02 novembro 2006

Contas na mão do povo

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel está a implementar uma experiência de orçamento participativo, com a aprovação do Orçamento para 2007.

O projecto é inovador e pretende aproximar os cidadãos dos processos de planeamento e decisão na gestão pública.

A proposta de Orçamento, que já foi elaborada pelo executivo municipal, vai ser apresentada e posta à discussão da população.

António Eusébio, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, refere que se trata de "um instrumento de trabalho, que colocamos à disposição de todos os munícipes, para que, em conjunto, possamos fazer as melhores escolhas e encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do nosso concelho."

Os munícipes podem dar a sua opinião e fazer sugestões para melhoramento e rectificação do Orçamento de três maneiras diferentes.

Uma delas é através de sessões públicas, que vão decorrer em todo o concelho de 2 a 9 de Novembro, entre as 21h00 e as 23h00. As sessões têm previstos espaços com actividades para crianças, de forma a permitir aos pais participarem na discussão.

Outra forma de participar é através do preenchimento de um formulário que a Câmara disponibiliza nos serviços municipais e na Junta de Freguesia. O documento deve ser preenchido e entregue até dia 10 de Novembro na Secretaria da Câmara Municipal.

A 17 de Novembro vão ser apresentados os resultados da consulta pública, no Cine-Teatro São Brás, pelas 21h00.

Posteriormente o Orçamento vai ser votado em reunião de Câmara e depois na reunião da Assembleia Municipal. Após aprovação por parte deste órgão, o Orçamento Municipal entra em vigor a 1 de Janeiro de 2007.

O Orçamento Participativo de São Brás de Alportel faz parte do Projecto “São Brás Solidário”.


.

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao executivo pela ideia que penso ser original a nível nacional. Sei que o mesmo já foi feito nalgumas cidades brasileiras com um relativo êxito. Como publicidade a S.Brás de Alportel também é óptimo pois já tive oportunidade de ouvir a Noticia na Antena 1 e o nosso Presidente a ser entrevistado sobre o assunto.
Penso que a ideia é muito boa e que devemos todos participar porque é uma forma pura de dar o poder de decisão ao povo. Como todos somos cidadãos e gostamos de saber o destino do dinheiro dos nossos impostos temos agora um instrumento para o efeito.
Como todos sabemos de casos de grande carência de água, esgotos e luz podemos sugerir e propor que sejam essas as prioridades…
Vamos todos participar, vamos conferir as datas das reuniões e avisar e mobilizar todos os nossos vizinhos…
Vamos em frente que a traz vem gente…

Anónimo disse...

Concordo plenamente.. Quem for contra que atire a primeira pedra mas cuidado com o telhado...

Anónimo disse...

Parabéns à IN-Loco

Foram eles que apresentaram a ideia ao executivo, se não fosse a in-loco a camara nem sequer tinha ouvido falar nisso.

Este é mais um projecto feito pela in-loco, para ir promovendo as suas actividades, são projectos que concorrem a fundos comunitários e que proporcionam um meio de subsistencia (€uros) para a in-loco e seus técnicos.

à pala do "s.bras solidário" é que aparece este projecto, e foi também à pala do projecto e dos dinheiritos que rendeu que a câmara municipal tomou conhecimento do "orçamento participativo" quando acompanhou os tecnicos da in-loco a uma viagem ao brasil para ver como se fazia solidariedade.

Nessa altura, no brasil, o executivo não estava muito convencido que isto funcionasse aqui, no entantos os tecnicos da in-loco lá conseguiram convencer a autarquia a participar no projecto (a promessa de vir mais uns dinheiritos para o concelho e mais uns projectitos que dão visibilidade ao executivo ajudou a decisão).

parabéns aos técnicos da in-loco, estes sim sabem como fazer para manter a sua actividade e assegurar os seus ordenados! LOL

PS- tem gente que é muito cega!!! hehehehe, parabéns ao executivo... essa é boa!

Anónimo disse...

Optima ideia..Vou estar lá.
Parabéns Sr.Presidente pela excelente iniciativa.

Anónimo disse...

Se o executivo tiver em atenção as críticas e sugestões feitas pelos munícipes esta iniciativa é de aplaudir e incentivar. Se for "para inglês ver" como outras iniciativas deste executivo camarário é pôr-nos a "trabalhar para aquecer"......

Anónimo disse...

Não sonhem muito.

mesmo aproveitado as ideias dos municipes, a unica coisa que vai acontecer é a abertura de rubricas com meia duzia de euros, só para ficar aberta!

rubricas?!... não sabe o que é rubricas?1
também não interessa, quanto menos voce souber sobre o que é um orçamento melhor!

Aprereça mas é nas discussões publicas e diga o que lhe faz falta lá ao pé da porta de casa, a câmara logo vai lá por! LOL

Boa sr professor presidente, grande ideia,
vamnos lá estar todos!

Anónimo disse...

O facto de irmos a caminho de um projecto populista risca de provocar derivas de apreciação onde as conclusões de cada um risca de aumentar o individualismo politico existente no nosso concelho....agora se o povo vai começar a meter o bedelho nas contas com muitos zeros ...onde estão habituados a lidar com poucos zeros que conclusões tirarão?
Ja lhes custa lidar com tostões pra quanto mais com milhões...


com espinhas

Anónimo disse...

ais uma acçao de propaganda dos camaradas do PS. Alguém acredita que deste paleio todo passe alguma coisa para o orçamento? Se aparecer, serà com numa rubrica com uma dotaçao de 100 ou 200€. Espere para ver, seus papalvos!

Anónimo disse...

mais uma porcaria que o eusébio vai tentar meter na cabeça da malta de pouca intelegencia...