satisfazendo os pedidos de alguns leitores
Um espaço para falar das instituições públicas são-brasenses
"em São Brás como funcionam as instituições públicas?"
-->REGRAS<-- 1. antes do texto, mencionar a instituição. 2. limitar-se a factos 3. não ofender ninguém 4. sem asneiras por favor! este é um espaço para contribuir na melhoria dos serviço, não tente crucificar aqui ninguém se criticar tente também dar uma sugestão
50 comentários:
O meu comentário vai para a Conservatória do Registo Civil de São Brás de Alportel, onde uma das funcionárias esqueceu-se completamente do serviço público que prestava. Isto para não dizer o facto de ter ultrapassado a barreira da insolência e arrogância quando um utente lhe pediu uma informação. Para já não dizer a sua ignorância no que tocava aos assuntos que lhe deviam competir, pois a todo momento perguntava às colegas como se efectuavam os procedimentos. Quero alertar a todos os utentes deste ou outro serviço que existem formas de reclamar este tipo de situações e que as pessoas envolvidas não podem ficar impunes, e que isso lhes sirva de exemplo para nunca mais tratarem mal as pessoas. O será que modernização administrativa não passa pelo melhor relcionamento e comunicação com os utentes? Será que os organismos superiores conhecem a realidade e a senhora que trabalha na Conservatória do Registo Civil?
Amigo,
Numa situação dessas não há nada como as pessoas perguntarem o nome o nome da funcionária e pedirem o célebre livro amarelo ou senão fazer uma comunicação à Direccção Geral dos Registos e do Notariado que está sob tutela do Ministério da Justiça.
Por algum motivo comemoramos prá semana o 25 de Abril!!!! Temos direitos.
CORREIOS
Alguém faça alguma coisa, porra!
não há direito, um gajo passa duas horas na fila dos correios de s.brás para despachar uma carta!
e ainda falam que este país não produz!
CS - vendedor, 34 anos
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL
É deplorável que, para se poder ter uma criança ou um idoso numa das valências desta instituição se tenha de fazer uma doação (para se ficar à frente na lista de espera) que pode atingir centenas de contos (ainda falando em escudos). Será que os cheques que muitos utentes passam, revertem mesmo para os serviços sociais desta instituição? Mete dó quando é uma entidade que deve funcionar em prol dos mais carenciados e faz uma escolha pelo valor do dinheiro que é dado para se "comprar" um lugar.
SUGESTÃO: Façam uma fiscalização às contas e movimentos de dinheiro
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
acho muito boa essa observação os carenciados deveriam de ter prioridades por alguma são "rotulados" de carenciados.o rico tem sempre lugar onde ficar quando muitas vezes o carenciado passa até ao ultimo dos seus dias fechado numa casa sem ninguem por perto ou na rua. ou será que a graça de Deus so vê dinheiro?
...isto da fé tem mais que se lhe diga...
RM
Os organismos públicos em S. Brás, apesar de terem lacunas, funcionam bem melhor que nos concelhos vizinhos. Em celeridade e simpatia. Em que outro concelho se pode ir a pé desde a Conservatória até ao Notário, passando pelas Finanças, ou Junta, sem levar mais de 5 minutos? Temos tudo à porta.
Há muito por onde melhorar, mas não nos podemos queixar muito. Olhem para Faro, Loulé, Olhão Tavira e Albufeira. É verdade que são concelhos com outra escala e dinâmica. Mas aqui vive-se e é-se tratado com mais dignidade.
Fazer trajectos sem levar mais do que 5 minutos é simpatia?
Também concordo que nos deslocamos com maior facilidade para tratar de um assunto que implique ter de ir a essas instituições, mas isso nada tem a ver com a simpatia das pessoas que lá trabalham.
E o facto de se fazer o trajecto em 5 minutos também tem a ver com o tamanho da vila, independentemente de ser o notário ou conservatória, a não ser que colocassem um serviço no Alportel e o outro nos Machados.
Em Alcoutim até se demora menos tempo...
li aqui um comentario sobre o serviço prestado pelas funcionárias do notário e fiquei a pensar: mas isto já aconteceu comigo, é revoltante ver uma funcionaria pública sem o minimo de escrupolos para estár atrás de um balcão, por faqvor alguem faça alguma coisa por isto talvez se os funcionarios públicos tivessem contractos anuais talvez o serviço e a simpatia foce outro.
mas á p+or ai mais funcionarios de esse tipo posso citar alguns locais onde encontrar esses mesmos ""finanças e tesouraria"" 2 + 1 = 3 fica para pensarem um abraço
Anónimo...
Comentário ao Registo Civil de s. Brás. Quem faz este comentário não tem frequentado aquele serviço desde janeiro. a funcionária em questão desde esse mês que está num trabalho que presta 3 serviços diferentes-Civil, predial, comercial- e felizmente que ela tem consciencia que não sabe dos 3 serviços e por isso questiona as colegas e tira apontamentos para o utente ser o melhor servido. A DGRN sabe quem são os poucos e esforçados funcionários que lá estão e garantem um serviço de 6 pessoas e também sabe que quem devia lá estar a chefiar era um conservador que por incrivel que pareça o lugar está vago novamente por que a própria DGRN os destaca para Lisboa. Sugestão: Quem não está contente com a repartção deverá fazer uma reclamação directa à DGRN em lisboa de forma a colmatar a falta de funcionários que acontece continuamente há largos anos. Esta falta não pode continuar eternamente.
E quer dizer que pelo facto da senhora acumular essas funções que diz, dá-lhe o direito de falar alto e tratar mal as pessoas? Não sabia que a arrogância e insolência eram direitos que a dita senhora tinha adquirido face às funções que presta.
Aprende-se todos os dias!!!!!
nao façam confusão de serviços.o registo civil já não está com o notario há 20 anos. de qulquer forma nãon tenho razãon de queixa das funcionarias do civil e anexados, pois sempre nos receberam bem e até quando nºao sabem tem a humildade de dizer que não o sabem MAS que vão se esclarecer com superiores que não estÃO LÁ INFELISMENTE,E REALMENTE A FUNCIONARIA EM QUESTÃO está a ser mal analizada porque não é arrogante como se pensa é mesmo a maneira dela dizer as coisas. as do notario que me perdoem as que lá andam mas desde que veio a sra. de lisboa ou barreiroé que a chefe do momento se ve grega para dar o bom nome a casa. a outra faz das horas de funcionamento as horas do cafe, não respeita as colegas nen os utentes , e s´ela é que sabe ela diz a mesma coisa por outras palavras e tenta sempre mudar o texto as coisas que se leva lá.isso sim ainda ninguem conseguiu ver... enfim..Há sempre a esperença de que... pode ser que sejam privatizados e depois se verá quem fica..... tichau
Bem, já tenho lido de tudo, mas agora dizer que uma pessoa que trabalha na Conservatória do Registo Civil não tem culpa de tratar mal as pessoas porque "é mesmo a maneira dela dizer as coisas" é mesmo para dizer: que falta de educação e civismo que a pessoa tem.
Propunha que se colocasse uma máquina de filmar nas instalações da Conservatória do Registo Civil de São Brás de Alportel e poderia-vos garantir que não precisaria gastar a fita toda de uma cassete para se provar a indelicadeza dos modos e comportamentos da funcionária que lá trabalha.
gente rica é outra coisa
Então afinal quem são os nomeados para o pior funcionalismo público 2005-2006?
Lancem nomeados, temos de eleger o melhor representante para o prémio.
Comecem a "palpitar".
REPARTIÇÃO DE FINANÇAS
Então ninguém fala da antipatia a todo o tempo, da falta de educação das funcionárias deste serviço? É constrangedor ver a maneira como as pessoas são atendidas nesta repartição. Toca a usar o livro de reclamações para ver como elas doem!
Eu também, já assisti a respostas mais asperas a outros, mas felizmente tenho sido tratado noramalmente. Sem problemas.
Pode-se gabar de ser uma pessoa com sorte.
Por vezes podemos ser bem tratados mas não quer dizer que a pessoa que vos sirva seja simpatica...também ja fui bem tratado nas finanças mas não me impediu de ver là duas trombudas.
Eu aconselharia mesmo a atribuir pessoalmente um prémio à senhora da Conservatoria do Registo Civil, note-se que não é à instituição que se deve atribuir o prémio, mas sim à funcionária em causa.
Acho que se devia instituir um prémio e que este fosse atribuido anualmente e entregue pessoalmente em dia útil no decorrer do período de atendimento ao público. A senhora ficaria deveras sensibilizada e agradecida pelo merecido prémio, pois só ela para saber o que lhe tem custado tratar mal as pessoas. E já que ela gosta de expor o público às mais diversas atrocidades comportamentais, seria um reconhecido gesto da nossa parte atribuir-lhe o prémio em frente ao público e quiçá divulgar publicamente o nome da merecedora deste tão invejável galardão.
Por muito que leia e releia não consigo encontrar as ofensas verbais. Se para a funcionária pública encontra algum tipo de ofensa ou qualquer termo menos adequado que caracterize a sua colega em textos opinativos que julgo serem até bastante respeitadores nem calculo como iria designar às expressões ditas pela sua colega se as ouvisse: acho que iria qualificar de maior absurdo que algum dia já terá ouvido e se calhar caminharia para um internamento. Por favor, não seja tão sensível.
E porque não alguns elogios a quem de direito ?? Ha pouco tempo que sou utilizador da Biblioteca de São Bras mas que simpatia que qualidade no serviço prestado sim srª muito bem ... estão de parabens
o vosso leitor
Sensivel ? é aquele que se farta de pagar p'ra ter mau serviço,ou,senão é um mau serviço que é feito e que acaba por ser pago à mesma por aquele que foi mal servido...
Concordo num aspecto com o sr. Boina Preta, é no facto da Ana ser a única a cumprir o horário de atendimento, pois sei que as colegas chegam sempre tarde e a más horas. Acho que nesse aspecto o cartório notarial deveria ter isso mais em linha de conta. É uma opinião.
Se ninguém fala bem, posso adiantar-me?!
LOJA DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL DA SEGURANÇA SOCIAL
Parece-me que passa incólume nas criticas dos frequentadores do blogue, apesar do número reduzido de funcionários e de não estar no centro da aldeia. Tem boas instalações e com condições de acessibilidade impecáveis. Só é pena não estar aberto durante o almoço, como noutros sítios, e não disponibilizar serviço na área do desemprego, obrigando qualquer pessoa a deslocar-se a Faro!
Épa isto aqui tá animado!!!
Em vez de falar bem ou mal, eu vou atribuir estrelas(1 a 5) as que conheço:
Notario **
Cartório ***
Segurança Social ****(*)
Camara Municipal **(*) (média dos varios serviços)
Centro Saúde ***(*)
GNR *(*)
Correios **
Caixa Geral Depositos *(*)
Finanças **(*)
Bombeiros ***(*)
ass: Social(ISTA) Democrata
Gostaria apenas de esclarecer os participantes neste blog, de que na Conservatória funcionam os serviços de registo Civil, Predial e Comercial e o outro organismo denomina-se Cartório Notarial, onde poderá exercer funções um Notário, que em S. Brás de momento não existe.
Penso que estão a fazer alguma confusão com estes serviços que embora sejam da mesma direcção funcionam em edífcios independentes.
Tenho andado a resolver uns assunto no notário e até hoje nunca tive razão de queixa.
Sou atendido com educação e essa conversa sobre os horários das senhoras que lá trabalham, como conseguem controlar as entradas e saídas para terem tanta cereteza sobre os atrasos?
Porque por morrer uma andorinha não acaba a primavera.
A certeza vem do facto de uma das funcionárias do notário ter comentado esse assunto em pleno horário de serviço quando chegou e viu a porta ainda fechada, reclamando ser sempre ela que tem de abrir a porta pois nem pode pensar em atrasar num único dia, pois as suas colegas chegam todos os dias atrasadas e por isso não puder fazer contas com elas. Quer mais certezas do que dito por uma pessoa que lá trabalha e conhece a fundo "o que a casa gasta"?
Sei que o tema se debruça sobre o funcionalismo público mas não posso deixar de referir um bom atendimento que existe em São Brás de Alportel no sector privado: na Papelaria Avenida, onde a d.ª Angelina contagia-nos com a sua extrema simpatia e um excelente atendimento, sempre preocupada em servir bem os seus clientes, acho que é um exemplo e que não pode ficar descurado. Parabéns Teresa por a teres como empregada, ela é superprofissional.
realmente falar mal sem apresentar sugestões plausiveis de melhoramento do serviço público, não vale.. Já alguem se decidiu a escrever para os orgãos máximos a pedir para regularizarem as situações?Alguém se dirigiu a esses mesmos serviços, com carta, com sugestões passiveis de melhorar o sistema? Falar mal até se deve falar para alertar o sistema mas temos que ser mais construtivos e aproveitar o que está mal e dar a volta sempre para melhorar de forma a que todos que fazemos parte deste São brás de Alportel saiam beneficiados.. todos em seus trabalhos tem o bom e o menos bom... quem quer atirar mais pedras?? todos os dias temos dias bons e maus mas sempre que estamos nos trabalhos procuramos ser os melhores penso eu...mas não podemos agradar a gregos e troianos...tal como o sr boina preta diz, temos 5 dedos numa mão ,são todos úteis mas não são iguais..vamos a trabalhar mais para o progresso apontando o que de bom cada um pode dar; os defeitos são para serem cortados de forma a melhorar tudo...tenho reparado que todos sabem reclamar mas quando é para investir em acções , abaixo assinados , dar a cara só muito pouco tem coragem para o fazer... até á vista..
sr. boina preta nem acredito no que acabei de ler , "iam-me comendo vivo", "nem tive a coragem " ... se o comessem tinham de o cag... como diz o povo . Medo de ? caras feias ... ui ha por aí tantas !! Vamos continuar a ouvir comer e calar ??? eu não faço ... falo , reclamo , protesto e peço o livro ...o dito livro onde me tentarem "comer" ...
Funcionalismo Público
Já pensaram que há 10 anos que ouvem dizer isto e nada muda?
Pq será? Será pq quem manda não se quer chatear desde q possa fazer férias quando quer e dormir no parlamento?
Obriguem quem atende a respeitar quem é atendido e respeitem quem vos esta a atender. O Funcionário é apenas a roda pequena de um pais que quem trabalha alimenta diariamente. Por mim dava um enxerto de porrada ao Afonso que ele logo via se se bate na mama...e viva a la España...
Eh pá!
Parece que finalmente se encontrou uma explicação para o estado das coisas.
Todas as teses do Zé Hermano Saraiva estão sem efeito.
Colega anónimo, olha que se calhar o mal foi mesmo o AFonso Henriques ter andado às guerras com a Mãe!
O gajo faltou-lhe ao respeito e depois deu nisto.
Mas ao longo dos tempos acho que os espanhóis ainda tiveram uma réstia de esparança neste cantinho (Portugal), mas em 1641 desistiram porque viram que isto não tinha mesmo ponta por onde pegar.
É logico que não penso assim! Gosto muito do Nosso Portugal mas sou da opinião que isto só muda mesmo com alterações de choque, muito piores que o choque que a Manuela Ferreira Leite deu ao pessoal aì há 3 ou 4 anos.
Eu agradeço ao blog pois aos poucos estou a preparar a minha candidatura à câmara numa lista independente. Quem me quiser acompanhar que se junte a mim.
O meu programa eleitoral é só um:
Prometo em 15 dias negociar com um banco qualquer um empréstimo para pagar as indemnizações a dois terços do pessoal da câmara e punha-os a todos na rua.
Ah! Que limpeza! Garanto-lhes que ao fim de um mês pelo menos a câmara de S.Brás entrava nos eixos.
Bem das duas uma: Ou Eu pegava na familia toda e pirava-me o então não conseguia encontrar um banco que finaciasse o necessário e, tornava-me o maior corrupto do mundo.
Ass: Fiquem Bem!
o funcionalismo publico em geral esta um caos. a volta de melhoria tem que vir do governo-ministerios diversos-começando por chefias acabando nos serviços externos. CoM nova reorganização-a desorganização vem muito dos Ministerios-QUEM LEVA POR TABELA SÃO OS QUE ESTÃO ATRAS DO BALCÃO. FICAM NA MESMA PELO CAMINHO OS FUNCIONARIOS QUE CUMPREM OS SEUS DEVERES-pois sempre cumpriram e contunuam a cumprir mas não são apreciados pelo publico. o UTENTE ESTÁ CADA VEZ MAIS EXIGENTE- note-se que acho muito bem-exigente no tempo de ser gentilmente recebido, atendido do principio ao fim dos processos-MAS ...as exigencias hoje em dia vem acompanhadas não de dialogo mas sim de má educação, com 7 pedras na mão logo- vÊm com ideias pre-concebidas e a verdade deles são mais verdadeiras do que a informação prestada e criam-se climas de dissabores e tempo perdido em conversas da treta, deixando o balcão com pessoas a perder o seu tempo precioso e o funcionario perdeu mais uma vez o seu tempo . devemos exigir respeito mas como utentes também respeitar o funcionário.. bom tenho visto com cada cena que dá vontade mandar calar tanto um como o outro e dizer --eh pá! calem-se e atendam-me passo já eu a ser atendido ( note-se de senha na mão, esperando)- isso não leva a lado nenhum....os utentes fazem má gestão do seu tempo precioso..há falta de cidadania....é um desabafo.
INSTITUIÇÕES PUBLICAS , SIM O cARTÓRIO FUNCIONA PARABENS A ALGUMAS SENHORAS QUE JA LA ESTÃO A ALGUNS ANOS COMO É O CASO DA D.ANA; E DE MAIS DUAS OU TRÊS K DEVIDO AO LAPSO DE MEMÓRIA NÃO MENCIONO AKI.O CARTORIO ESTA DE PARABENS SAO PESSOAS DE SÃO BRAS K TRABALHAM A MUITOS ANOS COM DEDICAÇÃO QUE DÃO O SEU MELHOR.
DO NOTARIO TENHO UM CASO QUE VAI PARA LA DO K SE POSSA IMAGINAR....
A GNR E A CAMARA DESDE K PASSARAM A SER UM DOIS EM UM - PALAVRAS PARA QUÊ.
Mas que confusão que vai para aqui com o nome das instituições e funcionárias. A d.ª Ana trabalha no notário e não no cartório.
A Dª. Ana, mas a Dª: Mª João, mais a Dª. Mª. JOsé e da Dª. Carla trabalham no CARTÓRIO NOTARIAL!
São funcionárias competentes e dedicadas, ao contrário do que se tem dito (eu uso o cartório mais vezes que as Boinas e Chapéus que por aí andam! garanto.)
A confusão do nome do serviço resulta pelo facto de até há uns anos, antes de haver Registo Predial e Comercial em S. Brás, o Registo Civil e o Cartório funcionarem juntos e pelo facto de, usulamente, se dizer só Cartório ou Notário.
Quando foi criado o Registo Predial e Comercial de S. Brás, que antes disso era assegurado pelo Registo Predial de Faro, o Registo Civil passou para a Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de S. Brás de Alportel e desde aí, Registos e Notariado são coisas separadas.
Ass: Um Gajo!
os correios de s.bras tem falta de mais carteiros;A muitos enganos nas cartas porque fazem contrato de 6 meses e fora. Os carteiros de S.Bras ficam as vez sem almocar e fazem muitas horas estras que não são pago porque a muitas cartas para entregar que por vez fique para dia seginte. Um ex Carteiro de S.Brás
No centro de Saúde no serviço do S.A.P temos de ficar a espera que o médico acabe de Almocar durante 55 Minute é uma vergonha!
E ESTA CONVERSA PARA KÊ ACHAM K ALGUMA COISA VAI MUDAR?
ESPERAM SENTADOS OU ENTÃO ARRAMJEM ADSE OU OUTRA CENA ASSIM......
deves ser do CDU? Então e com vai o Dº Renato?
o melhor disto tudo acho que deviamos mudar de medico...punha-se um veterinario...lol
sim, tu quando percisas vai a clinica e pros outros queres por um veterinario?
deixa-lá os medicos dos pobres da mão que até náo estamos mal servidos. faro e loule é bem pior.
MBD
Eu a clinica não vou porque sou pobre,mas pelo tratamento que ja recebi de certos medicos no centro de saude de S.Bras acho que com um veterinario teria tido melhores resultados...
Correios
Pois o que me assusta mesmo é o facto dos carteiros andarem sempre a mudar. Quando vejo que o carteiro já sabe entregar as cartas no seu devido destinatário (tarefa que reconheço não ser nada fácil, pelo número de ruas e pessoas existentes) vão-se embora e são substituidos por outros que têm de começar do zero.
Será que o presidente esteve 5 / 6 horas para ter uma consulta, para se preocupar com isto agora?
É pá António Eusebio, funcionalismo Público, não te preocupes isto tá tudo bem tá tudo a coorer bem todos trabalham bem todos comem bem.
Tá tudo bem, em São Brás tamos no paraiso, e pá é que tá mesmo tudo 5 estrelas.
Não te preocupes, dorme descansado. Juro tá tudo bem é no SAP, é nos correios, é no notario é no cartorio é no registo, tudo bem tudo bem mesmo
Tudo bem nqa camara e na GNR tambem tudo muito bem.
ASSINADO: O MENTIROSO
Deves ser do MÀNÀ par veres isto tão bom!
Enviar um comentário