10 outubro 2007

'Rota da Precariedade' em Faro

O Sindicato dos Enfermeiros receia os despedimentos de cerca de 60 profissionais de saúde no Algarve. Até ao momento 14 já sairam.

Desde o dia 1 de Outubro e até ao próximo dia 18, que percorre por todo o país a ‘Rota da Precariedade’, uma acção de sensibilização do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) que visa alertar os utentes da falta de condições laborais dos profissionais de saúde. Hoje à tarde (10 de Outubro), a cidade-alvo foi Faro.

“Fazemos reuniões com os enfermeiros para debater as suas situações, conferências de imprensa e distribuímos panfletos junto da população para os alertar de uma situação que também os afecta”, confessa Nuno Manjua, do SEP.

Segundo o SEP, o Decreto de Lei de 31 de Julho leva a que não seja possível contratar e renovar os contratos de trabalho de médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos, algo que cria rupturas no que diz respeito aos recursos humanos, visto que “o sistema de saúde já vinha a padecer de uma enorme falta de pessoal”.

“Nos meses de Outubro e Novembro entre a ARS e o IDT (Instituto da Droga e Toxicodependência) vão ser despedidos 58 enfermeiros”, afirma Manjua, ressalvando que já foram despedidos 14.

Unidade Móvel de S. Brás em risco

Nuno Manjua realça ainda os problemas que afectam os serviços de saúde na região Algarvia: “Os despedimentos estão a pôr em causa o funcionamento dos 16 centros de saúde no Algarve tendo já fechado uma extensão em Monchique, existem unidades móveis que estão em risco em São Brás de Alportel e há ruptura de enfermeiros nas unidades de saúde familiar e cuidados continuados em Loulé”.

A ARS Algarve ainda admitiu ao SEP estar disponível para manter os profissionais de saúde onde houvesse ruptura, no entanto, e mediante a apresentação de listas pelo sindicato e pelos enfermeiros chefe, nem todos foram mantidos.

“Há um concurso para a admissão de pessoal para os que foram despedidos poderem ingressar e a ARS diz que até dia 19 de Outubro está tudo regularizado, mas não acreditamos que essa data seja real”, ressalva Nuno Manjua, admitindo que o IDT ainda nem sequer lançou o concurso.

Tiago Griff, in Observatório do Algarve

1 comentário:

Anónimo disse...

calma pessoal ! o ciclo eleitoral está a começar vai haver job para todos os boys !
E TU JÀ TENS CARTÂO inscreve te,vão ser 100 cães a um osso
REBOLA