22 setembro 2006

Roubos de viaturas continuam (actualizado)

In: CorreiodaManhã


Três viaturas de alta cilindrada foram roubadas anteontem, no Algarve, presumivelmente por elementos da rede de tráfico de carros topo de gama, com ramificações a vários países da Europa e África, ontem noticiada pelo CM. A GNR conseguiu recuperar um Audi A4 e, após perseguição, também um Mercedes ao que tudo indica furtado por um marroquino no dia 13, em Faro.

Com os roubos registados anteontem sobe para 23 o número de veículos de alta cilindrada furtados desde Agosto na região algarvia. Para além do Audi A4 roubado em Tavira, cerca das 10h30, e recuperado sete horas depois em São Brás de Alportel, a GNR confirmou o roubo de dois Mercedes: um em Almancil (Loulé) e outro em São Brás de Alportel. Segundo a Lusa, um quarto veículo de alta cilindrada terá sido furtado no mesmo dia mas as autoridades policiais não confirmam o roubo.


Um dos dois carros recuperados anteontem foi furtado no dia 13, no estacionamento de um armazém, no sítio de Chelote, arredores de Faro, por um indivíduo alegadamente marroquino.

O Mercedes C220 foi detectado cerca das 20h00 de anteontem pelo comandante do posto da GNR de São Brás de Alportel que suspeitou das movimentações do veículo.

O proprietário do Mercedes, José Lima, revelou ao CM que, após detectar a viatura e confirmar tratar-se de um carro roubado, o sargento Rodrigues, que se encontrava de folga e à civil, tentou interceptá-lo barrando-o com a sua viatura particular, sem resultado.

O Mercedes, onde seguiam três homens, pôs-se em fuga mas foi seguido pelo sargento. Alertada pelo militar, que ontem recusou comentar o caso ao CM, a GNR montou uma barreira policial na zona de Cortelha que os suspeitos conseguiram furar, seguindo em direcção a Almodôvar.

Já nesta localidade alentejana a viatura voltaria a ser localizada pelos militares. Depois de nova tentativa de intercepção, que envolveu o disparo de tiros de intimidação, os fugitivos acabariam por abandonar o Mercedes com danos ligeiros.

José Lima, que se deslocou ontem a Almodôvar para recolher o automóvel, revelou ao CM que o roubo foi praticado por um único indivíduo, quando descarregava materiais para o armazém. “Entrou no carro, fez marcha-atrás e fugiu a alta velocidade”, revelou.

Pormenores

TRÁFICO

Os carros topo de gama roubados em Portugal e noutros Estados da Europa são traficados para países de Leste e de África. Na semana passada foram recuperadas três viaturas de luxo em Algeciras, Sul de Espanha, que estavam a ser embarcadas num ‘ferry boat’ com destino ao Norte de África.

ROTAS

As autoridades, que investigam esta rede há cerca de um ano com outras polícias europeias, têm identificadas três rotas de tráfico. Para além da Europa de Leste onde chegam por estrada, os carros são embarcados de Roterdão (Holanda) para a África Ocidental e Oriental e do Sul de Espanha para o Norte de África.

FALSIFICAÇÃO

Os carros furtados são escondidos em garagens clandestinas onde lhes é alterado o número de série de carroçaria e falsificadas as matrículas. A maioria é vendida através da internet, em ‘stands’ e por particulares.


----------------------------------------------



In:Lusa, 22/09/2006


GNR S.Brás recupera viatura

Mais quatro automóveis de alta cilindrada foram roubados quarta-feira no Algarve, elevando para 23 o número de carros furtados na região durante o último mês.

Em declarações à Lusa, fonte policial, que solicitou o anonimato, disse que um dos quatro automóveis furtados, aparentemente para serem transportados para o Norte de África, foi recuperado pelas autoridades em São Brás de Alportel no mesmo dia.

Fonte da GNR de Faro confirmou pelo menos dois dos furtos, em Tavira e São Brás de Alportel, e a recuperação de um dos automóveis, referindo que tudo indica que os roubos sejam resultado da actuação de uma rede.

"É preciso alertar as pessoas para que nunca deixem as chaves na ignição, nomeadamente junto a supermercados, bombas de gasolina ou locais de lavagem", disse aquela fonte, sublinhando que a maior parte dos furtos aconteceu em casos de descuido.

Pequena distração foi suficiente

Foi numa dessas situações e em questão de segundos que José Lima, proprietário de um armazém nos arredores de Faro, viu o seu Mercedes C220 ser furtado do interior de um parque fechado.

José Lima descreveu que entrou no parque de estacionamento privado que circunda o seu armazém e deixou as chaves na ignição do automóvel.

Mal voltou as costas, um homem que estava aparentemente escondido no local entrou no carro, ligou o motor, fez marcha-atrás e saiu a alta velocidade do parque, o que levou José Lima a calcular que já estivesse referenciado pelos criminosos.

"Eles detectam os condutores dos carros e basta uma pequena distracção para agirem", disse, em declarações à Lusa, sublinhando que o homem que furtou o seu carro era "muito bom condutor" e parecia "profissional".

Sargento à civil reconhece viatura furtada

A viatura de José Lima viria a ser abandonada e recuperada durante a noite de quarta-feira a poucos quilómetros de Almodôvar, no Alentejo, depois de uma perseguição policial que começou em São Brás de Alportel.

Segundo José Lima, foi o empenho da GNR local que possibilitou que o carro fosse recuperado, já que foi o comandante do posto de São Brás que detectou o movimento suspeito de uma viatura e reconheceu tratar-se do carro furtado uma semana antes.

"O sargento Rodrigues estava de folga e vestido à civil quando reconheceu o meu carro, que levava três homens, e atravessou a sua viatura particular à frente deste", contou.

Segundo José Lima, o militar ainda tentou fazê-los parar mostrando-lhes a sua identificação, mas os homens puseram-se em fuga, conseguindo furar duas barreiras policiais, na zona da Cortelha e em Almodôvar, entretanto montadas.

Na última barreira, acrescenta, terão sido disparados alguns tiros, o que terá levado os homens a abandonar a viatura, encontrada com danos ligeiros a escassos quilómetros de Almodôvar.

No último mês têm sido furtadas no Sotavento algarvio viaturas de alta cilindrada - Mercedes, Audi, BMW e Volkswagen -, cujo destino se presume ser o Norte de África, sendo que algumas já foram recuperadas em Algeciras, no Sul de Espanha, prontas para embarcar rumo a Marrocos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Um post a mostrar a eficiencia da nossa GNR em particular do sargento rodrigues... é raro!

Não podia deixar de merecer um comentário:

Esteve bem!.. desta vez a tática "xerife do faroeste" resultou, apanhamos os gajos! boa!

-->judas<--
hi, hi, hi.

Anónimo disse...

ja tava na hora de termos um sargento corajoso em S.Bras...parabéns senhor Rodrigues mas na proxima vez faça mais atenção podem estar armados e o heroi vai pro maneta...

com espinhas

Anónimo disse...

O nosso sergento Rodrigues tem de deixar de ver filmes policiais americanos...
isso ñ é a america estamos em Portugal... Portugal...

Anónimo disse...

Há granda sargento a final não serve só para mandar multar tambem apanha bandidos assim é que é minorca mas é valente quem diria AÍ O GAJO HÃ.......................

Anónimo disse...

no dia dos roubos dos carros estava a patrulha da GNR a dar uma ao pé da minha casa por baixo da uma olivera... mas tenho as foto

ASS: Jorge Cavaco

Anónimo disse...

Vejão lá se deixão de andar a dar quécas com elas na hora de serviço e estão máis atentos aos assaltos nos não andamos a discontar para voçes andarem ai a gozar alem disso há um amigo que diz ter tudo filmado ........................

Anónimo disse...

vejam lá se deixam de assinar com nome dos outros!

ass. António Paulo

Anónimo disse...

O tozinho quem é que assinou por ti ?...diz la ...

com espinhas