14 setembro 2006

As melhores rolhas de cortiça do Mundo

Subsídio comunitário ‘construiu’ fábrica das melhores rolhas de cortiça do Mundo

Um subsídio, através do Sistema de Incentivos Regionais (SIM) da Comunidade Europeia, de 59.307 contos, a fundo perdido, em 19 de Outubro de 1995, ajudou a firma César Correia Lda, de São Brás de Alportel, a construir uma moderna fábrica, orçada em 122.845 contos.

Exercendo a actividade desde 1987, através da unidade industrial Nova cortiça, de parceria com duas empresas congéneres, uma espanhola e outra francesa, a César Correia Ldaª é uma empresa de transformação de cortiça. Fabrica discos de cortiça natural para rolhas de champanhe, para as melhores marcas do mercado internacional.

“ Essa ajuda comunitária permitiu- nos passar de 34 para 57 postos de trabalho e deu-nos a possibilidade de produzir mais e com melhor qualidade”, explica César Correia, gerente da firma, que enumera as vantagens da nova fábrica: “ Criámos um laboratório de análise de qualidade e sensorial da cortiça, que nos permite testar o TCA, o cheiro da cortiça e que afecta a boa qualidade e transmite sabor à cortiça”, salienta o industrial algarvio que não esquece a criação de um refeitório, instalações sanitárias, vestiário com duches e outras regalias que foi possível dar aos funcionários da firma.

Com uma capacidade de produzir, diariamente, três milhões de discos de cortiça para garrafas de champanhe, a nova unidade, devido a dificuldade de escoamento, apenas produz dois milhões, o dobro daquilo que fazia antes da transferência para a nova fábrica. De salientar que mais de sessenta por cento do produto é para exportação, com a firma sambrasense a facturar seis milhões de euros anuais.

Mais recentemente, em Janeiro de 2000, novo subsídio da CE, de 23.000 contos, de novo a fundo perdido, ao abrigo do RIME (Regime de Incentivos às micro Empresas) permitiu a César Correia Ldaª alargar as instalações e comprar máquinas mais modernas: “ Esse subsídio permitiu-nos modernizar os equipamentos, aproveitando melhor os recursos humanos, melhorando as questões ambientais e criando três novos postos de trabalho”, conclui César Correia satisfeito com o apoio comunitário que lhe permitiu crescer na sua actividade.

In: AlgarvePress

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui està um exemplo de homem para todo o português que se arma em chico esperto com os subsidios da CEE...se todos fossem assim talvez este portugal estariam bem melhor do que està actualmente...parabéns a este sambrasense que merece bem uma medalha de merito pelo excelente trabalho que tem feito...

com espinhas

Anónimo disse...

Ao que parece o Sr. Cesar Correia, como industrial da cortiça, não tem nada a ver com uns quantos que por aí há, que se auto proclamaram EMPRESÁRIOS da CORTIÇA ao volante de um BURROCEDES (quis dizer Mercedes) e que quando falam de negócios dizem ao ouvido e a coçar os poucos cabelos debaixo da boina, porque o segredo é a alma do negócio:

- Xiiiuuu! A quanto é que 'tá a arroba no barranco?
- A ...contos a arroba! Comprei ontem!
- Aaah! E é na árvore ou já 'tá apanhada?
- Já apanhadinha... que eu nã 'tou pa' ter trabaaalho!
- Ah! Bom, bom! E dá uma carrada ou não?
... ...
Ou então é ouvi-los a fazer comentários nos mais badalados cafés da nossa Vila em voz baixa, mas de maneira a que todos ouçam:
-Ai! Ai! Ai! Isto ´tá muita mal, muita mal e nunca isto 'teve tã mal!... E agora o Socrates anda aí a apertar com as finanças, um gajo daqui a pouco nem dinheiro para beber uma cervejinha tem!
-Ai! Ai! Ai! Só de pensar no que isto 'tá, até me doi a espandilose

Resumindo: Ainda bem que em Portugal não há só maus exemplos.

Ass: Fiquem Bem!