16 outubro 2007

Plano Nacional de Enriquecimento Curricular

Actividades extra-curriculares
nas Escolas do Ensino Básico

Para o desenvolvimento do programa de enriquecimento curricular durante o novo ano lectivo 2007/2008, a autarquia de São Brás de Alportel preparou um programa diversificado de actividades extra-curriculares para os cerca de 600 alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

Com estas actividades pretende-se proporcionar aos jovens são-brasenses um ensino de qualidade, criar novas oportunidades de aprendizagem e enriquecer os seus percursos escolares, indo para além das disciplinas curriculares.

Ensino de inglês, música, educação física e desportiva e ainda diversas áreas de expressão artística são as várias actividades oferecidas depois das aulas, num horário que se estende diariamente até às 17:30 horas.

Para isso a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo de cooperação com o Agrupamento Vertical de Escolas de São Brás de Alportel da Direcção Regional de Educação, de modo a implementar no concelho o programa de enriquecimento curricular do 1º ciclo do ensino básico, programa criado por despacho do Ministério da Educação, o qual regulamenta o acesso ao apoio financeiro, concedido pelo Estado para a promoção das actividades.

Esta componente educativa é de frequência gratuita e pretende adequar o horário dos alunos às necessidades das famílias, bem como explorar a criatividade dos jovens, a sua sensibilidade para as artes e ajudar a criar hábitos de vida mais saudáveis aliados à prática de desporto.

Para a concretização do projecto, a autarquia contratou um conjunto de 13 professores, nas áreas de inglês, expressões artísticas e educação física. Cabe agora à autarquia disponibilizar as salas de aula necessárias, criar condições para a promoção e realização das actividades e assegurar o transporte dos alunos, em caso de necessidade.

Por seu turno, o Agrupamento Vertical de Escolas do concelho responsabiliza-se pela vigilância dos alunos entre as 15:00 e as 15:30 horas, e das 17:00 até às 17:30 horas, bem como por afixar informação sobre o programa nos locais apropriados e contactar com os encarregados de educação.

Sem comentários: