22 setembro 2006

“Dia Europeu Sem Carros”


O Município de São Brás de Alportel volta a associar-se ao Dia Europeu sem Carros, no próximo dia 22 de Setembro. A vila do sotavento algarvio junta-se à campanha europeia, e deixa um apelo a todos os munícipes: é preciso “Viver a Vida a Cores”, combater o sedentarismo, praticar desporto, viver com tranquilidade o ambiente urbano de uma vila que prima pela qualidade de vida, no âmbito da estratégia desenvolvida pela autarquia, que visa o ordenamento urbano, a criação e valorização de espaços públicos e a melhoria das condições de mobilidade.

Neste sentido, a autarquia são-brasense não deixa uma vez mais de apoiar a iniciativa europeia, que surgiu em 1998, em França, para dois anos depois integrar a campanha europeia da Comissão Europeia “Dia Europeu Sem Carros”, com o propósito de encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, em particular, com a protecção da qualidade do ar, a mitigação do aquecimento global e a redução do ruído.

Consciencializar os cidadãos para os efeitos da sua escolha de modo de transporte na qualidade do ambiente e ao mesmo tempo proporcionar-lhes oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e para redescobrirem a sua vila ou cidade, num ambiente mais saudável e agradável são objectivos da Campanha que ano, após ano, ganha novos adeptos.

GIDI CM SBA - 12.09.2006

------------------------------------

Curioso!... Apesar do anunciado pela edilidade são-brasense, São Brás de Alportel não tem actividades organizadas integradas oficialmente na “Semana Europeia da Mobilidade” ou participa oficialmente no “Dia Europeu sem Carros”!... Mais uma mentira do Engenheiro?!....

Será que o passeio é mais uma daquelas oportunidades politicas para enfiar o “cházinho do costume” à malta?!.... o anuncio está feito, antes do passeio há discurso!... António Eusébio, equipado a rigor para o passeio, vai antes dar a conhecer algumas das novas viaturas adquiridas pela câmara e alguns “novos” outros já bem antigos projectos de desenvolvimento sustentável!.... a não perder!... É mais um comício de António Eusébio disfarçado de passeio de bicicleta!... e inserido numa festividade europeia!... a não perder!

7 comentários:

Anónimo disse...

Ha Ha Ha..
Vocês não perdoam uma!

Então o Eusébio quer inserir um passeio de bicicleta na iniciativa europeia de um dia sem carros!

ha! ha! ha!
É bem mais facil que fechar a ciculação automovel no centro da vila por um dia inteiro, que é o que a organização exige as localidades que aderem a esta iniciativa!...

Este Eusébio, e o seu PS
andam loucos... já não sabem que andam a fazer!...

A minha tristeza é que o pessoal é tão cheguinho que embarca nestas "proezas"...

Enfim, S.Brás no seu melhor!

-->judas<--

Anónimo disse...

O que é ainda mais ridiculo é a grande apresentação das viaturas adquiridas pela camara ser feita precisamente no dia europeu sem carros.
Isto será algum sarcasmo obscuro da parte da edilidade? ou é uma simple estupidez?
Não percebo a escolha, a não ser que o VW e os autocarros escolares tenham motores amigos do ambiente, só assim me parece coerente no dia europeu sem carros se proceder à apresentação oficial de viaturas.

Anónimo disse...

é simplesmente mais uma ideia parva do piri...e quando for o dia da criança o executivo camarario ira fazer uma visita ao lar da terceira idade...so visto que contado ninguém acredita

com espinhas

Anónimo disse...

Dias Europeu sem carros?
Semana da mobilidade?
... ...
E depois?
No dia seguinte?
Volta tudo ao normal porque o pessoal tem que se deslocar, tem que se mexer e, como não há transportes públicos, tudo isso vai por água abaixo.
Haver transportes públicos há! Mas são os mínimos e para circularem são subsidiados pelo estado de modo a que as empresas consigam manter o serviço público de transportes que de outra forma não mantinham. A não ser que uma viagem de autocarro S. Brás-Loulé custasse 15 ou 20€!
Já agora, alguém sabe os horários? Ninguém, porque ninguém procura nem pergunta. Todos temos carro e por isso não precisamos.

Pergunto-me se de todas as vezes que vou a Faro, por exemplo, tenho mesmo a necessidade de andar lá por baixo às voltas com o carro, durante meia hora à procura de estacionamento para fazer qualquer coisa em 15 minutos e demorar outros 15 ou 20 a sair de lá e a queixar-me do transito? E já passou uma hora!
Certamente não! Um conjunto de parques de estacionamento à entrada de Faro, uma rede completa de autocarros ou mini-autocarros agora muito em moda, certamente parava uns quantos carros, reduzia um pouco a poluição, e sobretudo, tornava a vida dos que lá moram mais facil e também a vida daqueles que por vezes têm que lá ir mesmo em emergencia e que não podem perder tempo em transito.Não?!

É certo que tudo isso custa dinheiro e o que ganha eleições não é obrigar as pessoas a deixar o carro longe mas sim permitir entrar com o carro pela casa a dentro.
E muito mais fácil e bonito é aparecer montado numa bicicleta que só sai de casa uma vez por ano!

(E vocês pensam: Mas o que é que o Presidente da Câmara de S.Brás tem a ver com o de Faro? Lá está este laranjinha dum raio a falar por falar!)

Ass: Fiquem Bem!

PS: O Inverno está aí e uma boa prevenção para as constipações é comer umas laranjitas porque têm vitamina C.

Anónimo disse...

ñ sabes fazer frazes mais pequena é que o pessoal tem a vista cansado....
Fiquem bem!

ASS: Jorge Cavaco

Anónimo disse...

Vista Cansada?!
É um mal cada vez maior da sociedade moderna, pelo facto de passarmos a vida ao computador, na televisão!

E o maior problema é que mesmo os que não têm a vista cansada mas que parece que a têm mesmo muito cansada, para não verem sequer a poeira que muita gente nos manda para os olhos!

Comam cenourinha porque dizem que faz bem à vista!

Ass: Fiquem Bem!

Anónimo disse...

Uma Câmara Cheia de:

Palhaços!

Ignorantes!

Mentirosos!

e acham que os outros são parvos!
Palhaços!

Não Sei