31 outubro 2006

Fogo Posto em Apartamento em S. Brás

Imigrante em França incendeia apartamento
da ex-companheira em S. Brás de Alportel


Na passada noite de sábado (28/10) por volta da meia-noite, tocava a sirene dos Bombeiros, um incêndio lavrava dentro de um apartamento na estrada de Tavira(junto ao stand David). A vizinhança terá apercebido das chamas provenientes do apartamento, e alertaram os Bombeiros Voluntários de S. Brás de Alportel.

Os vizinhos deram conta das enormes labaredas vindas do apartamento logo que o fogo deflagrou e também deram conta que um homem suspeito entrava apressadamente num táxi que o aguardava a entrada dos apartamentos arrancado de seguida a toda velocidade. O que acabou por ser fundamental para a identificação e captura do suspeito.

Capturado no concelho de Faro o indivíduo, um emigrante português, planeava apanhar um avião para a França, país onde reside à vários anos. Segundo fonte junto da GNR, o individuo terá vindo França e chegado a S. Brás de táxi, subido ao apartamento da ex-companheira, e uma vez no interior “regado” com gasolina todas as divisões e ateado fogo, pondo-se seguidamente em fuga no táxi que o aguardava. O taxista não teria qualquer relação com o suspeito, no entanto terá agora que responder criminalmente pela “fuga” do local do crime.

O incêndio, alegadamente, terá sido o produto de um conflituoso processo de divórcio em que a título de vingança o homem se terá descolado propositadamente deste França, com o único intuito de atear fogo ao apartamento em que vivia a mulher.

Incêndio põe em causa operacionalidade dos Bombeiros

Ainda o suspeito não tinha abandonado o local e já eram visíveis as enormes chamas que a gasolina ajudou a alastrar-se pelo interior do apartamento. A vizinhança teve tempo de observar o táxi que o suspeito utilizou para a fuga arrancar a toda velocidade enquanto alertava os Bombeiros voluntários de S. Brás.

A sirene dos Bombeiros não levou mais de dois minutos para tocar. A vizinhança começou a sair para a rua, o espectáculo proporcionado pelas chamas era aterrador. Passaram-se mais 10 minutos, e apesar do Quartel dos Bombeiros estar a escassos 100 metros (1 minuto a pé) do incêndio ainda não era possível vislumbrar nenhuma viatura dos bombeiros a aproximar-se do local. Nesta altura já se juntavam local mais de 50 pessoas, vizinhos e passantes, desesperavam. As chamas eram enormes, tão grandes que iluminavam toda a rua. Em pânico, houve quem fizesse o escasso trajecto entre o apartamento em chamas e o Quartel dos Bombeiros pelo menos 3 vezes, na tentativa de “apresar” os bombeiros. Mas não havia maneira deles aparecerem!...

"Onde estão os Bombeiros?"

“Onde estão os Bombeiros?” era a pergunta que mais se ouvia entre os que presenciavam, impotentes, as chamas a consumirem o apartamento. O receio que o fogo alastrasse para os apartamentos vizinhos tomava conta dos populares. “Onde estão os Bombeiros?!... Por Favor alguém chame os bombeiros.”, dizia uma moradora do prédio contíguo soluçando compulsivamente agarrada ao telemóvel. Por esta altura já havia na rua cerca de uma centena de pessoas que observavam as enormes labaredas que consumiam o apartamento, sem nada poder fazer, tinham-se passado 20 minutos desde que a sirene soou.

Vinte e cinco minutos depois, enfim luzes azuis dos bombeiros! Uma viatura dobrava a esquina que separava o quartel dos bombeiros do incêndio, era uma viatura ligeira com três “ bombeiros”.

Acção atabalhoada, Bombeiros pouco preparados!

A chegada da primeira viatura dos BV S. Brás ao local levou meia hora, o que causou indignação aos que assistiam impotentes desde o início do incêndio. Como se isso não bastasse, os poucos bombeiros que transportava mostravam um enorme nervosismo talvez causado pelas cerca de uma centena de pessoas a esperavam da sua chegada.

“O carro dos Bombeiros chegou meia hora depois de ser chamado!... Como se isso não bastasse aparecem aqui com 3 bombeiros que nem sequer sabem utilizar as mangueiras!....” desabafava um dos presentes, “Só para tirar uma escada de cima do carro levaram uma eternidade! Parecia inclusive que nunca tinha movimentado a escada, pois nem sequer conseguiam coloca-la na posição correcta!... Uma tristeza!”.

“Valha-nos nossa senhora!”- dizia uma idosa que assistia a atabalhoada acção dos Bombeiros com a escada desdobrável. “Será possível que os bombeiros não saibam o que tem que fazer?!...” continuou exprimindo assim a sua indignação desta feita por ver um bombeiro experimentar o jacto de agua para cima um carro estacionado, “em vez de apontar para o apartamento em chamas, lavam os carros estacionados, Valha-nos a nossa senhora!”



GNR atrapalham acção dos Bombeiros

Enquanto toda esta atrapalhação decorria, outros bombeiros ia chegando a pé ao local. Por esta altura, chega também a patrulha da GNR local, mesmo a tempo de “ajudar” os Bombeiros atravessando o jipe no meio da estrada, facto que impediu a passagem da segunda viatura dos BV que chegava ao local largos minutos depois.

“Isto parece um filme!...” comentavam alguns dos presentes ao presenciarem tanto desconcerto junto. “Não basta a falta de jeito dos Bombeiros, ainda vem a GNR dificultar o trabalho!... Vão para casa pá! Só sabem andar a passar multas!” gritava um senhor para o soldado da GNR que corria para tirar o jipe do meio da estrada e deixar passar a viatura dos Bombeiros. “Se não fosse a tragêdia que está a acontecer, isto até parecia um filme cómico” dizia uma rapariga apontando para o incêndio.

Bombeiros Municipais?

A actuação dos bombeiros deixou muita gente preocupada. Comentários entre os que assistiam ao combate deste incêndio eram unânimes, não esquecendo que os bombeiros são voluntários num trabalho humanitário, todos concordam que estão muito mal preparados e são muito poucos operacionais. Talvez tenha sido uma situação pontual, ou talvez um alerta para a necessidade da municipalização dos bombeiros.

Incêndio extinto - Conclusões

Na madrugada de domingo o incêndio estava dado como extinto. Como era de prever, com tanta atrapalhação, o interior do apartamento ficou reduzido a cinzas.

O suspeito da autoria detido pelas forças de segurança, aguarda julgamento no Estabelecimento Prisional de Faro.

Quanto aos Bombeiros Voluntários de S. Brás de Alportel, este incêndio a escassos 100 metros do Quartel veio pôr a nú a falta de operacionalidade do Corpo de Bombeiros.



enviado por leitor identificado.

106 comentários:

Anónimo disse...

o relógio de quem enviou a noticia deve ser muito rapido mas o catarino arranja relogios, penso eu.

Anónimo disse...

...é bom que leves lá o teu relogio, aproveita agora, parece que há descontos para bombeiros!... e já agora compra também um despertador para te ajudar a levantar da cama quando toca a sirene à noite!... ou só és bombeiro de dia quando recebes?

ass: um que esteve a ver

Anónimo disse...

ui, ui, um bombeiro zangado! será que teve tempo de olhar para o relogio?

Anónimo disse...

olha eu estive lá, não sei quanto tempo os bombeiros a chegar, mas que levaram muito, muito tempo lá isso levaram.

Nikita

Anónimo disse...

atão vocês não veem que isto é fruto das confusões internas nos bombeiros.
Correram com uma data de malta especializada vitor incluido por causa da porcaria da concentração e aproveitaram e puseram mais uns amigos no comando para fazer favorzinhos à nidia e ao resto da companhia. preocupem-se amigos os bombeiros agora são um antro de escumalha que vem atras de ganhar nome à custa dos voluntários e ainda porcima meterem na politica com a nidia os bombeiros tao bem arranjados.

ass: fitas

Anónimo disse...

Em fim em vez de ajudarem só atrapalhão é sempre assim só
sabem é não fazer nada amigos
de quem estarei a falar?.......

Anónimo disse...

Independentemente do valor que os homens e mulheres voluntários têm e tem que ser reconhecido, preocupa-me a sua falta de operacionalidade nestas situações. afinal de quem é a culpa?

ass: sambrazense

Anónimo disse...

com tanta gente interessada nos bombeiros porque razão desde hà muitos anos os efectivos não aumentam? Venham para cá rapazes. E não façam comentários anónimos, tenham coragem, força porque isto é para homens, as inscrições estão abertas.
Deviam pensar que os bombeiros já estavam equipados antes do fogo começar.
João Meira

Anónimo disse...

e mais ilustres concidadãos, não só os vossos relógios precisam de uma grande reparação como umas aulas de aprender a contar não vos faziam nada mal. Primeiro porque o primeiro carro, só levava um elemento, que por acaso era eu, que, desrespeitando tudo o que é normas de segurança, não usei o adequado equipamento de protecção:
cem pessoas onde e a que horas?; edifício contíguo qual de que lado; morador em pânico quem? Dizer mal não custa, mesmo, nada, especialmente, quando nos escondemos atrás do anonimato. Este é o último comentários porque tenho mais que fazer, e só me apetence prafasear os IRIS " vão dar banho ao cão"
João Meira

Anónimo disse...

Cada vez que os bombeiros são falados neste blog surge-me sempre uma questão por isso vou repetir o post publicado em Julho:...... A propósito do assunto surge-me uma questão que gostaria que alguém me respondesse da legalidade da situação.
Já várias vezes que o meu pai para se deslocar ao Hospital de Faro solicita o transporte numa ambulancia dos bombeiros,serviço pelo qual paga 50€. Até aqui tudo optimo porém temos um senão: se levarem mais alguém como regularmente sucede irem mais 2 ou 3 pessoas na mesma ambulancia os meus pais continuam a pagar os 50€.
Então nesses casos não seria mais correcto o valor ser dividido por todos em lugar de ser feita essa dupla, tripla facturação?
Eticamente não será correcto e legalmente alguém me sabe responder se será?
Obrigado

Anónimo disse...

Bem a pessoa k escreveu este artigo de certeza k não tinha mais nada que fazer...
Mas o k eu digo é se querem mais opracionalidade é favor de s inscreverem nos Bombeiros...
Ou entao se querem Bombeiros Municipais, n sei vão pa Faro ou para Loulé...Também tenho outra solução ajudem os Bombeiros que têm...E deixem de criticar porque um dia k Vocês percisarem de socorridos de alguma forma neste concelho não vão ser nem o INEM nem os Bombeiros Municipais...Vão ser os Bombeiro Voluntários de São Brás de Alportel...Porque são Homens e Mulheres que põem a vida deles en risco

Anónimo disse...

inscricoes? e os que ja sao bombeiros e que voce não deixa entrar no quartel fazem o que sr. comandante?

Anónimo disse...

à grande comandante!!!
chegou sozinho numa viatura desrespeitando todas as regras de segurança!!!
Ainda bem que correu tudo bem e não lhe aconteceu nada senão não podia estar aqui agora a dar lhe os parabéns!! Bom trabalho, excelente exemplo!
E você ainda acha que os bombeiros estão operacionais?... Olhe homem vá você dar banho ao cão!!! porque o melhor que os sambrasenses podem esperar dos bombeiros é mesmo rezar para que nunca lhes faça falta!

Bem haja sr. comandante.

assina: Sambrasense Preocupado

Anónimo disse...

Chega sozinho, sem equipamento adequado, tem tempo para contar as pessoas e observar o ambiente... porra sr. Meira você é um homem atento, só é pena que ainda não tenha percebido que ao vir para aqui (ao blog) deixar comentários está a dar oportunidade de ouvir (ler) o que não gosta!... não havia necessidade!


um amigo dos bombeiros

Anónimo disse...

Sr Comandante Meira, conte-nos porque pôs o Vitor na rua????

Anónimo disse...

Também gostava de saber como funciona essa facturação das viagens? É sempre passado factura/recibo ou muito desse dinheiro não entra nos cofres dos Bombeiros...
Estou desconfiado.....

Anónimo disse...

Antonio Gonçalves
Caro amigo ou amiga que escreveu para o blogger o sre ou a sra deve ter muita ra~zao de queixas dos bombeiros ou então nunca precisou deles mais vale isso,mas se nunca precisou dos bombeiros também não venha mentir porque os bombeiros nem 5 minutos demoram e eu mora na casa ao lado que se não fosse os bombeiros mandare-me sair de casa não sabia de nada,mas uma coisa é certa quem disse que o jipe da GNR estava empatar o 2ºcarro dos bombeiros fica indentificado por mim porque eu encontrava-me junto desse jipe e só havia uma unica pessoa,meu caro amigo que eu pensava que era mas não é um cobrade não sabe dar a cara dizer a verdade.
Muitas das pessoas de São Brás de Alportel devem ter orgulho nos bombeiros que temos graças a eles podemos dormir descansados,e o sr vem para um jornal digital falar mal dos bombeiros ,quantos favores ilegais fez o vitor ao Sre ou Srª é preciso que se diga as verdades é ou não é amigo.
Termino com um forte abraço para tudos os bombeiros e que tudos os Sambrasenses lhes dei o apoio que eles merecem que é muito pouco.Qunto a si meu inimigo está marcado por mim.

Antonio Gonçlaves

Anónimo disse...

Gostava de um comentário á questão posta do recebimento do valor a várias pessoas..Então nesses casos não devia ser a dividir por todos??

Anónimo disse...

Também os meus avós já passaram por uma situação igual. Como as pessoas são velhotas e não têm capacidade de argumentação pagam.. e calam-se..
Mas não é justo...

Anónimo disse...

atão vocês não veem que isto é fruto das confusões internas nos bombeiros.
Correram com uma data de malta especializada vitor incluido por causa da porcaria da concentração e aproveitaram e puseram mais uns amigos no comando para fazer favorzinhos à nidia e ao resto da companhia. preocupem-se amigos os bombeiros agora são um antro de escumalha que vem atras de ganhar nome à custa dos voluntários e ainda porcima meterem na politica com a nidia os bombeiros tao bem arranjados.
Caro amigo não confusâo interna sr você é que faz a confução tuda

Anónimo disse...

Gostava realmete que cada um dos que critica desde o suposto atraso dos bombeiros, ao suposto ganhar diheiro só durante o dia, que antes de tentar dizer aberrações apenas para os incultos sambrazenses rirem e comentarem alguns desabafos menos felizes de quem não conhece minimamente o funcionamento de um quartel de bombeiros, penso que apenas se deve comentar, criticar, situações sobre as quais estamos perfeitamente a vontade para falar e criticar.. sendo que me sinto a vontade para o fazer, critico todos aqueles que criticaram a actuação dos bombeiros e convido-os a integrarem o quadro de bombeiros e contribuam para a operacionalidade dos mesmos, sendo que cada um de nós pode a qualquer momento pecisar da ajuda e do socorro daqueles que supostamente e na boca do ignorante povo so recebem durante o dia, e são atrapalhados..
Para os que criticaram a presidente desta casa devem ca vir mesmo como anónimos e presenciar as compras e as obras que em tudo vieram beneficiar-vos, sim a voçes porque é principalmente para a população que se adquirem as coisas necessárias ao vosso socorro,,candidatem se a presidentes nas proximas eleições e irão ver os resultados..
uma ultima informação....os bombeiros que ocorrem ao toque de sirene recebem o mesmo seja dia, seja noite , seja inverno ou verão...ZERO centimos.
pensem..pois devem ter algo mais importante para bisbilhutar..
Assinado: Fábio Barros

Anónimo disse...

É tão fácil criticar!!!!!
Acho que todos nós devíamos passar 1 dia com os bombeiros para ver o seu dia-a-dia e depois teceríamos comentários.

A Gerencia disse...

ATENDENTO À ELEVADA RELEVANCIA QUE ESTÁ SER DADA A ESTE POST RELEMBRAMOS A TODOS:

1. ESTE POST FOI UM GENTIL CONTRIBUITO ENVIADO POR UM LEITOR. ACREDITAMOS DE TENHA SIDO A SUA PARTICULAR VISÃO DOS ACONTECIMENTOS.

3. A GERENCIA NÃO TENDO ESTADO PRESENTE NOS ACONTECIMENTOS PROCUROU OS FACTOS E CONCLUIU QUE O RELATO APRESENTADO TRATA UMA OPINIÃO SOBRE UM ACONTECIMENTO.

2. SE ALGUM LEITOR TIVER UMA VERSÃO DIFERENTE DOS ACONTECIMENTOS, PODERÁ ENVIAR PARA O NOSSO E-MAIL E TEREMOS O PRAZER DE A PUBLICAR.

3. PARA OS LEITORES QUE NÃO CONSEGUIRAM VER OS SEUS COMENTÁRIOS PUBLICADOS, É IMPORTANTE PARA OS MEMBROS DESTA GERENCIA FAZER SABER QUE NOS IMPORTA UM CORNO O QUE PENSAM SOBRE O BLOG OU A GERENCIA.

Anónimo disse...

Gostava antes de mais nada de lhes lembrar caros sambrasenses que os bombeiros existem para servir a população!
Gostava ainda de vos dizer que quem escreve estas coisas não tem noção do que realmente se passa num corpo de bombeiros.
Voçes quando estão deitadinhos na vossa caminha descansados à noite existe sempre alguem nos bombeiros que zela pela vosso bem estar, porque se as tantas da manha vos der uma real caganeira e quiserem ir para o hospital a quem é que recorrem???Com certeza que vão a correr ligar pros bombeiros e que de certeza que a bem ou a mal estes mesmos bombeiros que voçes estão a falar mal e nem têm coragem de se identificar os irão buscar sem querer saber se são amarelos, se são vermelhos ou se são como são. Eles vão e pronto!
E se a vossa casa começar a arder como a mesma que originou esta infeliz entrada neste blog, voçes não vao ligar pros bombeiros de S.Bras porque não sabem manobrar mangueiras ou escadas??Parece-me que não vao estar muito preocupados com isso quando estiverem aflitos.
E quando voçes estão em casa na noite de Natal a jantar com a familia já vos ocorreu que houve alguem que teve de abdicar disso para estar alerta para se vos ficar uma espinha do bacalhau entalada na garganta vos irem socorrer!
Nós perdemos muito tempo das nossas vidas para estarmos prontos para vos servir.Tenham vergonha e comecem a dar valor ao que têm!
E os heróis que por ai andam a fazer comentários porque é que não estão nos bombeiros a servir a população??É que as inscrições tiveram abertas até hoje.Ah ja sei, não têm coragem pra enfrentar um incêndio ou pra ver sangue.
E quanto aos bombeiros que já existem na corporação,a formação leva tempo e custa dinheiro,e como o nome indica somos voluntários. Cada um tem a sua vida e ao fim do dia sai do seu trabalho e ainda vai entrar de serviço para vos servir ou vai para as formações para melhor vos servir.
Ser bombeiro não é uma brincadeira, nós arriscamos todos os dias a vida por todos os ingratos que por ai andam!!
É muito triste e muito revoltante ler estes comentários aqui!
Espero muito sinceramente que nunca precisem destes bombeiros atabalhoados como nos apelidaram!

Anónimo disse...

e qual é o vosso mail?

Anónimo disse...

Para o sr. João de Lemos que se queixa que pagou 50 Euros por uma ambulância, se fosse socio isso saia-lhe mais barato, não axa?!
Quanto á situação que quer ver esclarecida dirija-se à secretaria dos bombeiros que está aberta das 9 as 17 todos os dias, n me parece k questoes financeiras tenham de ser respondidas pelo comando!
Se não sabe como funcionam as associações informe-se pois cada coisa é resolvida no seu local próprio!
Não critiquem, tornem-se bombeiros ou socios que já ajudam!

Anónimo disse...

Na verdade o relato aqui deixado por um leitor identificado não passa, na realidade, de uma história ouvida e contada acrescentando mais um ponto como é normal quando contamos histórias e elas são passadas de boca em boca.
Estou certo que este leitor identificado é mais um que ouviu uma história de acrescentou um ponto.
Moro mesmo ao pé do apartamento e posso dizer que fui acordado com a explosão vinda do apartamento que rebentou com as janelas da sala e enviou para a estrada as persianas, meio ensonado levantei-me com o toque da Cirene dos Bombeiros e fui à janela ver para onde se dirigia a viatura dos bombeiros que saiu logo a seguir ao toque, vi as chamas a sair do apartamento e rapidamente voltei ao quarto para me vestir. Quando sai de casa estava a chegar a segunda viatura, como vê para Voluntários são e estando nos seus lares com as suas famílias conseguiram ser tão rápidos como eu que moro mesmo ao lado. Não tive tempo de olhar ao relógio pois a aflição era tanta, não sabendo se havia alguém dentro do apartamento mas julgo que deste o momento em que toca a Cirene até à chegada dos bombeiros não passou nem sequer 10 minutos (muito tempo para que está em aflição) mas se houver bom censo pessoas inteligentes entenderão que dificilmente será possível fazer melhor.
Em relação à operacionalidade, de facto o material utilizado (escada) não é o mais operacional mas estou certo que esta onda irá contribuir para mais quotas pagas na AHBVSBA pois o primeiro a se fazer sócio será o leitor identificado que contribuirá para a AHBVSBA adquirirem um viatura com escada. Mesmo com ou sem qualidade os homens que vestiram a farda naquele dia subiram a escada e arriscaram-se a mais alguma explosão e perderem a vida ali. Bem aja aqueles que pondo em casa a sua vida procuram salvar as dos outros.

Anónimo disse...

nao sabia que havia tantos ou tantas màs linguas em s.bras de alportel por causa deste incendio,tantas criticas, somente digo o seguinte para todos que visitam este blog, é pena, mas so digo o seguinte, "a agua lava tudo" mas a mà lingua é que nâo lava?

antonio neves

Anónimo disse...

O papel dos bombeiros na na sociedade e na nossa vida nem se questiona e nem se quer devia ser posta em causa aqui neste blog. Se eles não fossem necessários porque haveríamos de os chamar quando algo nos acontece. Não nos esqueçamos que eles arriscam a vida deles em todas as catastrofes e acho que merecem um maior respeito e dignidade.
Tudo de bom para vocês.

Anónimo disse...

mas que historia mais mal contada, a gnr atrapalhou; os bombeiros levaram meia hora e não sabiam o que estavam a fazer, num apartamento regado com gasolina só ardeu um compartimento?MILAGRE

Anónimo disse...

por favor nao criticam os bombeiros porque podemos ter falta deles um dia , todos nos sabemos que a vida de um bombeiro VOLUNTARIO e dificil e que eles fazem o melhor que podem nao digo que nao haja coisas a melhorar o contrario . Um abraço a todos o que se dedicam aos outros

ass: MDMA

Anónimo disse...

...Quem conta um conto acrescenta um ponto!... provavelmente foi o que aconteceu ao cidadão que enviou está história!

No entanto depois de ler atentamente quer o texto, quer os comentários (que me parecem feitos na sua maioria por bombeiros, que se sentem indignados), confesso que fiquei a pensar sobre a "operacionalidade" dos bombeiros, pois são alguns dos comentários que referem isso mesmo.

Parece que na verdade:
não houve muita demora na chegada dos bombeiros ao local
o comandante foi o primeiro a chegar (desrespeitando todas as normas de segurança chegou sozinho ao local).
o carro de combate a incendios deve ter no minimo uns 30 anos de uso.
O material é desadequado e apesar de cada um dos bombeiros darem o melhor de si foi evidente a falta de coordenação/ formação.
A GNR também teve a sua participação no fogo.
O numero de voluntários é reduzido, mas a vontade de ajudar o próximo é enorme.

O que me deixa a pensar será que o texto se trata de:
critica ou má lingua eis a questão?!

Uma coisa é certa, se este texto fizer com que haja mais unidade em torno dos bombeiros, mais ajuda, e incentivo ao voluntariado, então faz falta a critica!... e ela será sempre bem vinda!

Para terminar, e depois de tudo que se tem dito e comentado à volta deste "incidente", aqui fica a sugestão para quem de direito, uma das coisas que os bombeiros necessitam adquirir com alguma urgencia é um carro escada de combate a incendios urbanos.

Certamente com tanta gente preocupada com os bombeiros e tantos futuros novos associados (pagantes de cotas)não será dificil arranjar quem se dedique agora a esta causa.

Bem hajam todos os Bombeiros

Zé Pedro

Anónimo disse...

depois de ler isto tudo agora fico sem saber:
-afinal os bombeiros levaram, ou não levaram, meia hora a chegar?
-o apartamento ficou,ou não, reduzidos a cinzas?
-os prédios contíguos estiveram, ou não estiveram, em perigo?
-os bombeiros precisam mesmo de uma viatura auto-escada, que julgo custa pela moeda atinga cerca de 80 mil contos, fora a manutenção? Quando ouvi dizer que, esta escada que já possuem há mais de dez anos, foi a 1ª vez que foi utilizada em situação real.
-ainda aqui tbm ninguém explicou, porque razão o carro acidentado, em julho, está na parada dos bombeiros, e não foi já reparado ou substituído.
-e por fim, como é possível, que com tanto sambrasense preocupado, que os fatos utilizados pelos bombeiros tenham sido oferecidos por um grupo de ingleses residentes no concelho.Esses sim preocupam-se antes das coisas acontecerem.Mas como segundo parece, não chegam para todos, aí está uma boa oportunidade para fazer alguma coisa de útil.

Anónimo disse...

É bem mais facil criticar que elogiar!!!
Numa habitação regada de gasolina, só ardeu uma divisão?!
Mau desempenho, não acho!!!
Quem fala do que não percebe,só diz asneira.
Para quem diz que o sr.Comandante pos o sr.Vitor na rua, que alias nunca acreditei ser bom lider, mas sim um escriturário, um homem que entra em panico e deixa os seus homens a decidirem por si próprios quando dele mais precisavam!!!
Salvaram-se por milagre.
Foi o Sr. Vitor que pediu para passar ao quadro de honra!
Ninguem pos ninguem na rua, houve, isso sim uma mudança de quadro, a pedido do próprio.
Meus senhores, deixem de lavar roupa sujem, e deem graças a Deus por terem estes homens e mulheres que deixam os seus para garntirem a vossa segurança!!!

Anónimo disse...

É com muita tristeza que ando a ler estes cometários pois aqui expresso a minha indignação: sou bombeiro e voluntário e tenho formação adequada para o desepenho do que me propus. Estimo o lema de VIDA por VIDA e é da VIDA que falamos:Não houve VÍTIMAS a lamentar(nem cívis nem colegas)e por isto é com ENORME satisfação que me orgulho de ser BOMBEIRO. A quem me chama ESCUMALHA deveria de pensar se não é com essa ESCUMALHA que conta todos os dias, operacionais ou não, pois é o Nº dos Bombeiros que aparece sempre em 1º lugar para todas as situações.HOMENS e MULHERES que abdicam da própria VIDA para garantir que a população de S. Brás esteja em segurança faltando muitas vezes ao apoio familiar,pessoal e profissional.E O AGRADECIMENTO é:Críticas e OFENSAS PESSOAIS quando deveria de ser MUITO OBRIGADO.Como Bombeiro era isso que gostaria de ouvir, uma palavra de agradecimento, pois quando salvo a vida de alguem que precisa era isto que gostaria de OUVIR.O que falta a muitas pessoas é a HUMILDADE.

Anónimo disse...

Louvo os Bombeiros como instituição , louvo os Homems e Mulheres que dão o seu tempo a sua juventude o seu amor por uma causa nobre..
Parabéns e força para vocês e saibam que vozes de burro não chegam ao céu..

Anónimo disse...

Já me tinha constado que s.brás é uma vila serrana com um população mesquinha no pensamento, hoje ao ler estes comentários e ouvir o que por aí se vai falando, todos chego a conclusão que em algumas coisas os má-linguas que falavam dos sãobrasenses tem alguma razão.

Vejam só isto:

Vem um individou qualquer, que no seu direito, achou os bombeiros não eram operacionais e faz um relato, tipo diz que disse, sobre o que achou que se passou na noite do incencio.

A seguir meia vila de s.bras entra em parafuso com a critica aos bombeiros e põe-se a defender, cada um a sua maneira a instituição e os homens,não perdendo tempo em arranjar dois ou três suspeitos (os do costume) para lhes ser atribuido a critica....

...Eu também louvo os bombeiros e a instituição, entendo que deixem a familia para socorrer o proximo, bla, bla, bla, mas fico surpreendido por ver tantos bombeiros virem para este blogo indignados com a critica, muitos deles pedido agradecimento ou louvor... por amor da santa se é agradecimento que estão a espera, escolheram mal a vocação... Bombeiros não procuram agradecimentos, são voluntários autruistas que dão a vida pela vida sem ninguém lhes pedir nada, porque estão na profissão porque quer fazer o bem e não porque alguém lhes obrigou a ser bombeiro.

Já os sãobrasenses as vezes parecem que tem cursos intensivos sobre determinados assuntos, quando se fala sobre isto quase todos tem as mesma respostas e o mesma linha de pensamente, parece que foram bem "educados"... Foi assim foi assado, foi fulano ou foi beltrano, por causa disto ou por causa daquilo a resposta sai da boca dos sãobrasenses vezes demais em unissono... Estão todos muito bem ensinadinhos, sem duvida, assim nem sequer necessitam usar a cabeça!

É por isso ninguém consegue achar nada bom nos comentários que aqui foram deixados por exemplo!

Independente do que se passou na noite do incêndio (e afinal o texto (ranhoso) que foi publicado não ficou muito longe da verdade) quer os bombeiros quer os sãobrasenses não souberam aproveitar o melhor das criticas e esquecer o resto.

Nos bombeiros, por muito ofendido que o comandante dos bombeiros podesse estar Nunca deveria ter vindo ao blogo escrever que "tinha desrespeitado todas as normas de segurança" e muito menos mandar os concidadãos "dar banho ao cão". Certamente foi um acto irreflectido no calor do momento, mas acaba por ofender quem pode não partilhar da sua opinião. Espera-se mais elevação do Comando duma Instituição como a dos Bombeiros.

Quando aos bombeiros que aqui deixaram comentários, é evidente para a maioria das pessoas que se trata de bombeiros a enxovalhar bombeiros, provavelmente como não conseguem lavar a roupa suja no quartel, aproveitam o blog para anonimamente atirarem pedras dos telhados uns dos outros.

Como disse anteriormente, se procuram agradecimentos, louvores ou fazer nome para entrar na politica à conta dos bombeiros o melhor é abandonarem a instituição, ser bombeiro não é isso!

Ser bombeiro é fazer o melhor que podemos com os instrumentos que temos.

Neste caso será no que não temos:
- não temos voluntários,
- não temos fardamento,
- não temos material de combate actualizado
- não temos viaturas especificas

E é aqui que entra a população, que em vez de estar a atirasse ao ar porque um individou pos "a nú" alguns dos problemas dos bombeiros e a cruzificar fulano ou beltrano só porque alguém quer fazer deles os culpados, devia estar a tentar arranjar formas de colmatar estas faltas.

Não é necessário muito:
- se tem tempo (em vez de estar no café a acusar fulano ou beltrano) inscreva-se nos bombeiros.
- Se tem dinheiro, faça donativos aos bombeiros, como dá para descontar em IRS até pode ser bom para a empresa não pagar imposto.
- Se é sócio pague as cotas.

isto é quanto basta para ajudar a que situações como esta não voltem a acontecer.


Está na hora de mudar, não só a mentalidade mesquinha de quem quer fazer da sua verdade a verdade geral, mas também nas acções, porque disso de trata: fazer mais e falar menos!


Saudações Infernais,

Dr. Bezebul
Advogado do Diabo
(e seu também, se você quiser!)

Anónimo disse...

vozes de burro não chegam ao céu...mas se hà muito burro a roncar é porque hà algo que se passa e que a população de S.Bras não esta ao corrente...essas historinhas que hà nos bombeiros também hà na união houve nos ranchos folcloricos na ajs...enfim é S.Bras no seu melhor ...e quando acontece uma bronca que se zangam as comadres e descobrem-se as verdades...so é pena que andam meia duzia de badamecos esfomeados de poder e reconhecimento publico a envenenar e a dar nas orelhas daqueles que por carolice tentam fazer alguma coisinha nesta terra


com espinhas

Anónimo disse...

Um abraço enorme pro advogado do diabo...enfim aqui esta um individuo com uma filosofia digna de respeito...queridos sambrasenses peço-vos para fazer do discurso do advogado do diabo a vossa reza...talvez o espirito de critica e maldade desapareça antes que meta "fogo"...


com espinhas

Anónimo disse...

eu também entrego a minha alma ao diabo.
o advogado acaba por ser o gajo mais lucido que apareceu no meio disto tudo fez o bom retrato da situação.

Anónimo disse...

Filosofia o raio o advogado do diabo entra ao trabalho ás 9 horas juntamente com as sua 2 unicas colegas e às 9h15m vão tomar o pequeno almoçar onde chegam a estar 45 minutos de conversa,Sra presidente dos bombeiros tome conta deste rancho porque nem no rancho dela sabe tocar conto mais uma falar ao rádio as 2 esriturárias isto é uma vergonha para a associação dos bombeiros chegar lá um pessoa e precisar de falar com alguem da secretaria e estarem no bar.

Bom Fim de semana
Sres enmpregadas da secretaria dos bombeiros e ser operador de radio

Anónimo disse...

certamente que nem tudo correu bem, ou pelo menos poderia correr melhor, mas só falha quem faz.Porque não um debate público sobre "os bombeiros as suas falhas e carências"?
Ao menos assim ficavamos todos a saber o que se passa.

Anónimo disse...

Tanto se fala neste blog, acerca dum simples fogo, agora só falta acusarem os bombeiros de serem culpados do apartamento nao ter ardido por completo como era o objectivo do incendiário.....De qualquer forma muito se tem dito e algumas criticas fazem todo o sentido, algumas mesmo saindo do seio dos próprios bombeiros e de ex-bombeiros desagradados e outras que não fazem o minimo sentido vindas dos mesmos e de outros que nem fazem ideia do que dizem. Agora para reflexão para os mais criticos e que não sabem o que dizem pensem só se um dia os bombeiros pararem...........

Anónimo disse...

Parabens ao advogado do diabo pela visão que expôs dos acontecimentos

Anónimo disse...

É melhor não!! debates sobre os bombeiros é melhor não!

Como todos nos apercebemos, nem tudo está bem nos bombeiros, existe carencias de meios humanos e de material, e algum mau-estar entre eles.

Apesar de um debate ser sempre uma mais valia na busca da melhoria, em são brás isso não seria possivel e depressa seria confundido com a má-lingua, ou aproveitamento politico, pessoal ou outra coisa parecida.

As pessoas estão acomodadas,e ainda tem na memoria resquicios a ditadura do salazar e incutem-nas nas mentes dos mais velhos e dos mais jovens com a facilidade de quem distribui caramelos...

a critica (seja ela positiva ou negativa) não é aceite, todos acham as migalas que recebem são uma benesse dos deus e que estes quando falam a suas palavras são lei.

Enquanto perdurar esta geração de homens e mulheres sãobrasenses, não há lugar para outras divagações no pensamento.

Deixem os bombeiros como estão, com as suas carencias e com os seus Deuses no limbo da Sua Verdade.

Debates nem pensar!!!

Quando houver uma calamidade ou coisa parecida e todos constatarem de maneira inequivoca que os bombeiros poderiam ter estado melhor, ai sim, faremos um debate publico patrocinado pela autarquia e uma recolha de fundos para comprar equipamententos.

Até lá, deixem se estar sossegados.


GandaNóia

Bendito o gajo que inventou este Blog
"Contra a Ditadura do Pensamento Unico"

Anónimo disse...

Bendito o gajo que inventou este Blog
"Contra a Ditadura do Pensamento Unico"

Sexta-feira, 03 Novembro, 2006

Anónimo disse...

Obrigado por não terem divulgado o meu primeiro coment !!!!!
Mas chego a conclusão k alguem teve medo mas ao menos tiveram trabalho comigo ,porque respondera-me k a gerencia não se importa um corno...AH AH AH AH DEIXEM-ME RIR!!!!!
Mas para haver a critica tem k haver o erro e kem não errou k atirre a primeira pedra, e esta eim, ja dizia o nosso kerido FERNANDO PESSOA.
Esperemos ke com este alarido todo não se descubram todas as verdades desde kem foi lançando esta critica um pouco abusada desde o resto sobre a gerencia k não ker saber um corno sobre o ke nos pensemos deles mas pra criticarem ca estão todos assanhados ????
Por isso antes de criticarem aprendão a aceitar umas criticas pra melhorar as vossas criticas.
MAS O KE FARIAM VOÇEMESSES SEM ESTAS DESGRAÇAS PARA CRITICAREM NADA DE NADA NÃO ERRA???
AJUDEM PRA SEREM AJUDADOS...
ASSINADO CABO-RRR

Anónimo disse...

É com muita tristeza que ando a ler estes cometários pois aqui expresso a minha indignação: sou bombeiro e voluntário e tenho formação adequada para o desepenho do que me propus. Estimo o lema de VIDA por VIDA e é da VIDA que falamos:Não houve VÍTIMAS a lamentar(nem cívis nem colegas)e por isto é com ENORME satisfação que me orgulho de ser BOMBEIRO. A quem me chama ESCUMALHA deveria de pensar se não é com essa ESCUMALHA que conta todos os dias, operacionais ou não, pois é o Nº dos Bombeiros que aparece sempre em 1º lugar para todas as situações.HOMENS e MULHERES que abdicam da própria VIDA para garantir que a população de S. Brás esteja em segurança faltando muitas vezes ao apoio familiar,pessoal e profissional.E O AGRADECIMENTO é:Críticas e OFENSAS PESSOAIS .Como Bombeiro era isso que gostaria de ouvir, uma palavra de agradecimento, pois quando salvo a vida de alguem que precisa era isto que gostaria de OUVIR.O que falta a muitas pessoas é a HUMILDADE.

N:G

Anónimo disse...

CABO-RRR escreveu:
Obrigado por não terem divulgado o meu primeiro coment !!!!!
Mas chego a conclusão k alguem teve medo mas ao menos tiveram trabalho comigo ,porque respondera-me k a gerencia não se importa um corno...
----------------------

Caro amigo:

O seu primeiro post não foi publicado porque o seu conteudo não tinha nada haver com o post publicado. O sr. optou por usar inumeras asneiras para descrever o que pensa do blog e da gerencia aproveitando ainda para fazer uma serie de ameaças à integridade fisica, das pessoas que pensa serem a gerencia deste blog. Tendo em conta as pessoas que suspeita e a importancia que a gerencia dá ás suas ameaças, preferimos nem sequer publicar o rol de asneiras com que nos decidiu comtemplar.

Para sua informação a gerencia deste blog é conhecedorada dos seus deveres e direitos, não tem medo de si nem das suas ameaça e aproveita ainda para lhe informar que tenha cuidado com o que diz querer fazer pois pode estar enganado e arranjar sarilhos com pessoas que desconhece. Olhe que nem tudo o que se diz por esta vila pode corresponder à verdade e o sr. pode ter a azar que ir bater à porta das pessoas erradas. É nosso dever informa-lo que tenha cuidado com as suas acções pois pode ter surpresas. Depois não diga que não foi avisado.

Por ultimo, informamos o sr cabo-rrr que as suspeitas que tem são apenas isso, suspeitas, no entanto a gerencia deste blog tem identificado o computador que utilizou para deixar as mensagens, o que torna mais facil para nós identificar o sr cabo-rrr, se necessário.

Se mais de momento,
A gerencia.

Anónimo disse...

Continuam a vir bombeiros a este blog deixar os seus comentários, para estes (pseudo) Bombeiros que buscam agradecimentos, aqui ficam as palavras do Advogado do Diabo:
Não podia ter sido melhor dito.

....fico surpreendido por ver tantos bombeiros virem para este blogo indignados com a critica, muitos deles pedido agradecimento ou louvor... por amor da santa se é agradecimento que estão a espera, escolheram mal a vocação... Bombeiros não procuram agradecimentos, são voluntários autruistas que dão a vida pela vida sem ninguém lhes pedir nada, porque estão na profissão porque quer fazer o bem e não porque alguém lhes obrigou a ser bombeiro...

Anónimo disse...

Se não estão contentes abandonem a Instituição.
Não será pela vossa falta que os bombeiros vão acabar.

Estão abertas inscrições para a incorporação 2006/2007.
Procura-se jovens que não procuram agradecimentos e louvores e que querem fazer o bem ao proximo sem ganhar dinheiro e com humildade para ouvir criticas (mesmo que elas não tenham qualquer razão de ser)

Inscrevam-se no Quartel dos Bombeiros durante o horário de funcionamento da Secretaria.

Sábado, 04 Novembro, 2006

Burros

Anónimo disse...

BOM BOM,BOM

JÁ NÃO CHEGA DE FALAR SÓ EM BOMBEIROS.
JÁ METE NOJA TENTA CONVERSA

Anónimo disse...

oh pá deixem-se conversas sobre estes coitados então não vêem que s.bras vai ser o 25º concelho do país a ter bombeiros municipais ahahahahahahahahah....

Anónimo disse...

Não venho pôr mais lenha na fogueira que se tornou este assunto, nem discursar sobre a pperacionalidade ou não operacionalidade dos bombeiros..pois teria de o fazer para todas as profissões que existem neste mundo. Venho apenas tentar «iluminar» o amigo «Cabo-RRR» que anda, erroneamente, a atribuir citações a Pessoa...ora vejamos... «Mas para haver a critica tem k haver o erro e kem não errou k atirre a primeira pedra, e esta eim, ja dizia o nosso kerido FERNANDO PESSOA»
Amigo, quer dara sua opinião, dê, mas não cometa gafes destas que só lhe fica é mal!Já agora...quem ficou imortalizado com a expressão «e esta hein!» foi o jornalista Fernando Peça!!!

Ass: GvN

Anónimo disse...

ja que mete nojo a conversa...o que é que vens aqui fazer...deixa falar aqueles que querem falar e deixa ouvir aqueles que querem ouvir....cada um faz o que quer e lhe apetece e se não te agrada tens duas posibilidades...
1-Não digas nada
2-Tas calado


com espinhas

Anónimo disse...

AINDA ANDAM NISTO?...
ACHO QUE O BLOG DEVIA FECHAR O «DEBATE»
JÁ SE LAVOU ROUPA SUJA QUE CHEGUE
DAQUI PARA A FRENTE É SÓ ASNEIRA

FCP

Anónimo disse...

S.BRAS NO SEU MELHOR!
... tou sem palavras! Que dizer? que o pessoal da terra necessita acalmar-se e ir habituando às vozes criticas e que é urgente aprender a ouvir e pensar antes de falar?!

-->judas<--

Anónimo disse...

meus amigos, os Bombeiros não andam á procura de agradecimentos. Apenas pretendem que não sejam mal agradecidos.

Anónimo disse...

UAU... Adorei o comment do advogado do diabo... Realmente dou lhe os meus sinceros parabéns! infelizmente a comunidade sanbrazense ADORA meter se na vida uns dos outros e sempre ouvi dizer que kem tem telhados de vidro n joga pedras... Por isso meus caros metam se nas vossas vidinhas e párem de fazer futriquices sobre quem dormiu kom kem, kem deixou kem, kem traiu kem e acima de tudo kd kizerem kontar histórinhas da caroxinha ou kontam komo realmente são ou nem vale a pena sequer abrirem a boca!
Sempre tive orgulho em morar cá, já la vao uns longos aninhos mas se há algo k me irrita profundamente nesta gente desta terra é a mesquinhice entre uns e outros... Tenham vergonha e lembrem se k se escarrarem para o ar nunca estao livres k a escarreta lhes caia em cima!!!
Kt aos bombeiros admiro lhes o trabalho, tenho muita pena que a nivel de formaçao estejam na maioria abaixo de zero mas sinceramente n lhes ponho a kulpa neles, bombeiros voluntarios, mas sim nos seus superiores k n investem nakilo k têm.... Só peço a esses superiores k se lembrem k cada vez k sai 1 ambulancia em socorro de alguém, esse alguém é 1 SER HUMANO e pode ser 1 familiar e k muita das vezes kem vai dentro da ambulancia n tem kompetencias para tentar salvar ou socorrer 1 vitima!!! Tá na altura de dar formaçao...

Anónimo disse...

Juiz

Caros amigos quilo de que eu tenho vindo a observar é um tremenda confusão,porque um que disse ,outro que é mentir .Aquilo que eu li da noticia o observador não olhou bem ao relógio certamente estava na hora antiga,pelo que eu sei dentro dos bombeiros não há nenhuma confusão dentro dos bombeiros, muitas fezes tem que é necessário desrespeitar com a duvida precausão as normas de transito,porque se o incêndio era a 100 m se fosse dar a volta ao quarteirão ainda maiore era a noticia.Quanto ao Ser vítor pelo que sei nunca mas nunca foi bom comandante pelo que me lembro um ano deixou os seu homens ao distino de deus,mas era bom escriturário já saiba pegaar na caneta dos bombeiros,Vizinhos da habitação ardida dizem que os bombeiros nem demoram 5 minutos, a noticia reporta 20 minutosa pessoa que envio a noticia gosta de confiltos promenores.Um Sre diz que pagou 50 euros por serviço de ambulância onde ia 2 ou 3 pessoas isso posso dizer que é mentir porque por lei só podem andar doentes.Quanto ao jipe da GNR nunca empatou nenhum caro dos bombeiros isso afirmo eu,Quanto aos membros da gerência do blogger porque tem uma queixa em tribunal não deviam de dar resposta .Caros Sambrasenses lá que a viatura de fogos urbanos dos bombeiros tenha 30 anos é verdade que a escada tem dez anos também é verdade,o caro foi ofercido por um emigrante de São Brás que está em França é um carro que leva 2 mil de àgua 400 litros de espuma o único no Algarve com esta capacidade de espuma mas tem que ter um autotanque de apoio meus Sres são viaturas muito caros os bombeiros não são nunhuma fabrica de euros temos o que nos oferencem eos bombeiros agradecem.Quanto ao advogado do diabo como bombeiro que é devia de dizer as coisa a quem de direito tem de ouvir,dizer que não temos viaturas,não temos fardamento,não temos voluntários ele é um deles quando é necessário não comparece,quando é para dar a formação também não comparece vamos lá haver ser advogado do diabo que filosofia tem para falar como fala.Quanto às empresas desta terra de São Brás se contribuir com algum donativo até era melhore do que vir aqui para o blogger fazer criticas.
Quem fez a noticia chamou escumalha aos bombeiros não o devia ter feito mais tarde ou mais cedo sabe que é porque um dia podemos percisar deles com pouca ou muita formação.
Meus caros Jurados nós nunca mas nunca devemos cuspir para o ar porque o cuspo pode cair em cima de nós ,Aos bombeiros trabalham com o material que tem e porque só podem comprar dentros das possiblidades,o advogado do diabo não falte às formações para que os instruendedos tenham uma boa formação,porque muitos dos voluntários vem do trabalho deles e dedica-se aquela causa e muitos não tem coragem para isso.Muitos dos bombeiros que lá estão não são para puxar mangueiras ou outras coisas só querem mandar já à mais a mandar do que a fazer porque nem para mandar servem.Para terminar uma boa semana para os bomeiros em geral.

Juiz

Anónimo disse...

mas alguém percebeu o português deste individuo? é que tenho muitas dificuldades em entender a sua organização frásica e (in)coerência de ideias...

Anónimo disse...

Exmo. Sr. Dr. Juiz,

Não é minha intenção alimentar mais polémicas, no entanto o seu respeitoso comentário merece uma resposta:

1.Para começar devo dizer que não sou bombeiro, fui durante 12 anos num outro concelho do Algarve, devido à exigencia da minha vida profissional não pude continuar a exercer o voluntáriado.

2. lendo cuidadosamente os comentários deixados pelos vizinhos, parece-me que é evidente que os bombeiros não levaram mais de 10 minutos a colocar duas viaturas junto do incendio.

3. confirmado pelo próprio comandante dos bombeiros a primeira viatura a chegar apenas trazia um homem e não 3 bombeiros como afirmava o texto, num total desrespeito de todas as normas de segurança.

4. Pelos comentários de vizinhos e presentes também é possivel confirmar que a GNR, tinha um jipe no meio da estrada (para impedir a passagem do transito), e que por segundos impediu a passagem do segundo carro de bombeiros.

5. Ainda segundo comentários dos vizinhos é possivel confirmar que houve alguma dificuldade em por o material disponivel a funcionar (nomeadamente as escadas)

6. Relativamente ao texto em parte alguma pode ler a palavra ESCUMALHA, muito menos atribuir ao tal expressão ao autor do texto, nem esta nem qualquer outra expressão do tipo de ofensa pessoal.

7. Quanto aos comentários, é evidente que a maioria dos comentaristas são bombeiros, (nomeadamente o sr juiz), pois de que outra maneira saberiam quem passa tempo no café, quem está ou não nas formações, o que o sr. vitor fez ou deixou de fazer, e muitas outras histórias aqui descritas e que só pessoas ligadas directamente à instituição ou os próprios bombeiros poderiam saber.

8. A titulo pessoal, continuo a achar que existem em s.brás pessoas (mobilizadoras de opinião, cujos interesses não são muito claros, na sua maioria ligadas à politica, ou com cargos de relevancia que pretendem não se sabe bem o quê), interessadas nestas confusões pois de alguma forma vão tirando proveito do espirito mesquinho e da ignorancia dos outros... E o Sr. Juiz caiu nessa!... Pois o seu comentário evidencia que não leu o texto, nem os comentários.
Ás tantas v. exa. já trazia a "sua verdade" na cabeça, provavelmente colocada pela quantidade de histórinhas que ouviu nos ultimos dias, é pena!

9. Para terminar, a titulo de informação posso lhe confirmar que não existe nos tribunais de Loulé ou Faro qualquer queixa contra a gerencia deste blog. Isso eu posso garantir... E mesmo que venha haver também posso garantir o seu arquivamento por falta de provas, qualquer advogado lhe dirá isso mesmo. A Historia da Queixa, é só mais uma das muitas histórias que são inventadas para mobilizar opiniões.

A Justiça é Cega,
E o Juiz também, infelizmente...


Saudações Infernais,

Dr. Bezebul
Advogado do Diabo
(e seu também, se você quiser!)

Ps- É com alguma tristeza que vejo a continuidade desta discussão, por isso não farei mais comentários, a bem da instituição.

Anónimo disse...

Parabens ao advogado!
Já agora Sr. Pseudo Juiz Como o sr. disse:
..."já à mais a mandar do que a fazer porque nem para mandar servem" apreende-se ser manifestamente o seu caso agora que já está bem instalado como pretendeu.
Pela boca morre o peixe!
Juiz??? só se for dos seus manifestos interesses.

Anónimo disse...

Neste caso não temos:
- não temos voluntários,
- não temos fardamento,
- não temos material de combate actualizado
- não temos viaturas especificas


Juiz

As palavras acima foram feitas pelo advogado do diabo ,como pode afirmar estas palavras(não temos),muita gente nunca tem intenção de alimentar polémicas mas estão sempre a fazer.
O diz que foi bombeiros durante 12 anos noutro concelho do Algarve, o Sre até pode dizer que foi presidente de Câmara noutro concelho só acredita quem querer eu no seu lugar não tinha feito os comentários que fez anterior, uma pessoa que se diz que passou pelos bombeiros 12 anos e vem cá para fora alimentar polémicas valha-me deus . o Sre não saio dos bombeiros por exigências profissional mas sim baldeado dos bombeiros .
Se as pessoas que estão na frente dos destino dos bombeiros estão ligadas à politica ou não estou-me lixando para isso mas que tem feito um bom trabalho lá isso tem ,só que anda muita dor de cotovelo de muita gente por diz que eles não faziam nada para bem da associação e no fim de contas estão enganadas.
Ser Dr.Advogado ser pode muito bem fazer parte deste blog estou-me nas tintas para isso ,mas foi-se certificar se havia ou não ,não há cão que não meta o rabo entre as pernas e o Sre assim o fez,calma amigo falar mal de á ou b é muito fácil .
Sre advagado do diabo se foi bombeiros durante 12 anos sabe como é o voluntariado não tem verba para tudo,mas se querem bombeiros municipais força falem com a Câmara pode ser que os bombeiros tenham mais operacionalidade e câmara às porta da falência..Sre advogado do diabo não deixe de dormir mais tarde ou mais cedo vou ler-lhe a sentença.

Até Sre advogado do diabo


P.S: Não sou bombeiro mas gostava de ser a idade não dá .

Anónimo disse...

Como Juizes deste não admira que a justiça esteja como está.
este nem expressar o que pensa sabe...
Diz que gosta muito dos bombeiros, mas quando abre a boca é para enterra-los ainda mais... Burro, é destes que a malta gosta!... lol

a testemunha

Anónimo disse...

Deixem o Juiz falar, de certeza que ainda à muito para contar acerca dos bombeiros!... Força aí Juiz!..

Afinal quem é o bombeiro que não aparece para dar as formações? e quanto tempo demora o pessoal da secretaria a tomar o cafe todas as manhã? Quem é que escorraçou quem nos bombeiros? De onde veio o fardamento?
Há quantos anos ofereceram a viatura? e quantos anos tem ela? Quem foram os bombeiros abandonados no meio do fogo? mais importante de tudo quem é o Advogado do Diabo?

Espero pelas suas respostas, amigo!

ass:Outro amigo dos Bombeiros

Anónimo disse...

olha outro coitadinho a querer "sangue" e alimentar mesquinhices. Tenha JUÍZO, resuma-se à sua medíocre ignorância e vá fazer algo de útil.
Vc não é amigo dos BV, vc é amigo da onça. lol

Anónimo disse...

Ser amigo dos bombeiros é dizer as verdades...do que se passa la dentro...quando...onde...quem...quantos...agora vossemecê dizer que é amigo da onça...e aqueles que as fazem pela calada e mostram-se bonzinhos?
As mesquinhices se existem é porque alguém anda a fazê-las la dentro...e por tal razão que se digam todas as verdades que meia duzia de badamecos andam a esconder...força ai pessoal...depois da guerra so haverà tempos de paz...


com espinhas

Anónimo disse...

nao gosto de polemicas, mas preferia bombeiros municipais em sao bras,nao mudando os bombeiros ou bombeiras que sao pessoas que merecem todo o nosso respeito e admiracao, mas sim o comando pois o principal problema vem de cima e eu sei do que estou falando.mas para isso tabem temos que ter uma camara que va em frente sem medo.

Anónimo disse...

Cabo.R

Pergunta um comentarias quantos carros novos recebeu os bombeiros nos últimos 10 anos, tem recebido carros com cara lavada e de top gama, pelo que sei porque tenho andado nestes últimos dias nos bombeiros onde o ambiente é do melhore entre bombeiros,direcção e comando por isso não venho cá para o blog mandar bocas se em vez de andar a mandar as bocas ajuda-se os bombeiros faziam melhor figura,este blog parece as mulheres de antigamente que se juntava nas ribeiras a falar mal de uma e outras e os que passam por este blog fazem o mesmo, se querem bombeiros municipais vão á câmara falar com o presidente .como muitos tem dor de cotovelo pelo bom trabalho de que anda naquela casa .
Para melhor figura de muitos vermelhos e laranja diviam estar calados por quando tem o rabo arder chamam os bombeiros.
Os donos do blog tem medo de publicar isto cá para fora onde ontem foi enviando um e não foi publicado porquê tem medo da verdade

Anónimo disse...

Juiz

Pergunta um comentarias quantos carros novos recebeu os bombeiros nos últimos 10 anos, tem recebido carros com cara lavada e de top gama, pelo que sei porque tenho andado nestes últimos dias nos bombeiros onde o ambiente é do melhore entre bombeiros,direcção e comando por isso não venho cá para o blog mandar bocas se em vez de andar a mandar as bocas ajuda-se os bombeiros faziam melhor figura,este blog parece as mulheres de antigamente que se juntava nas ribeiras a falar mal de uma e outras e os que passam por este blog fazem o mesmo, se querem bombeiros municipais vão á câmara falar com o presidente .como muitos tem dor de cotovelo pelo bom trabalho de que anda naquela casa .
Para melhor figura de muitos vermelhos e laranja diviam estar calados por quando tem o rabo arder chamam os bombeiros.
Os donos do blog tem medo de publicar isto cá para fora onde ontem foi enviando um e não foi publicado porquê tem medo da verdade,como não gostam de ouvir as verdades não publicaram o que enviei na hora do almoço

Anónimo disse...

É mesmo dificil perceber o que este Rasco Juiz quer dizer, mas reafirmo, agora que foi (re)instalado como pretendeu e passa os dias nos BV, faça tb algo de util e não atice a chama da intriga e da falta de exemplo como é seu apanágio, sob o risco de se queimar e muito. Faça jus às suas palavras e não venha vc mandar bocas, poupe-nos dos seus medíocres comentários.

Anónimo disse...

O juiz ja não sabe a quantas anda...um comentario, enterra a malta ...dois comentarios, elogia a malta ...rasta parta do homen que ja não sabe a quantas anda....vê là se dizes alguma coisa de jeito...é preciso ir p'ra ribeira falar mal dos outros...e tu p'ra falar mal dos outros vieste p'ra'qui....os donos do blog ter medo de publicar? deixa-me rir...ca p'ra mim foi mais um comentario daqueles que é preciso lê-lo 3 ou 4 vezes p'ra perceber que tas a falar mais ou menos o português...lol

com espinhas

Anónimo disse...

Estes comentários do Juiz são de ir às lágrimas de tanto rir. lol

Ass: mais um

Anónimo disse...

Bem já deu para perceber que o Cabo R. e o Juiz são a mesma pessoa. Continue a escrever homem senão vc rebenta, e não o peço pela validade ou objectividade dos seus comentários,porque por aí nada valem, mas por nos fazer RIR imenso com a forma como os escreve.lol lol lol lol

Anónimo disse...

viva os bombeiro de sao bras abaixo o comando das medalhas de cortica

Anónimo disse...

Há Grande Dr Juiz,

Então você nã sabe quem ajuda os bombeiros a tarem tão bem?... quem faz lá as obras?... Quem paga a maioria dos carros?...
o mesmo que lhes paga aos poucos efectivos os (miseros) ordenados!
Nã me diga que nã sabe donde vem o carcanholi?...

Nã sabe?... eu digo-lhe!
Vem dos bolsos de todos nós, homem!...

Pêrái... todos nós nã! só os nós que pagamos iérre esse e licenças na câmmara!

Nã tá vendo como?...você não vê nada!
Atão não vê que os bombeiros andam a merce da nota que vem da da cÂmara e da junta, atão você pensa o quê?...... E donde vão as câmmaras arranjar o toutiço?... do governo claro!.... esses mesmo, os que nos sugãm o pastel nos impostos e taxas!!!... fdp!!!

Portanto, revisto isto eu cá posso lhe dizer que CONTRIBUIO ACTIVAMENTE para a melhoria dos bombeiros!...
A modos disto, eu cá também posso critica-los se me apetecer!!!

Só não o faço agora porque...
Não me apetece, tou cansado de escrever! Tchau

Sem Espinhas

Anónimo disse...

O Juiz
O sem espinhas parece um idiota ,um idiota na minha terra é um homem cheio de ideias este é um deles se não é é burro todos os dias se e sre contribui ou não com as licenças ou outras coisas para mim lixando deviam de pagar mais, porque quanto sei os míseros ordenados que pagam aos efectivos não são grande coisa e certamente muitos de que escrevem aqui para o blog ganham ordenado e meio deles e no fim de contas ainda pensam que estão a fazer algum favor alguém.
E se o dinheiro que o sre diz que vem da câmara é porque está dentro do assunto então podia dar uma dica ao seu presidente já agora em vez de dar dinheiro para lavar a cara aos carros dê para carros novos e com mais segurança porque de coisas velhas estão os bembeiros fartos,já agora que é um (idiota) uma pessoa cheia de edeias digas também ao presidente para andar de olho em v.c porque estão a roubar o dinheiros que eu descontei duarnte anos para criarem um blog ilegal é ou não verdade sre espinhas deite cá para fora o que sabe,v.c está cansado de dizer só de mentiras,só lê as coisas duas ou três vezes quem não quere perceber à 1º vez e só um burro é que lê muitas vezes.

Bom Fim Semana Burro

Anónimo disse...

Sr. Juiz um burro que lê...so nos desenhos animados "alice no pais das maravilhas"...Parabéns ao Sr.SEM ESPINHAS por ter conseguido enervar o Sr. JUIZ com meia duzia des palavras...Ja agora gostaria de salientar que a baforada do idiota não tem piada nenhuma...menos piada tem o comportamento agressivo que o senhor adoptou quando o Sr SEM ESPINHAS o antigiu mais uma vez com meia duzia de palavras...é extremamente lamentavel o seu comportamento e as suas palavras de chico esperto que tem a mania que sabe tudo e mais alguma coisa ...mas antes demais meu amigo aprenda a escrever a lingua de CAMÕES,para que este blog não perca a credibilidade à pala dos comentarios de moço pequeno que vossemecê faz...ainda bem que temos advogados do diabo , sem espinhas ,etc...

COM ESPINHAS

Anónimo disse...

é mesmo, como este paspalhão do Juiz há aí muitos, só é preciso dar-lhes a lenha, o resto fazem eles sozinhos!... queimam tudo e todos, sem sequer saber o que estão a dizer.

enfim, como já li aqui:
"É São Brás no seu melhor!"

Bom f-d-s pessoal

Sem espinhas

Anónimo disse...

tenho quase a certeza que o juiz cada vez que faz um comentario...ta abezanado...2 ou 3 horas a segurar o balcão nos bombeiros cansa.......lol

Anónimo disse...

uma revolucao no comando dos bombeiros ainda e pouco. pois parece que quem queria fazer um golpe de estado nos bombeiros para por o manel joao fora ja voltaram e ainda foram agraciados com subidas de posto.os que sempre trabalharam sempre foram renegados para 5 posicoes.nao e o meu caso pois nunca servi essa nobre causa a de ser bombeiro.

Anónimo disse...

Guardião da verdade


Nas ultima vez que houve eleições nos bombeiros houve houve 2 lista para a direcção dos bombeiros, uma lista foi a que ganhou a outra feita por pessoas desordeiras com R e P, etc ,etc, pessoas estas que por raiva de não terem ganho essas eleições fizeram uma revolta contra o antigo comando que era o Manuel João, Vítor ,Alexandre onde os queriam por do quartel para fora e quem ficaria como comandante o R . e P como 2º comandante, depois do de vários meses o P foi admitido como motorista da associação tendo o mesmo só carta de ligeiro onde existe uma clausa em acta que diz que só se deve admitir motoristas com carta de pesados ,essa pessoa foi para motorista porquê porque era instrutor de automoveis onde se portou mal na firma e foi despedido e foi para assalariado dos bombeiros porque era muito amigo da Nidia e mais alguns, começou por fazer serviço de motorista e depois sim a fazer de escritorário do Vítor
Agora passou para o poleiro mas o R esse só voltou para os bombeiros depois do Vitor sair,esse pobre ficou na parte de baixo da gaiola debaixo mas já se sabe que quere arranjar um poleiro nos bombeiros porque a firma que tinha deu em falência ficando a dever,de maneiras que é assim minhas Sras e meus Sres mas o que o Sre juiz diz também tem muitas das verdades que diz nos comentários.
Afinal qual é o destino dos nossos bombeiros será só com politica que se tem com algum material, ao Sre comandante João Meira para quando temos uma ambulância do INEM porque só São Brás e Alcoutim é que não tem mais todo o Algarve as tem é porque os bombeiros tem algum lucro nisso e por aquilo que se sabe só o Sre não quere.


Voltarei Até pessoal

Anónimo disse...

Um historia interessante sem duvida,
mas vejo ai muitos nomes da politica que nao se dao uns com os outros, não tou a entender como estão nisso juntos?!... enfim as tantas não é para entender! lol

Quanto ao INEM, já li aqui no blog que esteve para vir uma ambulancia do INEM para os Bombeiros, mas na altura, nem o presidente da câmara (o engenheiro eusébio) nem o presidente dos bombeiros (acho que era o Borralho na altura)quiseram assumir a parte do gasto com pessoal que lhes cabia.
Acabou por não vir ambulancia nenhuma!


(http://sbras.blogspot.com/2002_08_01_sbras_archive.html)

Anónimo disse...

Ja agora quem é o "R" e o "P" ?


com espinhas

Anónimo disse...

Guardião da verdade

Nunca mas nunca ninguém quis saber do INEM em S.Brás Apenas sei que só uma pessoa neste momento está interessada é a presidente dos bombeiros ,Nem o comando em geral e se calhar até o próprio presidente da câmara porque S.Brás e Alcoutim são as únicas que não tem INEM ,Vila do Bispo uma pequena vila com menos serviços de emergência do que S.Brás tem um INEM . Pergunto eu aqui neste blog onde se fala tanto em bombeiros será que alguém não gosta do INEM.

Voltarei Até pessoal

Anónimo disse...

Epá esqueçam isso.http://sbras.blogspot.com/2002_08_01_sbras_archive.html
Não vai haver ambulância nenhuma.
o inem até oferece a ambulancia aos bombeiros, mas estes tem que assegurar o pagamento dos ordenados da equipa para a ambulancia durante pelo menos cinco anos.

Os bombeiros não tem dinheiro para isso!

Esqueçam essa conversa, isso é conversa fiada da nidia para ficar bem na fotografia! onde vai ela buscar o dinheiro? a câmara tá-se borrifando para andar a pagar mais bombeiros e o dinheiro não cresce nas arvores.

ass: Social(Ista) Democrata

Anónimo disse...

Guardião da verdade

O Sre ou a Sra que fez o ultimo comentário diz :Epá esqueçam isso:
Não vai haver ambulância nenhuma.
Caro anónimo pelo que eu sei no fim de 5 anos o INEM dá ambulância aos bombeiros, duarante os 5 anos o INEM paga as despesas todas de material para equipar a viatura de que se for bem gerido até dá para equipar as outras ambulâncias no que diz respeito a ligaduras pensos etc etc.
Que os bombeiros não tenham dinheiro estou de acordo. Mas se os bombeiros tem uma
equipa de 24 horas sobre 24 horas para fazer serviços de emergências de Saúde .Essa equipa não serve para o INEM.

Exp: Se ambulância do INEM tiver uma avaria quem paga é o inem se ambulância tiver falta de material ou se estragar quem dá esse material é o INEM,onde e se o material fore bem gerido dá para equipar as outras ambulâncias.

Exp:Se uma ambulância de emergência dos bombeiros for fazer um serviço fora do concelho que acontece muitas das vez tiver uma avaria qualquer quem paga isso é os bombeiros,se não tem dinheiro para pagar uma equipa também não tem dinheiro para pagar o arranjo da viatura.

E se alguém tiver duviadas nisto amigos vá a um quartel de bombeiros falem com as pessoas e depois venham aqui ao blog dizer se é ou verdade dessas vantagens.Eu não tiro por ninguém mas isto não é conversa fiada da Nidia porque por vantade dela já cá estive-se ,ainda digo mais no tempo do Miguel Borralho esteve uma ambulância do INEM pronta para vir para São Brás só que o Sre Miguel Borralho queria que o INEM paga-se os ordenados aos assalariados todos, meus amigos e essa ambulância do INEM acabou por ir para Tavira porque a que eles lá tinha teve uma avaria e teve que ser substituída.


Obrigada

Anónimo disse...

é isso é verdade,
no contrato que os bombeiros tem que assinar com o inem preve que a ambulancia seja substituida de 5 em 5 anos, ficando a viatura usada para beneficio dos bombeiros.
também pagam a manutenção da ambulancia e fornecem o material durante esses cinco anos.

Quanto ao pessoal acho que é diferente, os bombeiros tem que ter equipas de assegurem o funcionamento durante 24 horas dia, o que seria pelo menos 3 equipas de 3 homens, o que dá 9 salarios mensais. O que sem duvida será uma despesa que actualmente os bombeiros não conseguiriam suportar... digo eu!...

Não tenho a certeza mas creio ainda que o pessoal desta ambulancia teria que ter formação especial dada pelo o inem, talvez já haja dois ou três bombeiros de s.bras que já tenham, de resto teriam que ser formados, e isso é mais um encargo para a coorporação.

Se analisar isto de forma calculista e tendo em conta os pontos de vista politico de quem tem o dinheiro para tornar a vinda da ambulancia do inem para s.bras, isso não interessa nada... é muita despesa com pouca visibilidade politica, uma coisa é ajudar a arranjar o quartel que até dá para fazer-se um aproveitamento politico c/ inaugurações e discursos para a comunicação social outra coisa é pagar ordenados...

Mas o pessoal que não se preocupe, já corre de boca em boca que o centro de saúde vai fechar, quando isso acontecer pode ser que quem de direito olhe de outra forma a possibilidade de ter uma ambulância do inem em s.bras... vamos esperar para ver.

.

Anónimo disse...

Não conheço muito bem o que se passa nos bombeiros de S.Brás. No entanto, o que me parece, pelos comentários que li, é que há uma grande indisciplina e uma luta incrivel pelo comando. Alguem deveria deitar mão aquilo e exigir disciplina. Para bem dos bombeiros respeitem-se e trabalhem, como é o vosso lema.
Bem hajam

Anónimo disse...

Guardião da verdade

Nos bombeiros existem até este momento seis pessoas com formação de TAS(tripulante de ambulancias de socorro)onde nas ambulancias do Inem só é obrigatório um TAS os restantes seram TAT

Anónimo disse...

Realmente parece que o grande problema é a indisciplina. Para bem da instituição, resolvam os vossos problemas sem ter que vir para aqui lavar roupa suja. Por favor, respeitem o vosso lema. Vida por vida, deixem-se de interesses e mesquinhices. Por favor se é esse o vosso objectivo é melhor procurarem outra profissão. Bem hajam aqueles que trabalham em prol do próximo.

Joker

Anónimo disse...

o que é o TAT?

Anónimo disse...

Guardião

TAT Tripulante ambulanc~ia de transporte

Anónimo disse...

o Juiz
Até que enfim de já morrerão todos carbonizados por falerem mal dos bombeiros

Anónimo disse...

Oh Sr. Juiz, tenha vergonha na cara. Não deite mais lenha para a foghueira senão ainda se pode queimar. Ou será que ainda não consegui aringir os seus objectivos?

Joker

Anónimo disse...

O Juiz

Nunca tive quiz de meter lenha no fogo mas se um dia viere acontecer muita gente vai arde de certeza,os 1º será o Sre Pedro , Sre Raul etc, ect, ect
Só pelo seguro de acidentes pessoais que tem para os bombeiros é uma vergonha, meu deus estamos num pais do 3º mundo, iam morrendo 5 homem e o seguro quase não lhes pagam os dias que perderam.


Não vale apena andar a chatear-me com isto ,isto é o que se sabe.



Até sempre

Anónimo disse...

Tente disfarçar, sim porque está próximo de ser identificado Sr. juiz. (Não se enterre mais) Se calhar é melhor desistir dos seus objectivos, pois parece que não vão de acordo com os da instituição ...
Joker

Anónimo disse...

Ddeixem de brincar às escondidas

Anónimo disse...

Realmente dá para perceber que o Sr. Juiz faz-se vitima de si próprio para desviar as atenções. pobre muito pobre. Coitadinho do corcodilo

Anónimo disse...

o JUIZ não morreu ainda

Anónimo disse...

azar o do juiz

Anónimo disse...

O juiz não se faz de vitima,mas vê as coisas dos dois lados o que esté bem o que está mal.


feliz Ano Novo

Anónimo disse...

Vem aí o Ano Novo
É preciso repetir as boas acções e corrigir as falhas, curar as mágoas.
É tempo de recomeçar.
Tanta coisa aconteceu.
Neste mundo vivemos com tanta pressa,no entanto parece que nunca temos tempo para realizar todos os projectos e aspirações.
Mais um ano se passou.
Foi tão rápido.
Olhamos para trás e vemos sucessos e decepções, tristezas e alegrias, sonhos e realidades...
O peso do ano que finda ainda está sobre os nossos ombros, na nossa vida, nos nossos corações.
É tempo de parar, reflectir, agradecer.
Deixar que grite a voz interior e manter acesa a chama que arde dentro de nós.
Vamos renovar a esperança de que este ano todos os planos vao dar certo e amanhã vamos começar um ano novo, com ânimo e alegria, com um enorme sorriso na face e a luz da esperança brilhando nos olhos.
Espero sinceramente que este ano novo seja muito melhor do que o que passou...
Um feliz 2007...

Anónimo disse...

O
Juiz

Para o Sre Sincero


Este Sre diz que o SAP de S.Brás sempre foi um desgraça mas certamente que lá foi muitas das vezes ele e a sua família daqui para a frente vai ás clínicas privadas paga bem e vai voltar sempre a queixar-se ao médico da clínica e também a pagar
Que enquanto no centro de saude pagava a taxa mais nada até podia ir 10 vez por dia era sempre atendido mal ou bem ,diz que muitas vezes com a placa não á médico,mas eu também já o Sre presidente da câmara a faz maifestação por não querer o aterro sanitário na serra de S.Brás e agora vem para falar na unidade digestação , como é cara , afinal o presidente camara serve para umas e não ser para outras então o presidente e o sincero vá fazer a disgestação nas clínicas privadas.

Ò sincero sabes quem devia voltar a este mundo era um Salazar para te dar cabo dos totelos ,falas assim porque és da mesma lai que o presidente da câmara que vão jantar ao Zé dias em troca de favores.


Passem bem deus queria que lhes dei uma caganeira este fim de semana para não falarem mal do SAP

Anónimo disse...

ufa ja vim atrasado mas nao faz mal pois o ultimo comentario sera o melhor.senhor comandante peca demissao ,leve consigo os elementos que trouxe e reponha os que quase por obrigacao fez sair ,pois eu conheco todos voces muito bem e sei que voce sabe que eu sei que voce nao devia de estar nos bombeiros.ps ja agora quero deixar um recado admiro muito mesmo a causa dos bombeiros de 1 classe para baixo pois de resto nao valem mesmo nada.