02 outubro 2006

Centro de Interpretação e Educação Ambiental

A obra para o “futuro núcleo das acções de educação ambiental do município" está concluída. A “Quinta” vai manter-se fechada.


Quatro anos depois, e algumas peripécias à mistura as obras na “Quinta do Peral”, nome atribuído ao Centro de Interpretação e Educação Ambiental, estão concluídas. A reconversão do espaço da (desactivada) Escola Primária do Peral em quinta pedagógica custou aos são-brasenses 213 mil euros acrescidos de IVA e o afastamento da mais carismática vereadora para a educação, que o concelho alguma vez teve, por eventuais suspeitas de práticas de peculato.

A “Quinta do Peral” conta com os habituais espaços numa Quinta como a horta, o pomar, os estábulos, as capoeiras, o tanque e está tudo preparado para receber os cavalos, vacas, cabras, patos, galinhas que ajudarão nas futuras acções de educação ambiental a promover por este Centro que conta ainda com outro conjunto de espaços, nomeadamente ecoteca, biblioteca e um espaço para pequenas palestras.

Neste momento, O Centro não se encontra em funcionamento, e a autarquia não sabe se abrirá durante o ano 2007. Segundo fonte ligada à autarquia “neste momento não vai ser possível pôr a funcionar o Centro, nem sabemos quando isso será possível. Tudo depende do Governo que proibiu, com a Lei 17, que a autarquia aumente o valor das despesas com pessoal em 2006, independente de estar em causa o funcionamento de novos espaços ou serviços à população”.

Aproveitando a boa vontade da nossa fonte anónima quisemos saber se esta proibição poderia afectar equipamentos como as futuras Piscinas Cobertas?... “Não pá!... acerca disso não quero falar, apenas te garanto que neste momento e enquanto vigorar a limitação orçamental para gastos com o pessoal não vai ser possível pôr em funcionamento qualquer novo espaço ou equipamento que necessite de pessoal para o manter aberto.”


... É mais uma "grande" obra do Eng.º Eusébio que fica encerrada!... pobre homem não tem tido sorte com a Escola do Peral... Obras para escola dão em nada, obras para centro educativo em nada dão... o Governo não está a ajudar em nada, às vezes parece que tá contra o engenheiro!?... ou será que é o Sr. Eng.º que está contra o Governo?!!... Uma coisa é certa, quem paga é o povo!

10 comentários:

Anónimo disse...

Quem foi a construtora amiga ?

Anónimo disse...

de quem eram os terrenos anexos à escola?... aqueles que a camara comprou para fazer a quinta? ouvi dizer que eram do pai da veadora? é verdade?

Sem espinhas

Anónimo disse...

Mais uma daquelas obras importantissimas para antónio eusébio!... o problema é o de sempre, pensamento curto!!!!

Sempre quero ver como vai o eusebio descalcar esta bota?!... e como se isso não bastasse vem aí as piscinas cobertas (ou o "charco tapado") mais uma obra importantissima que estara fechada por falta de pessoal!...

Há Grande Eusébio!... és o maior o governo é que tem culpa!...

-->judas<--

Anónimo disse...

Palhaçada atras de palhaçada!

Inventaram uma quinta ecologica para garantir que os familiares recebessem bom dinheiro pelos terrenos que tinham ao pé da escola! fartaram-se de gastar dinheiro em obras! Obras na escola e obras na casa dos familiares!... Depois adeus vou me embora!

Vem outro palhaço e continua a gastar dinheiro, agora não há dinheiro para por a palhaçada a funcionar!

Eu canso me com dizer
Palhaços Palhaços Palhaços

Não Sei

Anónimo disse...

Pois, não se pode apresentar despesas mais elevadas com o pessoal no ano de 2006, mas pode-se contratar uma pessoa licenciada em línguas e literaturas modernas para a biblioteca. Onde reside o bom senso nesta questão?

Anónimo disse...

não há bom senso quando se colocam interesses pessoais/familiares à mistura. Contudo se fossem inteligentes ... (sim digo inteligentes porque espertos são eles o pior é que como dita a sapiencia popular - "espertos são os cães") ... contactavam a TVi e o programa quinta das celebridades passava a ser realizada na quinta do Peral. Ou até numa hipotese arrojada e excentrica (lolol) podiam utilizar a quinta para alojar uma ou duas familias carenciadas que recebiam alojamento e em troca tratariam dos animais e zelavam pelo espaço, aposto que candidatos não seriam dificeis de encontrar.

ai... ai... "solidariedade, o sol que ilumina a nossa acção"

Anónimo disse...

E quem seria a amiga que a Câmara escolheria para apresentar esse programa?

Anónimo disse...

Uauuuuuuuuuuuuu

Anónimo disse...

A amiga Olga ou a sua amiga Teresinha Oliveira????
Ou será ao contrario??? elas andam tão juntas q já se confundem !

Anónimo disse...

Toda a gente só diz mal ninguém sabe deixar uma critica construtiva. Pois é dinheiro gasto que podia ter sido melhor empregue - por exemplo instalar água da rede em locais do conselho que ainda estão à seca - mas acho que esta obra é importante e interessante sim. E a culpa é, de facto, do estado. Além do mais a escola já não servia para nada mesmo, vejam só se agora não abriu. E bem giro. Quanto à suspeita de peculato não é só suspeita. A senhora vereadora fez umas tramóias que eu não sei explicar mas em linguagem simples "puxou" a electricidade da escola (paga pela câmara) para construir a casota dos papás. Belo exemplo...