07 março 2006

Freguesia (extinção em banho-maria)


Divisão em vez de extinção

O projecto que prevê a extinção de algumas juntas de freguesia, entre elas a de São Brás de Alportel, parece estar em banho-maria. Mesmo assim o presidente da autarquia quer avançar com a divisão e criar mais uma junta no concelho.

António Eusébio, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, mostrou-se satisfeito com o que parece ser um recuo por parte do Governo no projecto de extinção de juntas de freguesia.

Afirmou que “mais uma vez sei do que se passa pela comunicação social, a mim nada me foi dito oficialmente”, mas parece-lhe positiva a atitude.

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, defendeu este fim-de-semana que «é preciso trabalhar em rede para alargar competências das freguesias» e garantiu que o Governo não tem o objectivo de extingui-las, noticiou a Agência Lusa.

Mesmo assim, António Eusébio mantém a intenção de dividir o concelho em duas juntas de freguesia ao invés de extinguir a que já existe. O presidente da autarquia garante que o município sai beneficiado desta divisão, uma vez que, “somos dos concelhos mais prejudicados a nível financeiro, criando mais uma junta, as finanças locais seriam beneficiadas”, explica.

O objectivo do município de São Brás de Alportel é dividir a junta já existente entre a Serra e o Barrocal. A primeira ficaria com cerca de dois mil eleitores e a segunda ascenderia os sete mil. Números que, segundo António Eusébio, justificam a medida e trariam grandes vantagens para o concelho.

Uma divisão que a autarquia pretende levar em frente e que surge da eventual extinção sugerida pelo Governo que parece ter agora recuado no projecto.

in: Observatório do Algarve

Sem comentários: