16 outubro 2006

Projecto Carta da Terra

A ASPEA, elaborou o Projecto Carta da Terra - Instrumento de Sustentabilidade para comemorar o primeiro ano da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo: respeitar a natureza, os direitos humanos, providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver e empenhar-se para viver sempre em paz e harmonia. Defende a idéia de sermos cidadãos do planeta de nos importarmos com todo e qualquer ser vivo e com o presente e futuro da Terra. E que todos os povos da Terra são irmãos e compartilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo em que vivemos.

No ano lectivo 2005-06, o Projecto, numa fase-piloto, encontrava-se em desenvolvimento na área geográfica da Direcção Regional de Educação do Algarve, tendo-se constituído uma Comissão Local (nível local), envolvendo autarquias, instituições governamentais e não governamentais, para apoio à implementação, acompanhamento e avaliação do projecto.

O projecto tem o seu principal desenvolvimento nas escolas, enquanto pólos de produção e difusão de informação sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, como agentes de intervenção e como motores de mobilização da sociedade, através dos alunos e das suas famílias.

De acordo com as linhas orientadoras da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e da Estratégia da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da CEE/ONU, o Projecto Carta da Terra. Instrumento de Sustentabilidade, apresenta os quatro níveis de aplicação, internacional, regional, nacional e local.

A nível nacional, o projecto terá o seu desenvolvimento no presente ano lectivo 2006-07 de actividades nas escolas/ agrupamentos que adoptaram o projecto: EBI Salir; EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos em S. Brás de Alportel e Agrupamento de Escolas de Algoz.

Ao nível regional, em Espanha (Salamanca), em parceria com a Fundación Iniciativas Locales, Castilla y León; prevê-se o seu posterior alargamento em Espanha e eventualmente noutros países da Europa.

Ao nível internacional, está prevista, para os anos que se seguem, a implementação do projecto na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e nos países Hispânicos

para mais informação: clica aqui

Sem comentários: