17 março 2006

Demolição por lapso engole memórias de uma família

por: JN -Virgilio Rodrigues e Marisa Rodrigues

Mãe e filho estão em estado de choque. O armazém que tinham arrendado, há vários anos, em São Brás de Alportel, foi demolido aparentemente por engano. A ordem para deitar abaixo o imóvel foi dada pela autarquia com autorização do proprietário. Só que ninguém se lembrou que o espaço estava arrendado a terceiros. Todo o recheio do armazém ficou debaixo dos escombros.

"Perdemos mobílias antigas, roupas e muitas recordações de família, como as cartas que o meu marido, falecido há 20 anos, escreveu quando estava na guerra do Ultramar", contou, emocionada, Lídia Machado, arrendatária do imóvel e de duas lojas de pronto-a-vestir.

Na quarta-feira da semana passada, o filho, Pedro Machado, deslocou-se ao armazém para ir buscar roupa e deparou-se com o insólito. Uma parede e parte do telhado já tinham sido destruídas. "Pedi que parassem as máquinas e expliquei que tinha coisas lá dentro. Não me deram ouvidos, alegando haver ordens expressas da câmara para demolir tudo", acusa. E garante ainda ter sido "impedido de apresentar queixa no posto da GNR". "Disseram-me para contactar a câmara, que é uma entidade que não comete ilegalidades", conta.

Fonte da guarda nega as acusações. "Os queixosos não tinham recibos do arrendamento, nem sabiam contra quem queriam apresentar queixa, por isso, foram aconselhados a voltar mais tarde, o que não fizeram", diz.

Os arrendatários decidiram, então, contratar uma advogada que apresentou queixa no Ministério Público contra a autarquia, a construtora e a GNR. Como a demolição foi rápida (cerca de duas horas) apenas conseguiram embargar os trabalhos de remoção dos destroços.

A ideia da demolição surgiu durante as obras de reabilitação da estrada Nacional 2. "O empreiteiro alertou-nos para o risco de derrocada do edifício, bastante degradado," explica o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, António Eusébio. Para acelerar o processo, a autarquia solicitou, por fax, autorização à proprietária para proceder à demolição. A reposta foi favorável e foi dada ordem ao empreiteiro para deitar abaixo. "Nunca fomos alertados para a existência de um armazém nem de um arrendamento a terceiros", refere o edil.

Versão diferente tem Pedro Machado. Garante que o imóvel tinha duas parcelas e que o armazém funcionava numa delas. "A senhoria diz que apenas deu autorização para demolir a ruína (uma das parcelas) e não o armazém contíguo", justifica. No entanto, de acordo com a autarquia, todo o imóvel está registado como uma só parcela.

Mãe e filho não se conformam. "Foi possível recuperar algum mobiliário e roupas, mas quase tudo foi destruído", diz Pedro Machado, que refere o desaparecimento de um cofre. "Estava dentro do armazém e guardava vários objectos em ouro, herança de família", acusa. O JN tentou, sem sucesso, contactar a empresa que procedeu à demolição.


40 comentários:

Anónimo disse...

Mas que novela!...

Obras feitas em cima do joelho, proporcionado pela maioria absoluta.
Não se tem que justificar a ninguém, faz ai, depois logo se vê, dá nisto!

O pior é que as tantas quem vai pagar é a autarquia (nós) porque quando isto ficar resolvido nos tribunais, já eusébio estará a gozar a reforma paga pelo estado... é o pais que temos!!!

Afinal onde está o cofre?...

Anónimo disse...

...o blog devia ter acesso ao fax da senhoria em que autoriza a câmara a proceder à demolição... segundo ouvi é digno de reprodução... e reflete bem a "novela" que isto é!

Pedro, manda isso ao blog!!!!
Vamos rir mais um pouco.

Anónimo disse...

Isto não deve dar vontade nenhuma de rir, é assunto para chorar!

Ficar sem casa e sem herença de familia por causa da incompetencia da camara não tem graça mesmo nenhuma.

Há que expor este tipo de incompetencias.E não me parece que os jornais locais o possam fazer devido à vassalagem que são obrigadas a prestar a camara devido aos subsidios que recebem.

parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Isto devia proporcionar uma revolução.. Contra a ditadura e os servos.

Anónimo disse...

Tenho um pedido a fazer! Sr que deita as casas dos outros a baixo, por favor deite a minha.. Viva o Euromilhões..

Anónimo disse...

vergonhosa a acçao da camara
embaraçosas as declarações do presidente
cambada de imconpetentes(neste caso)
ainda por cima parece que andam a gozar com as pessoas.

é pena que as muitas pequenas situações como esta, provocadas pela arrogancia deste tipo de autarca, muitas vezes mal acessorados, não sejam expostas em praça publica.

se os jornais locais dessem a conhecer metade da merda que esta gente faz em vez de andarem na vassalage, não estavamos a assistir a noticias como esta.

é necessario expor esta gentalha que anda a reboque da imagem de um presidente que tem cara linda e usa os projectos do seu antecesor e as associações para mostrar tabalho.

Tribunal com eles.

Anónimo disse...

Sem falar da GNR de s.bras... que podia tornar-se util de vez em quando.

Anónimo disse...

E O COFRE???? ONDE É QUE ANDA???

Anónimo disse...

Meus Amigos,

Mais grave que o "Armazem" abaixo é o facto da falta de visão em afunilar a NACIONAL 2 à saída para Lisboa.
Gostava de saber, caso um carro avarie em plena via, quem o empurra para cima do passeio para deixar passar uma Ambulância em marcha urgente?!?
Para que raio um passeio tão grande dos dois lados? Para passar um Comboio Urbano?!?
A regra das cadeiras de rodas contempla 1,60m de cada lado e não 2,50m!!!

Anónimo disse...

POR FAVOR NADA DE OFENSAS PESSOAIS AOS AUTARCAS.

PODEM DIZER QUE NÃO PRESTAM MAS NÃO LHES OFENDAM GRATUITAMENTE.

SEJAM EDUCADOS... POR FAVOR

SENÂO SOMOS OBRIGADOS A REMOVER OS COMENTÁRIOS.

OBRIGADO.

ass: a gerencia

Anónimo disse...

Ainda bem que se consegue ver que por detrás do marketing que este executivo camarário tem desenvolvido nestes ultimos 4 anos e meio, existe muito podre...
Não chega o bom trabalho de produção de texto e imagem da Vereadora/Chefe do gabinete de Imprensa "Marlene Guerreiro", da carinha laroca e simpatia por vezes forçada do Presidente "Tó Paulo" e das jogadas de bastidores do vereador "-----------" para que se possa dizer que são os melhores...
Eu sugiro que se abra um fórum de debate sobre a actual câmara e Junta para que se possa pôr a nú muito do que se passa na nossa terra.

Anónimo disse...

Esté-se mesmo a ver que a senhora tinha um cofre com ouro numa arrecadação velha. Não façam da gente parvos. Já agora pagavam a renda das ruínas ou queriam choruda indemnização para as largar.
Por documentos desta valia numa arrecadção velha é menosprezar a memória desses familaires.

Anónimo disse...

Cara gerência:
Aceito que não aceite ofensas aos autarcas... agora apagar um coment e voltar a coloca-lo só porque chamei ao Sr. Vereador aquilo que os amigos lhe chamam???
Fiquem sabendo que já lhe chamavam "Piriquito" antes dele ser vereador... agora se só porque ele é um dos donos de S. Brás, não se pode chamar aquilo pelo que toda a vida foi conhecido...
Espero que aceite a minha opinião e não a apague.
Obrigado

Anónimo disse...

DESCONHECIAMOS ESSE FACTO
CONFIRMAMOS QUE ASSIM ERA
SENDO QUE NA ALTURA NÃO O TOMAVA COMO OFENSA.
CONSIDERANDO-O COMO UM TERMO AMISTOSO
VAMOS ACEITAR A SUA OPINIÃO

ass: A GERENCIA

Anónimo disse...

Onde estão os defensores do tacho?
isto mais parece um blog do contra!
atão ninguém defende os homens?

Não foi esta a terra onde eusébio ganhou com 80% votos!?

Anónimo disse...

O António ganhou..... mas o culpado não é ele pois, a incompetência de quem trabalha na rua......... não é a de quem está sentado na cadeira!!!!

Anónimo disse...

O António ganhou..... mas o culpado não é ele pois, a incompetência de quem trabalha na rua......... não é a de quem está sentado na cadeira!!!!

Anónimo disse...

COMUNICAÇÃO SOCIAL LOCAL, PRESTAR VASSALAGEM??? K JEITOS, É MENTIRA... BASTA ABRIRMOS OS JORNAIS P VER QUE ISTO P AQUI É TD UM "MAR DE ROSAS"... NEM HÁ NADA A CRITICAR OU SUGERIR, TÁ TD BEM...(ih,ih,ih)

QUANTO A XTA SITUAÇÃO, É DEPLORÁVEL, CHEGA MESMA A DAR PENA... SEM MAIS COMENTÁRIOS!

RELATIVAMENTE ÀS OBRAS DA ANTIGA EN2, É UMA VERGONHA, NÃO SE ESTÁ A PENSAR NO FUTURO E TEMOS DUVIDAS QUE SE ESTEJA A CUMPRIR O PROJECTO (SE É K EXISTE?). A ENTRADA (P QUEM VEM DO LARGO) É UM FUNIL!

ABRAÇO -- UM SÃOBRASENSE ATENTO!

Anónimo disse...

Então Pedro estavas de férias no Iraque?!

Anónimo disse...

O prédio ao pé do pavilhão é que devia ser demolido mas pelos vistos algo se passa aqui...

Anónimo disse...

Estamos cada vez pior com isto!
Esperamos um desenvolvimento rápido e força Pedro estamos contigo!
Aconselha-se a rápida resolução do problema por parte da CMSBA, tenham em conta um armazém novo, pagar os danos materiais e uma indeminização boa, embora deva ser sempre simbolica por não pagar o devido valor sentimental.
(Sempre dá para o nosso amigo Pedro afogar as mágoas c os amigos...Hehehe) right Pedro?!...
Quanto aos nossos Xeriff´s, resta uma solução, têem de entrar na linha de alguma maneira, espera-se k seja desta! Fica a cargo do MP!

ass: Os Justiceiros de Faroeste City
(SBA)
(Cantarei até k a voz me doa)

Anónimo disse...

Santa Terrinha, nem parece que vivemos no sec. XXI, parece que o 25 de Abril não serviu para nada e estes Ditadores continuam a passar por cima de tudo e todos.
Pedro temos que encarar mais este episódio como um passo para uma nova revolução contra estes bananas... É este o caminho!


O País dos Pequeninos está contigo!!!

Anónimo disse...

Era bom que o sr.Pedro explicasse porque quando foi apresentar queixa na GNR e lhe foi exigido o recibo ou contrato de arrendanmento nunac mais lá apareceu e agora diz que não foi aceite a queixa?
Sejam amis hoemns e menos crianças !...

Anónimo disse...

... e para apresentar queixa temos que levar os documentos todos para fazer prova do crime cometido?! Já não basta ser agredido ou assaltado, tem que se levar o BI do agressor ou a arma do assalto?!...

Então para que serve o tribunal?...

agora é na GNR que se julga as pessoas? às vezes parece que sim, pelo menos aqui em sbras!!!!

queixa é queixa! depois logo se apura a verdade! se não houver razão, arquiva-se!

Não é assim a GNR (especialmente o sargento) não pode fazer de juiz! não pode mesmo! tem que receber a queixa e proceder em conformidade! depois logo se via!

Agora ele é que sabe se deve ou não ser feita queixa! Isso é que era bom!

Tenha Juizo, e pense como um homem!

Não vá amanhã acontecer a si, necessitar da GNR e em vez de ajuda obter um raspanete porque não são horas de apresentar a queixa ou porque não sabe de memória a matricula do seu carro novo que foi roubado!!

Defender o indefensável, não!

Anónimo disse...

Os justiceiros do Far-West antigamente estavam na Russia e agora estão nos Estados Unidos? Parvos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A não perder na proxima segunda, o programa da Fatima Lopes 10h na sic. Com o Pedro em directo e a mãe.

Anónimo disse...

Não se entende porque será que tanta gente está chateada com a fotomontagem?!

Sendo o presidente uma figura pública, está sujeito a este tipo de brincadeiras!

Brincadeira, sim! pois até agora ainda não consegui achar nenhuma ofensa à pessoa de antónio eusébio, pelo menos por parte dos responsáveis pelo blog! antes pelo contrário teem demonstrado alguma moral, não permitindo ofensas "gratuitas" aos autarcas do concelho!

O que será que procuram defender/esconder os srs. que vem a este blog ofender os opositores de eusébio, na tentativa de descobrirem quem são os responsáveis pela edição desta pagina?!

E se for o sr.XXXXXX?! como vão cala-lo? chamando a Judiciária como bradou um distinto vereador nos corredores da câmara para quem quiz ouvir?

Ora, essa era uma boa maneira de eliminar a oposição, isso se a judiciária estivesse interessada em participar nesse tipo de peixarada! O que não cabe na cabeça de ninguém!

Não estou aqui para defender ninguém, mas até agora o que tenho visto aqui publicado são na sua maioria artigos e comunicados que sairam na imprensa regional e muitos deles escritos pela Marlene do Gabinete de Imprensa da Câmara.

Tirando o facto de este blog não prestar vassalagem à autarquia não tem mais nada de diferente de muitos outros pasquins, que noticiam apenas o que lhes interessa!

O que o torna no minimo interessante!
pelo menos o numero de visitantes assim o demonstra! Estamos todos a espera de ver o que vem a seguir!

Já fazia falta no concelho, algo que agitasse a politica! Parece-me o o blog (em especial a fotomontagem) veio trazer isso!

Parabéns ao(s) autor(es)!

ps- descobri a existencia deste blog ouvindo uma conversa nos corredores da câmara. irónico, não é!

Anónimo disse...

Entao porque e que os Srs que nem sequer os tomates lhes nasceram em S. Bras eliminam certos comentarios? Tadinhos....

Anónimo disse...

CARO ANÓNIMO (AVÓZINHO DA MALTA?):

VOLTAMOS A INFORMAR

TODOS OS COMENTÁRIOS QUE
EVIDENCIEM OFENSAS PESSOAIS
A AUTARCAS DO CONCELHO
SERÃO ELIMINADOS.

(TENHAM OS AUTARCAS ELEITOS
NASCIDO OU NÃO NO CONCELHO,
SEJAM ELES DO PS OU DA OPOSIÇÃO)

ESPERO QUE DE UMA VEZ POR TODAS
O SR. TENHA FICADO ESCLARECIDO!

É OBVIO QUE O SR. AQUI VEM PARA OFENDER DETERMINADAS PESSOAS, POR ISSO RECOMENDAMOS-LHE O SEGUINTE:

1. GANHE A CORAGEM QUE TANTO APREGOA E EXPRESSE A SUA FALTA DE EDUCAÇÃO DIRECTAMENTE COM AS PESSOAS QUE TEM EM MENTE, EM VEZ DE UTILIZAR O ANONIMATO DE TANTO NOJO LHE DÁ PARA OFENDER OS OUTROS.

2. SE NÃO GOSTA DO QUE AQUI LÊ OU VÊ, FAÇA-NOS A TODOS UM FAVOR, NÃO VOLTE CÁ E NÃO DIGA A NINGUÉM QUE ESTE BLOG EXISTE.

AINDA, INFORMAMOS O SR. QUE TODOS OS TOMATES QUE CONSTITUEM A GERENCIA DESTE BLOG NASCERAM EM FARO (TAL E QUAL A MAIORIA DOS SÃOBRASENSES) E CONTINUAM A CRESCER NESTA TERRA ENTRE A SERRA E O MAR ANINHADA!
SE TIVER DUVIDAS... VAI CONTINUAR A TER.

PARA TERMINAR:
HO HOMEM, ENVELHEÇA E DESAPAREÇA!!!!!
NÃO QUEREMOS XENOFILIA NA NOSSA TERRA!

ass: a gerencia

Anónimo disse...

Nao parvalhao! O teu avozinho estava era a querer dizer que tu e os teus capangas nao teem tomates para aparecer. Este blog é mesmo bom pra malta se divertir. Agora vou dizer a toda a gente para o visitar. Vamos avacalhar, isto é, dar-lhe a importancia que na verdade ele tem. Não vale ofender politicos, isso não. Bora malta!

Anónimo disse...

deixem o avó da mão!!!
tá chateado porque aparece as pernas duma gaja em vez das dele!
não veem que ele é que habitualmente dança em cima da mesa!

Anónimo disse...

ó projecto a badalhoco,
isso é ciumes???
manda 1 foto
de certeza os putos
encabeçam isso!

a ideia não te serve.
foste fodido!
custou te a engolir,não foi!
e doeu, não doeu!
pois, eu gostei tanto!
gosto tanto!
ver-te assim!
a pensares em mim!
eu também penso em ti!
quando quiseres mais
sabes onde me encontrar!

Anónimo disse...

o avô recebe umas coroas extra pensão pagos pela camara para ler o blog!
fónix!!!não escrevam mais nada, agora eles tem camaras de vigilância!

Anónimo disse...

PANELEIROS DE MERDA!!!!
ATÃO NINGUÉM TEM O NUMERO DA GAJA!!!!
FODA-SE!

Anónimo disse...

...da gaja não tenho, mas se queres tenho o do avó! de costa é tudo igual!

Anónimo disse...

foi de bom grado k se leu o comentário do Docontra, tá de parabéns, assim como o ADM do blog sempre a dar em cima do pessoal k meréce, só temos agora um pequeno senão, e aqui vai um esclarecimento para um mais leigo...

Para a anormalidade k fez o comentário estúpido, pq pensa k só ele sabe de histórias e já ouviu tudo e k os outros são todos parvos e etc, etc...

Anonymous said...

Os justiceiros do Far-West antigamente estavam na Russia e agora estão nos Estados Unidos? Parvos

12:29 PM

... sim este comentário, pra si recomendo-lhe k não volte a substimar principalmente quem não conhece, e se não tem conhecimento de como nasceu o nome (Faroeste)e não Far west, o melhor é largar já o teclado e voltar pra debaixo do calhau de onde saíu.
Para a próxima leia com atenção, e tente perceber. Se não chega lá, é melhor não comentar pra não se meter em buracos como agora! Parvo!

ass: Os Justiceiros de Faroeste City

Anónimo disse...

Este blog esta com um nivel do caralho para convencer os sambrasenses. Enfim, tambem por quem foi criado nao se poderia esperar mais. A malta quer e gajas porra. Ai o caralho!

Anónimo disse...

Sera que não sabem escrever alguma coisa sem dizer nomes mal criados?
Olhem o nivel sambrasenses!
Parabens aos justiceiros do faroeste city, são um exemplo para todos! Adorei os vossos comentarios!

Anónimo disse...

KUAL O NOME DA EMPRESA K FEZ A DEMOLIÇÃO? gOSTAVA K ME RESPONDESSEM OBRIGADO.