17 janeiro 2007

Centro Museológico do Alportel

“Cortiça” inaugura ciclo de exposições do Centro Museológico do Alportel

O Centro Museológico do Alportel inaugura, no próximo dia 19 de Janeiro, pelas 17:00 horas, o seu ciclo de exposições com o tema da cortiça, a nobre matéria-prima, cuja história se confunde com a história do concelho de São Brás de Alportel.

A exposição de fotografia “Cortiça”, de autoria de Pedro Barros, vai estar patente no Centro Museológico do Alportel, um espaço concebido para a divulgação e valorização da história e do património local.

Numa sequência de 10 imagens, Pedro Barros apresenta o ciclo da cortiça, desde a plantação dos sobreiros ao fabrico de um objecto final em cortiça, passando pela extracção, cozedura e trabalho manual da cortiça, captando com a sua objectiva a essência da Serra do caldeirão e das suas gentes.

“Um conjunto de trabalhos que pretende registar pequenos fragmentos de história, que mostram a importância e o trabalho que envolve o processo de tirar e trabalhar a cortiça”, menciona o Município, em comunicado.

Localizado no núcleo urbano de Alportel, o novo Centro Museológico é um espaço dinamizado em parceria com a Sociedade Recreativa Alportelense e com a colaboração do Museu do Trajo.

O ciclo da cortiça pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 14:00 às 17:00 horas.

2 comentários:

Anónimo disse...

cortiça quiemada

Cusco disse...

Parabéns aos Alportelenses por este espaço enriquecedor da sua cultura.

Até Breve