará a transformação de resíduos orgânicos, sobretudo verdes, em composto, com a produção de biogás, “em ambiente fechado (e por isso a designação anaeróbia), o que evita a libertação de odores para o exterior”. Uma outra vantagem que o nosso entrevistado sublinha é o investimento “de mais de três milhões de contos e a criação de mais emprego no concelho, para além da criação de infraestruturas, nos loteamentos industriais, que será mais um factor gerador de dinâmica empresarial”.


Sobre o projecto, a Câmara Municipal apenas se pronunciou sobre a localização e aguarda o evoluir do processo, mas António Eusébio garante que “se existissem algumas dúvidas de que a tecnologia aplicada pudesse criar algum tipo de perigo para o concelho ou para a população, eu era, o primeiro, como presidente de Câmara e munícipe, a não aceitar este investimento no concelho”.


Nos próximo três anos de mandato, António Eusébio pretende “criar novas infraestruturas desportivas, que não existem no concelho, sendo prioritária a construção das Piscinas municipais cobertas”. A Câmara Municipal está neste sentido a desenvolver todos os esforços para que esta obra, de grande valia para o desporto, a qualidade de vida e o desenvolvimento social do município possa ser uma realidade a curto prazo.


Ao nível de acessibilidades viárias, o futuro passa pelo “prolongamento da Circular Norte, para que se feche o anel circundante a S. Brás de Alportel”. Ao nível ambiental, destaque para “uma das maiores obras feitas em S. Brás nesta área e que está a ser concluída, que é a ligação das águas residuais ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, o que vai permitir desde já encerrar as Estações de Tratamento e eliminar a poluição nas Ribeiras do Alportel e dos Machados”.


Existem também inúmeros projectos ao nível da educação, como “o desenvolvimento de um centro de interpretação ambiental / quinta pedagógica, um centro explicativo da Serra do Caldeirão, a casa da juventude, o centro museológico do Alportel… Todos estes projectos, com obras já concluídas, ou em fase de conclusão, estão à espera de permissão legal para se proceder à contratação de mais pessoal, uma vez que a Lei do Orçamento do Estado para 2006, num dos seus artigos, vem proibir que as autarquias realizem neste ano mais despesa em pessoal do que no ano anterior”. Uma lei que ao que parece não atende à realidade dos municípios e que prejudicou São Brás de Alportel, um município, onde o valor da despesa com pessoal está muito aquém dos limites que são impostos pelo Estado, onde também não se coloca a questão do limite ao endividamento e onde novos serviços e espaços foram criados, para responder às necessidades de uma população em crescimento.

“Isto deve-se ao crescimento do concelho: se estivéssemos a perder população tínhamos menos necessidade de efectuar despesas com pessoal necessariamente. Mas como estamos em franco crescimento, temos inúmeros projectos, em fase de concretização e sem pessoas não podemos pôr os equipamentos em funcionamento”.

in: O Primeiro de Janeiro

21 comentários:

Anónimo disse...

"...e dá gosto viver aqui." - Como é que ele sabe? Experiência própria não há-de ser com certeza.

Anónimo disse...

À Gerência,

Hão-de explicar-me como é que um blog que está proibido, segundo vocês dizem, na CM consegue obter uma entrevista do Presidente da CM.......

Ele há coisas.......

Anónimo disse...

Sr. Anónimo

A resposta à sua questão é simples:
Uma coisa não tem haver com a outra!


O sbras.blog faz parte dos sites da Internet que estão bloqueados na Câmara Municipal, à semelhança dos sites pornográficos, quando se introduz a morada do nosso site nos computadores que tem acesso à net na Câmara Municipal obtêm-se resposta que não é possível aceder ao site.

Na Câmara Municipal só quem tem acesso ao nosso weblog é o Gabinete de Imprensa e a Informática.

Quanto à entrevista, é real, mas como é obvio não foi realizada pelo sbras.blog.

Esperamos que tenha ficado esclarecido!
Cumprimentos e
Visite-nos sempre!

a_gerencia

Anónimo disse...

Esta entrevista merece vários comentários.

O Turismo
O "turismo da cortiça" é uma miragem para enganar os basbaques. Só um tolo provinciano que nunca fez turismo na vida pode pensar nisto a sério.

De facto, a Serra não interessa a ninguém, excepto aos desgraçados que ainda lá vivem ou aos proprietários.
Ninguém quer ver montes agrestes e devastados pelo fogo, sem árvores, escaldantes no Verão e cheios de moscões, com aldeolas e tascas pelintras, entre a miséria e o mau-gosto pimba, com barrancos cheios de lixo e entulho de construção, charcas imundas, velhos sinistros e caçadores selvagens aos tiros a tudo quanto mexe.

O faduncho da "cultura" e "património" da Serra é só para consumo local, para o mercado político da nostalgia e da demagogia para com os velhos que valem votos.

A "Rota da Cortiça" não tem qualquer hipótese de competir com os "safaris", organizados para os ingleses que gostam de vir embebedar-se à Bósnia algarvia durante umas horas.

São Brás já teve (até há dez anos) óptimas condições para ser um centro de turismo residêncial, mas os labregos locais não descansaram enquanto não transformaram o barrocal do concelho num cancro de lixo e betão.

Anónimo disse...

É o "Chazito" do costume!
A conversa é sempre a mesma, fónixxx!
Este presidente gosta de se ouvir falar!

Sem Espinhas

Anónimo disse...

FELIZMENTE temos autarca, temos ideias e temos gestão, ao contrário da oposição quer do psd inerte , quer da CDU ecológica e contra todos os progressos só preocupada com as avezinhas e flores silvestres bom como do tal lince ibérico qu ainda nunca ninguém viu.

O importante são as pessoas e é para elas qu este presidente trabalha, bem haja tó paulo, vitor,judite e marlene

polónio

Anónimo disse...

FELIZMENTE temos autarca, temos ideias e temos gestão!

Acertaste 2 em 3 não está mal, temos autarca e temos ideias, muitas ideias! Gestão, isso é que está pior!

Em Janeiro 2006 as prioridades deste autarca eram:

o Terminal Rodoviário
a Zona Industrial
a renovação do mercado municipal
o Espaço para Feiras e Mercados
o Centro de Artes e Oficios
o Centro da Calçadinha
o novo Bairro Social na Chibeira
a reabilitação do centro Histórico
as Acessibilidades a edificios publicos
a reabilitação urbana
a nova sede para a Junta

Agora em janeiro de 2007 vem falar das grandes obras da Algar como se fossem suas:

o Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve
a Central de Valorização Orgânica
a Unidade de Compostagem de Verdes

E as prioridades passaram a ser:

as Piscinas Cobertas
o Pólo Tecnológico da Cortiça
o Bike Park

E continuam por pôr a funcionar outras tantas obras da "treta" como são:

o Parque da Fonte Férrea
a quinta pedagógica
o centro explicativo da Serra do Caldeirão
a casa da juventude
o centro museológico do Alportel

Sem Duvida nenhuma temos autarca cheio de ideias, um verdadeiro IDIOTA.

Bem hajam os que acreditam,
eu já não

-->judas<--

Anónimo disse...

Eu sei que custa ver (quando se é da oposição )uma terra que em 4 anos mudou completamente de rosto, que fervilha de inicitaivas culturais, quer de inicitiva camarária quer de outras instituições, que está permanentemente as ser noticia pelos melhores motivos, que se prepara para ser o Centro de Recuperação Física do Sul do País, é um referencia do desenvolvimento sustentado no algarve, a constrção civil não para estando em construção inúmeros loteamentos de grande qualidade, uma terra onde sabe bem viver, pena é que os "judas" e outros semelhantes apenas vejam o seu umbigo e estejam sempre de faca afiada, e desgostosos com o progresso e desenvolvimento que deveria ser o orgulho de quem aqui vive e se sente bem.
Polónio

Anónimo disse...

tens que deixar o alcool, plónio.
as noites estão a consumirte o cerebro.


Che

ps- não vale a pena ficares chateado, o ps ainda vai ter tachos pra os polónios todos ainda por mais uns anos.

Anónimo disse...

uma terra que em 4 anos mudou completamente de rosto, que fervilha de inicitaivas culturais, quer de inicitiva camarária quer de outras instituições...

Deixa-te lá de Dares Música ao Pessoal ó Polónio.
Que mania tem esta gente achar que a musica e o espetaculo é qualidade de vida!!!!

Onde estão as infrastruturas para um crescimento sustentavel, amigo polónio?
Sabia que nesses termos para uma população de 10000 habitantes é recomendado 5 (cinco) escolas pré escolar iguais às que temos?...

Sabia que para uma vila 10000 habitantes nos mesmos termos são necessários 4 Lares de 3.ª idade?... e nós não temos sequer 1 (um), pois o que temos é da Sta casa!!!!

pelos vistos há muita coisa quenão sabe!!!! Há muita coisa para além da musica e do espetaculo, caro amigo, mas você não está preocupado com isso!...

Certamentamente está na idade dos copos e da música!... Provavelmente é mais um desses jovem, solteiro e com uma visão particular da vida, cheia de iniciativas culturais e que nada tem haver com a realidade em que vive a população são-brasense!

Infelizmente são os polónios que por aí andam que dão as maiorias absolutas aos "artistas" que temos como autarcas! Em vez de crescimento sustentavel vão nos dando obras "avulso", bonitas e bem publicitadas mas que na realidade não tem qualquer utilidade!

Ainda terás muito para aprender polónio, e não sou eu que te vou ensinar, talvez a vida se encarregará disso, por isso desejo-te boa sorte!

-->judas<--

Háa outra coisa:
aqui o -->judas<-- é SOCIALISTA, e é como SOCIALISTA que me custa ver como o meu partido tão desconcertado nas suas acções desde que se viu eleito com maioria absoluta!... Os PUTOS autarcas agora já pensam que são gente e não tem que ouvir ninguém, acham que a Malta quer é música!... Tenha Juizo amigo!!!

Anónimo disse...

FALAR SEMPRE FOI MAIS FÁCIL QUE FAZER.
NÃO CUSTA NADA ARRANJAR UM MONTE DE PROJECTOS E ESPERAR QUE O TENTO OS LEVE A BOM TERMO. NEM QUE PARA ISSO SEJAM NECESSÀRIOS 20 OU 30 ANOS.

Anónimo disse...

À Gerência,

A forma como a entrevista é apresentada induz as pessoas em erro levando-nos a pensar que a entrevista foi concedida ao blog.
É da mais elementar ética e deontologia profissional citar a fonte de onde é transcrita ou adapatada a prosa que se escreve.
Ao contrário do que é norma neste blog desta feita tal não foi feito. Porque será?????


Ao Polónio,

A tua prosa está contaminada da substância que te deram na Presidência da Câmara e de que gostaste tanto (porque terá sido???? algum tachito???? algumas facilidades???és primo de algum deles????) que a adoptaste para teu pseudónimo. Só que te esqueceste da parte final......do 210..........

O Insistente

Anónimo disse...

Meus sres é uma vergonha no século em que estamos uma terra com10 mil habitantes não termos um unidade de serviço de urgência ou chamado sap, temos um presidente de câmara, temos um vereador onde a sua esposa é enfermeira e nada fazem para a segurar o serviço SAP, para quando eles lhe derem uma caganeira ter onde se deslocar, mas como o presidente da câmara tem dois ordenados nada o preocupa porque pode pagar a qualquer médico praticular ,agora aquelas pessoas de que só tem um ordenado e que tem que esticar para o mês ,mas se tiver que deslocar ao H.D.Faro ou ao SAP de Loulé tem que pagar do seu bolso ,podendo neste concelho de 10 mil habitantes termos um SAP neste centro de saúde que até a unidade de internamento vai acabar, mas com o ministro da saúde faz parte do partido do Sre Presidente da Câmara tá-se cagando para quem adoece por isso não faz nada.
Meus sres á uns anos quizeram mudar o nome de quem construí ou mandou construir o centro saúde, até a estatua que se encontra no interor queriam tirar, que naquela altura eram um hospital ,onde faziam operações, fizeram uma manisfestação para que isso não acontece-se ,eu não sou muito velho tenho 43 anos vividos em S.Brás e naquela altura foi uma guerra por causa disso e agora nem os socialistas,nem comunistas não fazem nada .


J.M

Anónimo disse...

Eu tenho vergonha de ser socialista, mas o que me deixa mais em vergonhado é no centro de saúde de S.Brás haver as mulheres ,homens do partido comunista e socialista muitas que se forem despedidas deste unidade saúde que as mande para Faro ou Loulé certamente o ordenado não vai dar e quem não aceitar vai para a rua com uma miséria indeminização e depois vem cá para fora dizer que foram roubados pelo gorverno ,cá fora quem lhes dá emprego o presidente da câmara ou divi um dos dois ordenados que tem com essas pessoas.

Sre presidente da câmara alevante o rabo da cadeira e olhe para o seu concelho de que nada tem feito para conservar aquilo que o pai e seus avós arranjaram para este concelho, onde chegou a dar emprego a milhares de pessoas e não era mau patrão,agora Tó Tó Paulo nem para varer as ruas presta .


J.M

Anónimo disse...

O
Guardião

Para Presidente da Câmara

O Sre presidente da Camara fez um boa palestra no dia 2 de Janeiro 2007 apresenta-se motivado de priocupado não para quê, temos um parque escolar isso é verdade .
Fala no turismo e a capital histórica da cortiça dizendo que o sector é o 2º maior empregador não à duvidas porque não há mais nada.,quanto há Serra do Caldeirão Sre Presidente da Câmara tenha vergonha na cara porque é tudo sobreiros queimados na maioria, com a serra que temos divia de autorizar deitar abaixo os sobreiros queimados e plantar novos como em alguns sítios ,ninguém ainda vio certamente o concelho de S.Brás ser valorizado ,o sre não deve andar só a volta da cortiça nem das construções Sre presidente , S.Brás hoje e sempre vai ser um dormitório de Faro, Loulé ,etc ,etc.
Sre presidente o sre na sua palestra só fala cortiça ,calçadinha, doçarias então quere doçar a boca dos Sambrasenses com doçarias não é verdade sre presidente O sre gosta muito dos miraduros certamente é para onde vai midetar .
Não à duvida que o parque da Fonte Férrea é uma boa obra agora o miraduro que mandou construir na Menta onde levaram mais de 3 meses a construir se calhar o Sérgio R deu-lhe uma boa gorgeta visto que ele é que fez os miraduros todos.
Sre Presidente da Câmara o Sre quere ou faz as população de S.Brás palhaços , há uns anos o Sre e mais uns quantos organizaram uma manisfestação em S.Brás porque não queriam que o aterro sanitário fosse na serra de S.Brás mas no entanto muitas das pessoas de S.Brás foram trabalhar para esse aterro,e os camiões do lixo passam por aqui por S.Brás e para calar um pouca a boca à população a Algar pagou um troça da variante isto está certo não está Sre Presidente da Câmara e agora o Sre quere implantar uma unidade de digestão anaeróbia, afinal havia outra cara claro porque o sre presidente tem duas caras.
E quanto ao resto da variante presidente acabou-se o dinheiro ou comprou mais algum carro para o sre andar.Sre presidente da Câmara Municipal de S.Brás de Alportel a (palestra) que o Sre fez no dia 2 de Janeiro foi só merda.
O Ser não deu uma palavra sobre o fecho do SAP no Centro de Saude isso não priocupa pois não , sre presidente, sobe organizar uma manisfestação por causa do aterro sanitário e agora não sabe organizar uma manifestação contra o fecho do SAP do Centro Saude não enteressa foi o ministro do seu partido que deu essa ordem.

Anónimo disse...

À Gerência,

Vejo que já corrigiram a vossa falha e que já colocaram ( no fim!!!!!) a fonte de onde extraíram e adaptaram!!!! a vossa notícia.....

e por favor não ponham....." o edil fala-nos do nosso concelho....."

não vos fala, falou ao "Primeiro de Janeiro"....

Não basta ser sério......

O Independente

Anónimo disse...

esse menino ricaço que manda na CMSBA é mais um lambe botas do governo.

pau mandado sem dignidade e sem entidade própria. Até mete nojo.

Pirica

Anónimo disse...

Ele deve ser tão socialista como a minha tia......

mas foi por onde ele viu que podia "furar"........

Anónimo disse...

Pirica ao Poder!!!!

Anónimo disse...

ainda este banana anda aqui

Anónimo disse...

e vou andar enquanto houver DEMOCRACIA, mal educado!!!!!

Deram-te a Democracia de bandeja, não tveste de lutar por ela, vê-se logo.......