29 março 2006

Algarve perde fundos comunitários

Algarve perde mais de metade dos fundos comunitários.
Quebra de 75% em relação aos números do III QCA.

O Algarve deverá receber apenas cerca de 250 milhões de euros de fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) - 2007-2013, registando uma quebra de 75% em relação aos números do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA), segundo afirmou hoje Macário Correia, presidente da Junta Metropolitana do Algarve.

A perda de fundos comunitários devido à saída do lote de regiões de coesão - do III QCA, estavam destinados ao Algarve mais de 1,1 mil milhões de euros, pelo que a quebra deverá situar-se nos 75% - não agrada ao líder dos autarcas algarvios, embora este tenha reconhecido que o País "fez uma negociação globalmente positiva".

"Além do facto de recebermos menos verbas, existe ainda outra questão delicada, o chamado 'efeito de ilha': como o Algarve fica nas zonas mais favorecidas, Sevilha e Alentejo têm apoios superiores, tornando-se uma situação desconfortável para a região no seu todo e, em particular, para o interior", sublinhou Macário Correia.

"Contamos com o governo para que encontre alguns mecanismos de ajuda a nível interno para compensar este decréscimo", assinalou o autarca tavirense. Com menos dinheiro, os presidentes das 16 câmaras municipais vão ter de se entender quanto a investimentos estruturantes, essencialmente em relação "a equipamentos de natureza supra-municipal e de importância regional", acrescentou.

A última grande oportunidade

"Durante duas décadas, tivemos fundos europeus com alguma facilidade, agora vamos ter este período de 6/7 anos que constitui a última oportunidade, pois, com o alargamento e políticas financeiras à escala da União Europeia, vamos ter muito menos dinheiro no futuro. Esta é a última grande oportunidade do Algarve", concluiu Macário Correia.


in: região-sul

2 comentários:

Anónimo disse...

Este tipo de comentário revela bem a qualidade e o propósito de quem faz este Blog. Se não é o próprio, é responsável por tudo o que aqui se tem escrito. De qualquer forma posso garantir que já estão identificados. As difamações que aqui foram feitas, terão que ser justificadas no local próprio. O tempo é o pior inimigo desta gente sem escrúpulos. Isto é como apanhar uma rede, o que interessa agora é descobrir quem são os outros mentores que por aí andam com pele de cordeiro. Posso-lhes garantir que já vi pessoas com lágrimas nos olhos por algumas injustiças aqui cometidas, mas se a justiça fôr lenta ponho em dúvida que um dia alguém não venha a ter dificuldade em escrever mais alguma coisa neste Blog. Acho que fizeram grande asneira em terem-se metido com o fogo. As pessoas, e não me estou a referir nem ao Presidente nem à Vereação, teem tido uma postura quer de indiferença quer altiva, mas quando toca a atingir o aspecto familiar, não são só os atingidos directamente mas também os indirectamente. Muito cuidado! Ou os supostos veem a terreiro justificar alguns actos inverossimeis aqui cometidos ou...esperem pela pancada. Não estou ameaçando ninguém, só estou avisando.

Anónimo disse...

não percebo ? isto passa-se depois do 25 de abril ? não há liberdade de expressão ?