24 outubro 2007

Semana da Floresta do Algarve


A Semana da Floresta do Algarve, uma iniciativa dinamizada pelos parceiros algarvios do projecto europeu Incendi OCR, com a coordenação da AMAL, vai prolongar-se até sexta-feira, dia 26 de Outubro.

No seminário, que teve lugar terça-feira, no Hotel EVA, em Faro, o presidente da Câmara de São Brás de Alportel António Eusébio apresentou o Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios.


Este plano irá permitir a actualização do existente «Plano de Prevenção Contra Incêndios Florestais», nomeadamente reformular aspectos logísticos e operacionais, assim como implementar infra-estruturas no terreno essenciais ao combate.

O Plano de Defesa da Floresta contra Incêndios de São Brás de Alportel, acção desenvolvida no âmbito do projecto comunitário, serve de base à temática da Semana da Floresta, dedicada aos Planos Locais, um dos eixos principais, em matéria de trabalho na área das florestas e base para uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

O projecto Incendi OCR envolve cinco países – Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia – sendo o Algarve a região do país que o integra.

Insere-se no quadro do programa INTERREG IIIC, e foi seleccionado em Junho de 2005.

A Semana da Floresta visita os municípios envolvidos no projecto, dedicando as diversas actividades às acções que integram o projecto Incendi.

A segunda-feira, com a abertura dos trabalhos a ser presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Pescas Rui Nobre Gonçalves, foi dedicada à cartografia, seguindo-se , ontem e hoje, os Planos Locais.

Hoje e amanhã, a temática a abordar é a restauração das áreas ardidas. Nos dias 25 e 26, as questões a ser abordadas são as relacionadas com os aceiros e, também, no dia 26, ainda há tempo para falar dos Centros Operacionais.


In: Barlavento

Sem comentários: