06 setembro 2006

O futuro do futebol em São Brás de Alportel

Tal como havíamos noticiado, na passada segunda-feira dia 4 de Setembro a Câmara Municipal reuniu com os Clubes de Futebol do Concelho.

Sambrasense, Machados, Sociedade 1.º de Janeiro e Associação Jovem Sambrasense estiveram presentes na reunião que juntou o presidente da câmara municipal e o vereador para o desporto e responsável pelo observatório para o desporto Vítor Guerreiro à volta da mesma mesa para discutir o futuro do futebol em São Brás de Alportel.

Ao contrário do que se pensava a iniciativa desta reunião não partiu do Sambrasense. Foi sim a Sociedade 1.º de Janeiro, que na passada semana solicitou ao presidente da Câmara Municipal que juntasse os clubes de futebol para uma reunião com vista ao esclarecimento e manutenção dos termos de um suposto “protocolo” que existe deste dos tempos em que o Dr José Pires era o presidente da Câmara Municipal. Alegadamente a Sociedade 1.º de Janeiro estará preocupada porque o Sambrasense está a tentar iniciar a “formação de jogadores”, actividade que segundo o 1.º de Janeiro, lhes pertence.

“Protocolo” para o futebol São-brasense

O alegado protocolo para o futebol são-brasense, não passa de uma acta de reunião realizada entre a autarquia (na altura presidida pelo Dr. José pires) e os clubes de futebol e servia como um registo de intenções onde ficava estabelecido quem faria o quê no que ao futebol se refere.

Assim, segundo a acta, a “formação” estaria a cargo da Sociedade 1.º de Janeiro, que proporcionaria a prática de futebol a crianças dos 6 aos 16 anos. A União Sambrasense teria os escalões de juniores e seniores, e o Grupo Desportivo de Machados faria uma equipa sénior com os jovens provenientes da União Sambrasense que “rodariam” nos campeonatos (inferiores) e voltariam para a União sempre que esta entendesse chama-los. O “protocolo” previa ainda a União Sambrasense não poderia descer de divisão e os Machados não poderiam subir para o escalão máximo do futebol regional.

Irrealismo reconhecido

Este “protocolo” irrealista não durou muito. Com o tempo o GDMachados que tinha começado pelo escalão de juniores, aproveitou os (talentosos) jogadores são-brasenses e decidiu formar uma equipa sénior capaz de subir à 1.a divisão, deixando de ceder jogadores a outras equipas. Começou aqui as desavenças entre a União e o Machados, enquanto a Sociedade nesta altura apenas se queixava da falta de apoio, pois era a que mais atletas possuía em competição e recebia em subsídios muito menos que a União.

A realidade dos dias de hoje

Há muito que a colaboração entre estes clubes não existe, pelo menos em termos de formação de equipas. O Machados e o Sambrasense são rivais nos campeonatos e “lutam” pelos melhores jogadores locais, e a Sociedade vê-se agora na iminência de ter que “lutar” pela continuidade da formação, pois o Sambrasense abriu uma “escolinha” para o futebol e está a aliciar os jovens jogadores com o seu “novo” campo relvado. Este terá sido o principal motivo que levou a Sociedade 1.º de Janeiro a solicitar a realização da reunião realizada na passada segunda-feira.

Reunião atribulada

Avisados que esta seria a ultima reunião do género patrocinada pela autarquia, os clubes de futebol aproveitaram para expor as suas ideias, perspectivas e problemas para o futuro.

O Machados, pretende manter as suas actividades excluindo a hipótese de qualquer alteração, pois até o ano transacto nenhum outro clube esteve preocupado em proporcionar a pratica da modalidade aos jogadores da terra . Alega ainda que foi com muito trabalho e carolice dos sócios que hoje possui um recinto próprio e com boas condições para a pratica da modalidade e põe de parte a possibilidade de abandonar o futebol ou, como chegou a ser proposto pelo Sambrasense, a possibilidade de “fusão” entre clubes do concelho. Quanto ao “protocolo” considera que não está de acordo com a realidade dos dias de hoje.

A Sociedade, pretende continuar a formação,e que todos os outros clubes do concelho sejam impedidos de fazer o mesmo, dado que até à data nenhum outro clube se mostrou preocupado com os jovens. Pretende ainda que as linhas base do “protocolo” se mantenham no que respeita à formação e que o mesmo e seja cumprido.

O Sambrasense, mais arrojado apresentou várias ideias na sua maioria consideradas irrealistas pelos outros participantes na reunião, nomeadamente a “fusão” dos três clubes num só representante do futebol concelhio, e esteve de acordo com o facto de o “protocolo” estar desactualizado face aos dias de hoje. Já a intenção de ser impedido de formar jovens jogadores, não caiu bem aos seus representantes, estando por isso fora de questão.

A Associação Jovem, convidada a participar na reunião porque tem equipas de Fute Sala, mostrou-se alheia a estas propostas e aproveitou essencialmente para chamar a atenção à falta de organização patente na autarquia. Queixando-se do trabalho realizado por, Vítor Guerreiro vereador do desporto. Segundo representantes da AJS está-se a 15 dias de iniciar o Campeonato de Fute Sala e ainda não foram disponibilizados horários para a utilização do Pavilhão Municipal e apesar de nos últimos 5 anos ter sido chamado à atenção para este facto, Vítor Guerreiro continua a deixar tudo para a ultima hora o que torna difícil a preparação para a participação das equipas da AJS no Campeonato.

Falando de Subsídios

Numa coisa tiveram todos os clubes de futebol de acordo, os subsídios atribuídos pela autarquia são considerados insuficientes. Todos reclamam mais ajuda pelo serviço de “utilidade pública” que prestam no concelho.

Também houve quem contestasse os critérios de atribuição dos mesmos, ou neste caso a inexistência de critérios. A autarquia não soube explicar, Vítor Guerreiro ficou atrapalhado quando lhe perguntaram se os critérios que levam à atribuição dos valores que cada um dos clubes recebem se deve à utilidade publica que as instituições possam ter, ao numero de atletas que possuem, aos eventos que realizam ou à qualidade da encadernação dos planos de actividades que apresentam.

Uma coisa ficou clara ninguém está de acordo com os valores que recebem ou com a formula usada para a atribuição dos mesmos. O vereador prometeu, mais uma vez, estudar e analisar os planos de actividades apresentados, no entanto face ao momento que a autarquia atravessa garantiu não poder haver aumentos.

A questão dos transportes

Outro dos problemas com que as associações se debatem é a dos transportes. Apesar de as deslocações estarem praticamente todas asseguradas pela autarquia, que disponibiliza autocarros para o efeito, o pagamento aos motoristas da câmara municipal é efectuado pelos clubes. No entanto esse pagamento é efectuado directamente ao motorista, e pago à “boca do cofre” e sem qualquer recibo. Facto que além de constituir uma ilegalidade é também um problema para os clubes na hora de apresentar contas aos sócios.

Sem reconhecer a ilegalidade da situação, a autarquia mantêm a sua posição no que a estes pagamentos se refere. O autocarro é disponibilizado sempre que os clubes o solicitarem mas o pagamento deverá continuar a ser feito (em dinheiro) directamente ao motorista, sem que este esteja obrigado a passar qualquer recibo aos clubes e associações.

De novo… só a cassete!

A reunião terminou, já passava da uma da manhã, e não trouxe nada de novo. Por enquanto tudo fica como está. Entretanto a autarquia irá tentar elaborar um “verdadeiro” Protocolo de forma a organizar a colaboração entre clubes e a própria autarquia. Prevê-se difícil. A assinatura de um protocolo que envolva associações deve ser feito apenas depois de apresentado e analisado por cada uma das associações em reuniões de direcção. Propostas de alteração podem surgir, o que daria nova protocolo, que seria novamente analisado em reunião de direcção das associações e daí resultar novas propostas de alteração, o que tornaria este protocolo num círculo contínuo. Face a discordância demonstrada pelos clubes na reunião este será o cenário mais provável.

Conclusão a única novidade que esta reunião trouxe foi o facto de ter sido gravada na sua totalidade, podendo ser consultada por todos os interessados, basta para isso que o solicitem à autarquia.


… aos amigos e leitores, RP; FDS, JJ e -->judas<-- os nossos agradecimentos pela ajuda dada na elaboração deste post.

A gerencia

13 comentários:

Anónimo disse...

Não há que agradecer cara gerencia, é um prazer ajudar! he! he! he!

Neste post faltou realçar a utilidade do Observatório da Cultura e Desporto.
Afinal para que servem se quando é para discutir os problemas relacionados é necessário fazer-se reuniões "privadas"?

São este tipo de situações que vem por a nú toda a (des)organização desta câmara municipal!... O que tem feito pelo desporto e pela cultura o nosso vereador nos Observatórios?


Após Cinco Anos Tá tudo na mesma!
É uma vergonha!
Tacho e Penacho!
Organização muito pouca!

Há que expor estas situações, para que os nossos autarcas não pensem que é só enganar o povo em tempo de eleições!

-->judas<--

já me enganaste uma vez
não me enganas outra.

Anónimo disse...

Tásss Bêmm!

ass:RP

Anónimo disse...

Em ultima instancia a culpa desta trapalhada toda no desporto concelhio é da câmara municipal que tem patrocinado a balburdia!

Há anos que os subsidios são forma de comprar votos ou calar contestações!
Critérios é mentira!!!!
Organização, deixa me rir!!!

JJ

Anónimo disse...

A esta hora, o Vitor deve dar saltos na Câmara como um macaco.

Andam a preseguir o homem?!

Anónimo disse...

Hoje há gritos pelos corredores da câmara de meter medo!

ó judas:
não atisses o homem, que paga é a malta!

Anónimo disse...

tanta cagança, tanta treta...
s.bras é uma linda serrana
com um lindo vestido
e de cueca toda cagada.
às vezes sinto vergonha de ser de s.bras.

Anónimo disse...

o pior deste blog da má lingua é mostrar muita verdade! Deixem se estar quietos moços do caraças! não mexam mais na porcaria! quanto mais mexem mais fede!

Bo$$

Anónimo disse...

Queres ver!...
Com tanta história, os motoristas da câmara é que andar a meter o dinheirinho ao bolso!
Eu quero um emprego desses!... receber por fora e sem recibos...

Sem espinhas

Anónimo disse...

o ps do eng.º eusébio roubou a ideia dos observatorios à cdu

fazia parte do programa eleitoral de 2001 da cdu e chamava-se concelho local para o desporto.

o programa do Ps em 2001 nem sequer falava disso.

para não ficar com o mesmo nome chamaram-lhe observatorios, a ideia era boa, mas nunca foi desenvolvida como deve ser.

inves disso só serviu para show off. nunca serviu para nada. esta noticia dá bem conta disso.

ass: Che
antes morrer de pé
que viver ajoelhado!

Anónimo disse...

faltou dizer tanta coisa aqui.

se calhar não sabem que além de se ter que pagar em dinheiro os motoristas também se tem que pagar à câmara a gasolina gasta pelo autocarro nas deslocações!

ass: Toma lá mais esta

Anónimo disse...

... e sabiam que em 1999 quando fizeram o procolo, o vereador vitor era presidente da AJS, o presidente da junta o David era presidente da Sociedade, na União o presidente da assembleia era o Zé Pires o presidente da Câmara...

e esta heim!?

ass:Social(ISTA) Democrata

Anónimo disse...

Bem, por este andar o Eusébio tem de pedir a demissão do cargo, pelo ritmo a k se vai descobrindo os podres. Será k este blog ainda vai descobrir algo mesmo grave para chegar a esse ponto?
Se calhar kuando a Tal Olga entrar no concurso.
Tou a ver k po mandato não chega ao fim!!!!!!

Anónimo disse...

ele e a cassete,sera que paga direitos de actor,sera que nao e contrafaccao chamem a brigada fiscal,ele anda sempre acompanhando da mesma