22 outubro 2006

Escola Secundária entre as 10 melhores

Escola Secundária José Belchior Viegas
7.ª no ranking das melhores escolas nos Exames Nacionais de Português B.
4.ª melhor escola no ensino público.

A Secundária José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, no ensino público (7.ª), e o Colégio Internacional de Vilamoura , no privado(8.ª), integram a lista nacional das dez escolas com a média mais alta a Português B. Não há nenhum estabelecimento de ensino algarvio na lista das dez piores.

Seis das dez escolas que registaram a melhor média nos exames nacionais do 12º ano a Português B são públicas, uma prestação acima da verificada em 2005, quando as privadas dominavam na lista das melhores à disciplina.

Segundo dados do Ministério da Educação, a disciplina, obrigatória em todos os agrupamentos à excepção de Humanidades, foi a que registou o maior número de exames realizados por alunos internos (38.348), entre as 20 seleccionadas pela agência Lusa.

Entre as dez escolas com melhores resultados na primeira fase deste exame, o Colégio Mira Rio, em Lisboa, ocupa o primeiro lugar, com 16,5 valores de média (numa escala de 0 a 20), uma posição que já assegurava no passado ano lecti vo.

Em segundo lugar, surge a escola do 2º e 3º ciclos e secundário de Mora , no distrito de Évora, com 15,3 valores, seguida do Colégio Manuel Bernardes, e m Lisboa, com 15.

No ano passado, apenas três escolas públicas figuravam na lista das dez melhores a Português B, um número que duplicou este ano, fazendo com que os est abelecimentos de ensino geridos pelo Estado estejam agora em maioria nesta lista .

No entanto, se as escolas públicas estão em maior número entre as que t iveram a melhor prestação, o seu predomínio verifica-se também entre as dez com a média mais baixa, uma tabela onde figura apenas um colégio privado.

A escola básica e secundária Maria Isabel do Carmo Medeiros, no concelho de Povoação, Açores, foi este ano a que apresentou o pior resultado, com uma média de apenas 6,8 valores nos 19 exames realizados.

O Colégio Maior Camilo Castelo Branco, no Porto, é o único estabelecimento de ensino privado a figurar entre as médias mais baixas, com 7,6 valores.

Nas 38.348 provas realizadas na primeira fase, a média nacional a Português B atingiu os 11,8 valores, mais uma décima do que no ano passado, a terceira melhor média entre as 20 disciplinas seleccionadas.


Lista das dez escolas com a média mais alta a Português B:

ESCOLA GÉNERO DISTRITO MÉDIA

Colégio Mira Rio Privado Lisboa 16,5
EB2,3/S de Mora Pública Évora 15,3
Colégio Manuel Bernardes Privado Lisboa 15,0
EB2,3/S Octávio D.Ferreira Público Santarém 15,0
Colégio Cedros Privado Porto 14,8
EB2,3/S Chamusca Público Santarém 14,7
Sec. José Belchior Viegas Público Faro 14,7
Colégio Intern Vilamoura Privado Faro 14,6
Sec. de Alcains Público Cast. Branco 14,5
Sec. Nuno Álvares Público Cast. Branco 14,4

2 comentários:

Anónimo disse...

é so chicos espertos em S.Bras...começando pelo presidente eusébio e acabando no piri


com espinhas

Anónimo disse...

...