01 fevereiro 2007

Onda de Assaltos violentos

Grupo de romenos assaltava moradias de estrangeiros foi detido


Cinco homens de nacionalidade romena, com idades compreendidas entre 20 e 31 anos, foram detidos pela GNR de Faro num restaurante localizado na zona da Bordeira, neste concelho, por suspeita de autoria de um total de onze assaltos violentos em várias zonas do Algarve, praticados entre Maio de 2006 e a passada segunda-feira. À hora do fecho desta edição, estavam ainda a ser ouvidos no Tribunal Judicial de Faro.

As vítimas, com mais de 50 anos, são casais ingleses e holandeses já aposentados e residentes em vivendas situadas em zonas isoladas no interior dos concelhos de Faro, Olhão, Loulé e S. Brás de Alportel.

Naquela operação, a cargo de cerca de uma dezena de elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Faro da GNR, foram apreendidos na posse dos suspeitos, bem como numa moradia e na viatura por eles utilizadas, em Estói, telemóveis, cartões multibanco, computadores portáteis, relógios e fios em ouro, câmaras de filmar e máquinas fotográficas, além de dinheiro.

"Bastante frieza e muito calculismo para não deixarem vestígios" é como o chefe da Secção de Investigação Criminal da GNR de Faro, major João Antunes, define a actuação do gang romeno, que estava a ser investigado desde Setembro. Nos assaltos, efectuados normalmente à noite, os indivíduos seleccionavam "minuciosamente os locais e as pessoas", de modo a que estas não tivessem capacidade de resposta à violência exercida. Usavam gorros para tapar o rosto e recorriam a armas brancas (facas e tesouras) para exercerem violência física e psicológica sobre as vítimas. "A uma delas foi mesmo feito um corte num dos dedos de uma mão e muitas permaneceram horas amarradas no interior das suas moradias", referiram as autoridades. Eram alvo, nomeadamente, de espancamento, sequestro e amarração para cederem os códigos dos cartões. Depois de consumados os assaltos, os residentes acabavam por ser deixados no interior das suas casas, manietados com cordas ou fios, de forma a retardar o alerta às autoridades. E o bando ausentava-se do Algarve para parte incerta.

Ontem, os cinco suspeitos foram surpreendidos pela GNR quando se encontravam num restaurante junto à estrada na zona da Bordeira, perto de Faro.



Sem comentários: