A Finalíssima das Olimpíadas Concelhias da Matemática tem lugar hoje, dia 9, às 14 horas, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, em Faro.
A prova, com a duração de duas horas, conta com a participação de 40 alunos apurados nas Finais do Barlavento e do Sotavento.
No final decorrerá a cerimónia de entrega de prémios. O primeiro classificado ganhará um computador e os restantes alunos receberão medalhas e diplomas de participação.
O Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve promove e organiza estas 3ª Olimpíadas Concelhias de Matemática, destinadas a alunos do 3º Ciclo do ensino básico.
As Olimpíadas Concelhias da Matemática tiveram início em 2004/05, apenas circunscritas ao concelho de Faro.
Na sua primeira edição, estiveram envolvidos cerca de 55 alunos dos quais 24 foram finalistas.
A segunda edição envolveu os concelhos de Faro, Loulé e Silves e contou com a participação de 439 alunos, 107 dos quais foram finalistas.
Em grande parte devido a manifestações do interesse por esta iniciativa, de alguns docentes de Matemática de outros concelhos, a edição de 2006/2007 foi alargada a sete concelhos – Faro, Loulé, S. Brás de Alportel, Silves, Albufeira, Lagoa e Monchique – agrupados segundo a denominação de Barlavento e Sotavento.
As Olimpíadas Concelhias da Matemática constituem um projecto de parceria entre as Escolas participantes e a Universidade do Algarve.
O projecto desenvolve-se com a intervenção de professores de Matemática dos 2º e 3º ciclos e respectivos alunos.
São objectivos deste projecto contribuir para desenvolver o gosto dos jovens pela Matemática e a sua capacidade de resolução de problemas e de desafios matemáticos, criar oportunidades de realizar actividades ligadas à Matemática, para além das aulas, apoiar e estimular o trabalho dos professores com os seus alunos no domínio da resolução de problemas, criar laços de cooperação entre os professores das escolas básicas e secundárias e o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Fases de apuramento
Na sua estrutura, as Olimpíadas Concelhias da Matemática, incluem três fases: Apuramento, Finais Concelhias e Finalíssima.
A fase de apuramento realiza-se em todas as escolas dos concelhos abrangidos e é implementada pelos professores, que nas suas escolas convidam os alunos interessados e fazem a correcção da prova.
Desta primeira fase, resulta a selecção dos alunos que passam à Final Concelhia.
Por fim, são apurados os melhores classificados para a Finalíssima que tem lugar na Universidade do Algarve.
Nas 3ª Olimpíadas Concelhias de Matemática registou-se a participação de cerca de 900 alunos na fase de apuramento, tendo sido a Escola Básica Integrada de Paderne a que teve o maior número de alunos a participar.
As Finais Concelhias decorreram, como até aqui, em escolas secundárias que acolheram generosamente os alunos finalistas e a organização, incluindo a oferta de um lanche a todos os participantes e professores acompanhantes.
A Final do Sotavento aconteceu na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, no dia 11 de Abril, e contou com 70 alunos finalistas.
A Final do Barlavento teve lugar na Escola Secundária de Albufeira, a 18 de Abril, e estiveram presentes 76 alunos finalistas.
Os alunos classificados nos três primeiros lugares, em cada uma das Finais, foram premiados com uma calculadora gráfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário