23 janeiro 2007

CCD ganha novo espaço

espaço para construção de Creche

O Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia (CCD) a fim de instruir uma candidatura ao Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), solicitou à Câmara Municipal a cedência de um terreno, a titulo gratuito, para a construção de uma creche com capacidade para acolher sessenta crianças.

Dado o interesse municipal a Câmara Municipal deliberou conceder o direito de superfície, pelo período de 50 anos renováveis sucessivamente por iguais períodos de tempo ao CCD, o prédio urbano situado na campina, propriedade da Câmara Municipal, com a área de 2454 m2 pelo valor simbólico de 245,42 €uros.


Programa PARES
Segurança social aposta em creches

Segunda fase do programa PARES prevê perto de 25 milhões de euros para investimento na criação de apoios à primeira infância.

O plafond de 25 milhões de euros, destinado à criação prioritária de lugares em creche, abrange cerca de metade da verba total disponibilizada na segunda fase do programa PARES, promovido pela Segurança Social, que ronda os 50 milhões de euros.

De acordo com a Segurança Social, “o alargamento da rede de equipamentos sociais é considerado um factor determinante do bem-estar e da melhoria das condições de vida, e daí a aposta no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e na criação de novos lugares em respostas sociais destinadas às crianças, facilitando a conciliação da vida familiar com a vida profissional”, afirma a entidade, em comunicado.

De acordo com a Segurança Social, nesta fase, “são considerados prioritários os projectos candidatos à resposta social creche, favorecendo as candidaturas a creche ou as candidaturas a respostas sociais elegíveis na área de idosos que incluam a criação de novos lugares em creche”. São também consideradas prioritárias as candidaturas elegíveis na área da deficiência que visem a criação de lugares em residência autónoma.

Na 1ª fase do PARES, foram aprovadas 12 candidaturas na região do Algarve, correspondentes a 14 novas respostas sociais, com a criação de 659 lugares e de 216 postos de trabalho, beneficiando de uma comparticipação pública de 3,4 Milhões de Euros, o correspondente a 6,8 Milhões de Euros de investimento elegível.

A próxima fase do PARES decorrerá em estreita parceira com as autarquias locais do Algarve, sendo que o processo de apresentação, avaliação e selecção de candidaturas decorrerá on-line no sítio da Internet do sistema de Segurança Social

1 comentário:

Anónimo disse...

Á grandes trabalhadores da Câmara assim é que é mostrem aos empresarios da nossa terra como
se trabalha. Façam la o jardim de infância que eu meto lá os meus filhos