25 outubro 2007

Sotavento algarvio

Agosto mais chuvoso de sempre

Níveis de precipitação em Agosto deste ano – no Sotavento – ultrapassaram todos valores de que há registo e são os mais elevados dos últimos 31 anos.

O mês de Agosto deste ano foi o mais chuvoso desde que há registos na estação meteorológica de São Brás de Alportel, ou seja, desde 1901.

Segundo dados do Instituto Nacional da Água (INAG), em Agosto foi registada uma precipitação total de 54,2 milímetros (mm), excedendo em muito a média fixada nos 3 mm. Estes números só são comparáveis ao mês homólogo de 1976, quando foram registados valores na ordem dos 51,6 mm.

Valores mais próximos destes registos só são encontrados no não muito longínquo Agosto de 2006, outro mês excepcionalmente molhado, quando foram registados 24,1 mm, ou em Agosto de 1911, cujos valores – também no Sotavento – ascenderam aos 22,5 mm.

Ainda segundo os dados da estação meteorológica de São Brás de Alportel, disponíveis no sítio do INAG, Agosto também se destacou em relação ao primeiro semestre deste ano: só neste mês de Verão choveu mais do que o valor acumulado nos meses de Janeiro (9,1mm), Março (22 mm), Abril (16,5) e Julho (0,5 mm).

As equivalências podem apenas ser feitas com os meses de Fevereiro e Maio deste ano, quando foram registadas precipitações totais de 79,5 mm e 50,1 mm, respectivamente.

Quanto às restantes estações meteorológicas do Algarve, os valores não são tão extremos, mas revelam igualmente traços de um Agosto que estragou alguns planos de férias.

Contactado pelo Jornal «BARLAVENTO», Nuno Loureiro, investigador e especialista na área das alterações climáticas na Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais (FERN) da Universidade do Algarve, considera não ser «razoável relacionar estes valores observados no Sotavento com um cenário de mudança climática», mas deixa a nota de que esta é uma zona conhecida por registar situações meteorológicas «mais extremas».

«Não é inédito haver valores de precipitação no Verão, no Algarve, concentrado em muito poucos dias, mas de qualquer forma as pequenas anomalias climáticas são sempre mais acentuadas no Sotavento do que no Barlavento», explica.

Nuno Loureiro alerta ainda que, independentemente dos cenários registados este ano, uma análise climática tecnicamente correcta implica a comparação de períodos de, pelo menos, 30 anos, e frisa que os dados de precipitação do mês de Agosto constituem sempre «séries muito difíceis de analisar».

Filipe Antunes in barlavento

1 comentário:

Marrie disse...

Gostas de "segredos"?
Tenho um monte! rs
bjs