09 setembro 2006

IV Encontro de Amigos de Ciclomotores Antigos

No passado dia 27 de Agosto, organizado na integra pelo Paço Branco – Clube de Amigos de Ciclomotores Antigos, realizou-se na Conceição de Faro, o IV Encontro de Amigos de Ciclomotores Antigos, que reuniu cerca de 200 participantes, dos quais, por questões de logística, só 170 formalizaram a sua inscrição.

Caso para dizer que, o largo da Igreja na Conceição de Faro, onde os “amigos” se reuniram, foi pequeno para acolher todos os que quiseram participar, um facto que leva a organização a ter que pensar em outro local para acolher no futuro o evento, que, diga-se em abono da verdade, este ano teve honras de reportagem por parte de um canal de televisão, a TVI, que no período em que decorreu o almoço, transmitiu imagens em directo.

Após conclusão das formalidades para participar no “Encontro”, os “amigos e suas máquinas”, iniciaram um passeio que os levou desde a Conceição de Faro até ao Jardim Manuel Bívar em Faro, onde permaneceram durante cerca de uma hora, pena é que o público não tivesse comparecido para apreciar, ou relembrar, como são as máquinas que outrora foram meio de transporte principal para muitas famílias.

A caminho do almoço, que teve lugar num restaurante nas Campinas de Faro, os “amigos e suas máquinas” desfilaram pelo Rio Seco, Galvana, Pázinho da Areia, Chaveca, Outeiro, Conceição de Faro e Paço Branco.

Após o repasto, teve lugar a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, acto presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário, em que marcaram também presença, o presidente da Junta de Freguesia de Conceição de Faro, José António Jerónimo, e o presidente do Paço Branco – Clube de Amigos de Ciclomotores Antigos, António Guerreiro Isidoro.

No que concerne a prémios aqui ficam os galardoados: “Ciclomotor mais Antigo” CUCIOLO de 1951, propriedade de Joaquim Leal. “Ciclomotor melhor Conservado” (Com pintura e peças originais) SACHS / ANDORINHA ASA DOURO de 1966, propriedade de Jorge Fernandes; “Ciclomotor melhor Conservado – Sócios” (Com pintura e peças originais) ALPINO “F” de 1951, propriedade de Carlos Joaquim.

Foram ainda galardoados, na categoria de homens, como mais idoso, o João Sabino com 81 anos e, como mais jovem, com 12 anos, o Rui Guerreiro. Na categoria das senhoras, como mais idosa, com 72 anos, a Maria Albertina, a mais jovem, com 29 anos, foi a Marta Silvério. Quanto ao sorteio de uma motorizada, o sortudo foi o João (Almodôvar).

Refira-se por último que, marcaram presença no IV Encontro de Amigos de Ciclomotores Antigos o Moto Clube Almodôvar, Moto Clube Estói, Amigos 2 Rodas Antigas – Moncarapacho, Grupo Desportivo dos Machados – S. Brás Alportel, Clube Futebol Cabeça do Velho – S. Brás Alportel, Núcleo de Almansil e Núcleo 4 Estradas – Loulé.

Sem comentários: