29 maio 2007

“Dia Europeu dos Vizinhos”

Quem são os meus vizinhos?

O “Dia Europeu dos Vizinhos” procura respostas para alguns desafios que as cidades têm a enfrentar, tais como a insegurança, a solidão ou a perda de valores sociais.

Ajudar a despertar nas pessoas o espírito de solidariedade, de entre ajuda, bem como promover “uma melhor vizinhança” são alguns dos objectivos do evento, que se pretende como uma óptima oportunidade de os cidadãos criarem laços de solidariedade entre as pessoas.

Desde o seu lançamento em 2003, o “Dia Europeu dos Vizinhos”, que se cumpre a 29 de Maio tem sido uma experiência um sucesso cada vez maior. No passado ano, 6 milhões de pessoas de 16 países diferentes da União Europeia juntaram-se à Festa dos Vizinhos.

Cerca de 580 cidades, de Dublin a Atenas, passando por Roma, Paris, Bruxelas, Luxemburgo, Lisboa, Porto e Coimbra, entre outras, reuniram milhares de pessoas, tornando-o no primeiro encontro de cidadãos europeus.

Vila Real de Santo António é um das cidades algarvias que já aderiu a este evento que recebeu o alto patrocínio do Presidente da Republica e conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Freguesias.

Este ano, o objectivo dos organizadores é chegar a 50 cidades portuguesas e envolver mais de 4 milhões de portugueses.

Além da autarquia algarvia já fizeram a sua inscrição oficial, a Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia de Stª Maria de Belém (Lisboa) e a SocioHabita Funchal (empresa municipal de gestão da habitação do Funchal – Madeira).