18 setembro 2006

Escola Poeta Bernardo de Passos

Curso de Empregados de Mesa é um caso de sucesso
In:Noticias de S.Braz

Na Escola Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, é leccionado há já três anos o Curso de Empregados de Mesa que tem tido uma boa adesão dos alunos. Para sabermos como funciona este curso e muito mais, estivemos recentemente à conversa com Renato Pires, um dos formadores.

A ideia de levar a efeito o Curso de Empregados de Mesa veio no seguimento dos chamados currículos alternativos em que alguns já continham alguma carga horária dedicada à hotelaria. Daí até ao arranque do Curso foi uma questão de tempo e algum trabalho.

Renato Pires, um jovem são – brasense com bastante experiência e formação nesta área, que se tem dedicado desde há cerca de três anos a dar formação no Curso de Empregados de Mesa, concretamente, a disciplina de Serviço de Mesa contextualiza-nos acerca do referido curso. “Estes cursos são designados de Cursos de Educação e Formação (CEF), que dão equivalência ao 8º e 9º ano de escolaridade e acesso a uma carteira profissional de 2ª Categoria”.

Apesar deste curso ser o que maior aceitação tem tido, já foram leccionados outros, como nos explica o jovem formador. “Quando o Curso começou a ser leccionado, há 3 anos, havia para além do Curso de Empregados de Mesa, a opção do Curso de Mecânica de Motociclos que durou 2 anos. Já no ano passado, houve para além do Curso de Empregados de Mesa, o de Pré – Impressão”.

Actualmente a Escola Poeta Bernardo de Passos dispõe de um leque bastante diversificado de cursos que são coordenados pela professora Cristina Correia e que estão ao alcance dos alunos a quem este tipo de cursos se dirige.

No que concerce ao funcionamento do Curso de Empregados de Mesa, Renato Pires explica que “a maioria dos formandos, cuja média de idade ronda os 16 anos, já tiveram reprovações e algum insucesso escolar, mas apesar disso, pretendem uma disciplina prática que lhes abra o campo das opções para a vida futura”. Ao que acrescenta, “este curso tem a duração total de 768 horas, incluindo o estágio profissional e para além da disciplina de serviço de bar, os formandos têm outras disciplinas que os podem ajudar futuramente”.

Cerca de 30 alunos já frequentaram o curso, sendo que no último ano, a maioria dos alunos era oriunda do Concelho de São Brás de Alportel, porém, têm vindo para este Curso, alunos de outros locais do Algarve. “Os alunos procuram os cursos que mais lhes agradam, mesmo que este seja leccionado fora da sua área de residência. Conheço casos de alunos que fazem um esforço redobrado em relação ao percurso casa – escola – casa, tudo para tirarem um curso que gostam. É um esforço notável”, frisa este formador.

No final do Curso acontece um estágio profissional de 210 horas numa unidade hoteleira da Região, onde têm a oportunidade de por em prática tudo aquilo que aprenderam e adquirir novas experiências. Renato Pires refere ainda que “o Curso tem tido bastante aceitação por parte das unidades hoteleiras ao nível dos estágios profissionais, donde se destacam duas unidades hoteleiras de referência que receberam quatro estagiários (2 cada) e após a conclusão deste, os jovens formandos foram convidados a integrar os quadros das empresas. Falo do Hotel Sheraton, que integrou na equipa a Sónia Reis e o Tiago Rodrigues e do Hotel Montechoro, que ficou com o Délio Salvador e Pedro Pereira”.

Este é de resto um facto que alegra e reconforta todos os Professores, Formadores e Conselho Directivo da Escola que estão ligados a este Curso. “Dar formação a estes jovens é por vezes um tanto ou quanto delicado, mas no final, é bastante gratificante, pois conseguimos ver que alguns deles ficam inseridos no mercado de trabalho e de certa forma, encaminhados para a vida activa”, diz-nos o formador algo emocionado.

De referir que cada vez mais, as escolas de ensino básico da Região vêm optado por estes Cursos em virtude da localização geográfica do Algarve e por esta ser uma das principais actividades profissionais no Algarve.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vejam a foto sobre esta notícia do curso de empregados de mesa no Notícias de São Brás que foi publicada na capa. E reparem quem lá está atrás: a amiga Olga com a bibliotecária Teresa Oliveira.

Anónimo disse...

o que é que queres dizer com isso?

Anónimo disse...

va la meu conta la pra malta se divertir...ou tas armado em alfred hitchckocus...


com espinhas

Anónimo disse...

dahhhhhhh!!!!!!

Anónimo disse...

então para levantar uma mesa é presiso de um curso???
é que são mesmo basico...

Anónimo disse...

Dia 11 de Outubro vai ser mais uma prova dada de um concurso muito fixe.

Anónimo disse...

"Deslarguem" a pobre da Amiga Olga, deixem-na em paz, é só boato para aqui boato para ali, já só falta dizerem que é da família da ex-vereadora.

Anónimo disse...

e se for da familia não pode trabalhar ?

Anónimo disse...

não me digam que é mesmo da familia?!...
se é, claro que pode trabalhar, com jeitinho até pode escolher o emprego.

Sem espinhas