09 outubro 2007

Menos Verde, Mais Vermelho


Existem diversas árvores em Faro e no Algarve, que pelo seu porte, longevidade ou simples beleza merecem um carinho especial e uma protecção exemplar. São seres vivos indefesos, que conferem à cidade um ar humano e respirável e que pela sua precariedade face às investidas dos senhores do betão necessitam de toda a ajuda possível.

Identificar, reconhecer as suas diferenças e singularidades, e fazê-las crescer em segurança na nossa região deveria ser um imperativo moral para com os nossos filhos e netos. Que poderia ser ensinado nas escolas ou nas televisões. Fiz em criança e enquanto estudante do antigo Liceu, diversas visitas de estudo ao cais comercial, à Foia e até a Lisboa para visitar o Jardim Zoológico. Mas nunca me ensinaram a maior magnólia do País em frente ao Convento de Nossa Senhora do Desterro em Monchique, ou a azinheira de Alportel, considerada árvore de interesse público desde 1942, ou ainda, as oliveiras do tempo de Cristo para os lados de Santa Luzia em pleno aldeamento turístico de Pedras d’El Rei. Hoje já não as recupero. E é todo um analfabetismo botânico regional que se instala. Que se estende dos pais e professores aos mais novos que viajando pelo nosso Algarve fora não distinguem a diferença na paisagem que por eles passa. Cegos ou alheios à espantosa lição de vida e sobrevivência da flora mediterrânea. E a toda uma variedade de cores e aromas meridionais, que se avolumam a cada pôr do sol. Entretanto, a cada dia que passa, nasce mais uma Casa do Benfica em cada aldeola algarvia. SLB, SLB, SLB….

Pedro Graça - in: adefesadefaro.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

SLB sempre, agora realmente aos anos que se fala das borradas urbanisticas do algarve e continuam a fazer o mesmo se não pior veja se s bras
espaços verdes ? isso paga imposto autarquico ? então esquece ...