02 fevereiro 2007

Sector da cortiça visitado em S. Brás

Grupo de trabalho promove debate sobre vector estratégico da região

O município de São Brás de Alportel recebeu, no passado dia 30 de Janeiro, uma Visita ao sector da produção e transformação da cortiça, do Grupo de Trabalho "Defender o Montado, Valorizar a Fileira da Cortiça", da Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas da Assembleia da República.

A visita decorreu de 28 a 30 de Janeiro, visando promover um debate amplo e diversificado sobre o montado de sobro e a fileira da cortiça, nas suas múltiplas valências: investigação, produção, transformação, comercialização, conservação da natureza e desenvolvimento rural.

O presidente da Câmara Municipal, António Eusébio, afirmou, na ocasião, a "grande importância do sector corticeiro, não apenas para o concelho, mas para a região e para o país", louvando a iniciativa do Grupo de Trabalho. Recorde-se que o sector corticeiro é um dos vectores principais do desenvolvimento económico do município.

Para Miguel Ginestal, presidente da Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, o facto de a cortiça representar "730.000 hectares, 3% do PIB e 8.000 milhões de euros de exportações", sendo Portugal "líder mundial”, é razão suficiente para unir esforços, em torno da "valorização deste sector estratégico para o país".

Agora o Grupo Parlamentar partirá para um trabalho legislativo. O Grupo pretende ainda organizar um grande evento internacional dedicado à cortiça, e aproveitar a presidência Portuguesa da União Europeia, no segundo semestre do ano, para valorizar o sector, sobretudo no que respeita à área da investigação.

Sem comentários: