12 janeiro 2007

Chaveca & Janeira festeja 50 anos

Chaveca & Janeira, desde 1957 no comércio, serviço e distribuição de pneus, tem acompanhado as novas tecnologias para responder às necessidades dos seus clientes.

O pai de Rui Chaveca fundou a empresa Chaveca & Janeira em 1957, em São Brás de Alportel, dedicando-se, numa primeira fase, à recauchutagem de pneus, e só nos anos 80, avançou para a comercialização dos pneus.

Este ano, a empresa festeja as suas Bodas de Ouro – 50 anos de existência, continuando a servir os seus clientes, «numa linha que lhes possa dar muita segurança», como declarou ao jornal «barlavento» Rui Chaveca.

«O cliente deve sair das nossas casas, como se estivesse a levantar-se de um sofá», acrescenta Rui Chaveca, para quem «trabalhar com qualidade» é um lema imposto aos cerca de 50 colaboradores que estão na empresa, e que, este ano, numa política de relações humanas de maior proximidade entre trabalhadores e administradores, festejaram o Natal numa festa convívio.

Além das instalações de São Brás de Alportel, a casa mãe, Chaveca & Janeira abriu instalações em Faro, porque «alguns dos seus clientes e os contratos que mantínhamos com empresas» eram oriundos dessa zona, o que levou a concluir existirem condições para a abertura de mais uma oficina naquele concelho.

Em 2005, avaliando o mercado algarvio, a praça que mostrava mais potencialidades era Portimão, e Chaveca & Janeira comprou uma empresa já existente, mudou-lhe o nome, deu-lhe nova dinâmica e aí está, na zona da Pedra Mourinha, a crescer com todas as potencialidades e respostas para o mercado automóvel no sector dos pneus, alinhamento de direcção, calços para travões, mudança de óleos e outros serviços.

Os seus trabalhadores têm preparação e conhecimentos técnicos obtidos através de horas de formação e aprendizagem em Lisboa e Espanha, por exemplo, para rentabilizarem a aplicação dos novos equipamentos, ao mesmo tempo que actualizam os seus conhecimentos nesta área.

Rui Chaveca faz questão de frisar que a sua empresa está certificada pela Michelin, «uma certificação específica no nosso ramo», o que foi obtido através de uma gestão com objectivos e metas a atingir, tendo-lhes sido atribuída a classificação de 85 por cento.

«2006 foi um ano record, pois as nossas vendas de 65 mil pneus por ano não baixaram, o que permitiu, com a venda de outros serviços, fidelizar os clientes e facturar cerca de 5 milhões de euros», disse.

Rui Chaveca, administrador de uma empresa familiar, analisa os dois últimos anos como os de estabilização, prevendo que 2007 «vai ser melhor que os anteriores», porque a empresa trabalha muito a nível dos preços.

Acompanhando os tempos de modernidade, não só no sector automóvel, onde os seus trabalhadores estão credenciados para prestarem os serviços que realizam, a Chaveca & Janeira vai criar uma página na internet onde os seus clientes, de qualquer ponto do país, podem fazer a aquisição dos pneus e instalá-los onde o desejarem, o que permite mais comodidade ao cliente, que não terá que se deslocar às instalações do Algarve.

Quanto ao futuro, Rui Chaveca quer abrir, «dentro de dois a três anos, mais dois novos postos com a marca Chaveca & Janeira no Algarve. Porque há pessoas a deslocarem-se aos nossos centros, com alguma perda de tempo, e a proximidade não só dá mais comodidade ao cliente, como passamos a ocupar espaços que estão por cobrir».

Uma das novidades que a empresa conta já apresentar neste Verão é o apoio técnico ao fornecimento de ar condicionado aos automóveis, não só a nível de montagem, como de assistência.

«Temos subido um degrau todos os anos, e contamos, em 2007, com a nossa experiência e a qualidade dos nossos serviços, manter-nos no topo e não sentirmos a crise», finalizou.


1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Rui!Vai em frente!Um abraço dum amigo de sempre!