10 outubro 2006

Novo Protal vai criar eixos de articulação interior/litoral

O novo Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL), actualmente em discussão pública, vai criar três eixos de articulação entre o interior e o litoral algarvios para corrigir as assimetrias existentes, informou fonte oficial.

O novo documento, cuja consulta pública termina a 30 de Novembro e que vigorará nos próximos 10 anos, vai ser alvo de quatro sessões de esclarecimento promovidas pela CCDR/Algarve, a realizar em toda a região.

As sessões arrancaram sexta-feira em Portimão, seguindo depois para Aljezur (dia 17), Alcoutim (20) e Faro (24), com o objectivo de alargar o debate e promover o contacto directo com as populações.

Em conferência de imprensa, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região (CCDR) do Algarve anunciou a criação de três novas figuras de ordenamento do território, cuja missão é corrigir as assimetrias entre o interior e o litoral.

O eixo de articulação interior/litoral vai ligar as cidades de Silves e Loulé à vila de São Brás de Alportel, o eixo transversal serrano coincide com a Estrada Nacional 124, que atravessa o interior algarvio, e o triângulo vicentino vai agregar Vila do Bispo, Aljezur e Lagos.

"São figuras que percorrem toda a região numa lógica de conjunto", sublinhou Campos Correia, acrescentando que o objectivo é dar perspectivas de desenvolvimento ao interior com base nos sistemas urbanos.

Tomando como exemplo o eixo transversal serrano, que funciona como um pólo aglutinador de toda a faixa interior deprimida, Campos Correia aproveitou para salientar que a reconstrução de habitações em espaço rural é uma das orientações do novo PROTAL.


2 comentários:

Anónimo disse...

É uma pena que não estejam comtempladas todas as capitais de concelho nas apresentações públicas do plano!
Esperava mais de algo que vai condicionar tanto o Algarve.
TG

Anónimo disse...

Fui ontem à apresentação do protal em Portimão e fiz o post sobre o mesmo....

http://gabinetedetemposlivres.blogspot.com/2006/10/protal.html

foi ... como eu vi!
Fiquei desiludida.
TG