05 maio 2007

Pisco Recordista

Um caso inédito no Algarve!

Um pequeno pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), assim chamado, foi encontrado morto em S. Brás de Alportel, com a anilha “Moskwa XL-87 523”, até aqui tudo quase normal…só que a pequena ave que se conhece bem pela mancha alaranjada que lhe ornamenta o peito, ”viajou” desde a Russia, Moscow O., numa distância aproximada de 3.900 km (se contarmos em linha recta…) até ao Algarve, de notar que este pássaro mede entre 12.5/14 cm e pesa cerca de 14/19 gramas.

RECORD!

Segundo Manuel Marques, entusiasta ornitófilo algarvio, e coleccionador de elevado número de anilhas recuperadas, de várias aves de diferentes procedências europeias (as quais são devidamente identificadas pela Central Portuguesa de Anilhagem e congéneres), o pisco-de-peito-ruivo foi anilhado pela Zvenigorodskaya Biostation MSU em 27.06.2005, tendo sido encontrado 239 dias depois.

Manuel Marques posteriormente contactou a "Moskwa Ringing Scheme" (Central russa de anilhagem), a que confirmou todos os dados referentes à ave em causa, que «constitui talvez um recorde de voo para uma espécie tão minúscula, como é o erithacus rubecula», mas, mais ainda - um inédito “achado” para o vasto livro de registos -, do ornitófilo Manuel Marques, que já conta com mais de 150 registos das mais longínquas origens, desde há 25 anos.

«Por ter nascido no campo (Paderne) e ser um amante da natureza e ter vivido na Suécia,…as coisas conjugam-se!» – confessou o ornitólogo algarvio sobre o seu interesse em anilhagem de aves.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então, e o bicho não pode ter viajado de carro ou comboio nas mãos de uns dos tantos russos que por ai andam e ter fugido mais perto de S. Brás...

Anónimo disse...

às tantas até veio de gaiola...


com espinhas