27 novembro 2006

Junta de Freguesia

David Gonçalves em entrevista


Após 21 anos como bancário, David Gonçalves entra na política. Uma decisão bem pensada, que surgiu por convite do presidente da Câmara de S. Brás de Alportel e que começa agora a mostrar frutos.


Após um ano de mandato, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Brás de Alportel afirma que está ao serviço de S. Brás de Alportel porque gosta de servir: “Sou de S. Brás, nunca quis sair, conheço 80 ou 90 por cento da população, sei as suas carências”… (um ano de mandato e já apresenta um discurso populista e demagogo: “conheço 90% da população!”… he, he,he!...)

Em pleno interior algarvio, à frente de uma única freguesia que compõe um concelho, David Gonçalves diz que “o facto de ser um concelho essencialmente rural torna-o bastante envelhecido e sem rendimentos, existindo carências de habitação, mas também, ao nível afectivo”. Por outro lado, em termos de acessibilidades, o presidente da Junta de Freguesia afirma que “S. Brás não está tão mal servido como se poderia imaginar”. No anterior mandato, a autarquia criou uma via alternativa à vila, no lado sul, e neste momento a Circular Norte já tem um troço e falta um outro para se concluir a referida circular. “Neste momento o único problema é a acessibilidade à Via do Infante, A-22, mas virá o seu tempo, esperamos”.

O Algarve é por si só sinónimo de turismo e David Gonçalves afirma que S. Brás está “muito pouco desenvolvido” nesta área. Mesmo assim, salienta alguns aspectos que atraem visitantes e nos quais pretende apostar, como um levantamento que está a fazer dos antigos pontos de encontro na serra que tem “recantos fabulosos”, nomeadamente fontes para depois serem requalificadas e “outros locais centenários, cheios de história”. David Gonçalves destaca a gastronomia, “muito rica” de S. Brás e que a generalidade das pessoas não conhece. “As pessoas vêm passar férias ao Algarve, mas não conhecem o bom do Algarve, como as paisagens bucólicas”. O presidente da Junta afirma que o “problema de S. Brás de Alportel é a interioridade, o facto de as grandes obras serem sempre feitas no litoral”.

Mas David Gonçalves tem sempre um discurso de esperança afirmando que “S. Brás tem coisas que as grandes câmaras onde são feitas as grandes obras não têm, como o sol, a serra e a beleza da Natureza”. E de acordo com o autarca, já há muitos turistas estrangeiros a visitar a vila de S. Brás de Alportel e a Serra do Caldeirão, “mesmo não tendo um campo de golfe para oferecer, temos outras coisas, mais simples. S. Brás tem é que ser explorado”. (…então do que estamos à espera?!...)



“A melhor cortiça do mundo”

Uma área que merece destaque em todo o concelho e que o Presidente da Junta de Freguesia salienta é a cortiça que é “a melhor do mundo”.
S. Brás de Alportel é a Capital Histórica da Cortiça precisamente porque “nas décadas de 40 e 50 existiam cá mais de cem fábricas de cortiça”. O problema, afirma o autarca, é que “a linha de caminhos-de-ferro não traçou o interior”, não acompanhando o escoamento necessário de cortiça. Depois, na década de 60, houve bastante emigração, o que diminuiu a mão-de-obra. Ora, no fundo, apesar de possuirem a “melhor matéria-prima em S. Brás, na Serra do Caldeirão”, os industriais da cortiça estabeleceram-se na zona do Montijo. Hoje são poucas as indústrias que permanecem em S. Brás, “salvo raras excepções que conseguiram levar o nome da vila bem longe pela criatividade e inovação com cortiça”.

Como presidente da Junta de Freguesia, David Gonçalves afirma que “as instituições pouco podem fazer, não podem substituir as empresas. No entanto, podem fazer um acompanhamento, ajudar à associação dos empresários para que ganhem mais força, para que apresentem projectos credíveis e ganhem o apoio das entidades oficiais”.


Projectos futuros

Com três anos de mandato pela frente, David Gonçalves destaca alguns projectos que pretende levar a cabo, “sobretudo na área social, ajudando casos mais problemáticos”, requalificando um bairro social de 1961 que é propriedade da Junta de Freguesia e que “carece de algumas obras”. Um outro projecto a concretizar é a construção da nova sede da Junta de Freguesia, cujo projecto já está realizado. (…já ouvimos esta conversa sair da boca de três presidentes da Junta (o sr. Emidio, o sr Gonçalves e agora o Sr. David), o projecto, esse continua por concretizar!... será desta?)

O presidente da Junta de Freguesia destaca ainda o projecto “Seniores em movimento”, que engloba uma série de actividades destinadas à terceira idade de S. Brás de Alportel, como aulas de ginástica, passeios, chás dançantes… Mas todas as faixas etárias da freguesia são uma preocupação para David Gonçalves, daí que o presidente da Junta de Freguesia acrescente que “apoiam todas as colectividades do concelho, inclusive os Bombeiros, em cerca de 100 mil euros anuais”.

A Junta de Freguesia de S. Brás de Alportel está em contacto permanente com a realidade da freguesia e apresenta uma grande disponibilidade. “O feedback que chega da população é muito bom e motiva-nos”.

Relativamente à problemática da cortiça, David Gonçalves afirma que “a Junta de Freguesia tem as portas abertas a uma colaboração com todos os sectores corticeiros. Porque a cortiça é um ex-libris de S. Brás de Alportel e temos que ser nós a elevar o bom que temos”.

2 comentários:

Anónimo disse...

O David agora também já é politico???
Tá boa!

ass: Che

Anónimo disse...

boa sorte David espero que consigas mas faz o que poderes

ass: MDMA