30 janeiro 2007

Na Rota da Cortiça

Hoje,30 de Janeiro, São Brás de Alportel acolhe a Visita de Trabalho ao sector da produção e transformação da cortiça, do Grupo de Trabalho "Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça", pertencente à Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas da Assembleia da República.

A visita ao município está integrada numa visita de trabalho do grupo parlamentar, que decorre desde o dia 28 até hoje, com um programa vasto, que aborda diversos assuntos, e onde participa um conjunto diversificado de organismos, ligados ao sector.

A visita à Serra Algarvia, de onde é extraída uma das melhores cortiças do mundo, constitui um dos pontos altos do programa, com paragens no Barranco do Velho e em S. Brás de Alportel.

O primeiro encontro terá lugar às 15 horas, no Barranco do Velho, onde o grupo de trabalho, intitulado «Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça», reúne-se com a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e a associação de defesa do património cultural e ambiental Almargem.

Às 16h30, o grupo liderado pelo deputado socialista Jorge Almeida ruma a São Brás de Alportel, para visitar uma unidade fabril de transformação de cortiça, seguindo-se, uma hora depois, uma reunião com o executivo municipal e com a Associação dos Industriais e Exportadores da Cortiça (AIEC).

Com esta visita de trabalho, pretende o grupo parlamentar (criado recentemente, sob a coordenação do deputado Jorge Almeida), promover um debate amplo e diversificado sobre o montado de sobro e a fileira da cortiça, nas suas múltiplas valências: investigação, produção, transformação, comercialização, conservação da natureza e desenvolvimento rural.

A comitiva inclui, além de Jorge Almeida, os socialistas Costa Amorim e Ventura Leite, os sociais-democratas José Raul dos Santos e Luis Carloto Marques, o comunista José Soeiro e o deputado do CDS-PP Abel Baptista.

Sem comentários: