20 novembro 2006

Em defesa do sector

Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve da
Ass. dos Industriais e Exportadores de Cortiça



A Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça (AIEC) foi a primeira associação a surgir em Portugal associada à fileira da cortiça. Foi criada em 1975, com sede em Lisboa, mas estendendo a sua área de actuação a todo o País. Mais tarde foram criadas delegações com autonomia financeira e administrativa, surgindo então, no ano de 1993, a Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve.

Actualmente a Delegação conta com 23 associados, sobretudo empresas de preparação, transformação e granulação de cortiça, situadas em Grândola, Santiago do Cacém e S. Brás de Alportel. “Por verificarmos que a zona Sul estava isolada do resto do País e para tentarmos combater essa situação e ajudar à sustentabilidade das empresas e da floresta ai existente, constituímo-nos como Delegação Regional”, salienta Carlos Jacinto, presidente desta Delegação, acrescentando que, “ao explorarmos a cortiça estamos a contribuir para a preservação do ambiente, pois ao escoarmos a casca do sobreiro mantemos a floresta mediterrânea limpa e viva, gerando fluxos monetários capazes de manter e proteger essa mesma floresta. Convém ainda realçar que cada sobreiro absorve grande quantidade de carbono aumentando com o seu descasque, o «descortiçamento», prestando também um serviço ao ambiente como sumidor de carbono”.

Na opinião do nosso entrevistado, apesar do peso que a fileira da cortiça assume no País, representa três por cento do produto interno bruto e dez por cento das exportações, o sector está esquecido pela classe política. “A Comissão de Coordenação da Região do Algarve desconhece que existe uma serra nesta região – a Serra do Caldeirão, desconhece a existência deste sobreiral e a industria que o explora e mantêm”, afere.

A exploração da cortiça sempre teve um grande peso em S. Brás de Alportel. Documentos antigos fazem referência a este concelho como sendo a Capital Histórica da Cortiça, por serem as gentes de S. Brás de Alportel as pioneiras no comércio e transformação de cortiça no País originando mesmo a constituição de S. Brás como concelho pela divisão do concelho de Faro, “A indústria da cortiça nasceu aqui, aqui cresceu e se desenvolveu, mas as dificuldades obrigaram á sua deslocalização e o centro vital do sector foi instalado em Santa Maria da Feira, com muitos Sambrazenses”, comenta o presidente da Delegação.

Levar o nome de S. Brás de Alportel como Capital Histórica da Cortiça é um dos objectivos desta instituição. Para que este objectivo possa ser concretizável, estão a ser desenvolvidos e negociados com a autarquia uma série de projectos. “Queremos para o concelho um pólo de desenvolvimento corticeiro baseado nas tradições históricas e na floresta existente, que temos vindo a tratar. Começamos por criar um projecto de formação que contempla um curso de operador florestal/corticeiro, cujo desiderato é formar pessoas capazes de tratar a floresta e, ao mesmo tempo, trabalhar nas empresas corticeiras. Porém, até hoje não conseguimos cativar o interesse das escolas para formar jovens nesta área, o que na minha opinião se deve a um desinteresse regional para este sector, a região continua a apostar em formar pessoas para o desemprego”, afirma.

O projecto de criação do pólo industrial está em fase de desenvolvimento e prevê a existência de um centro de investigação e tecnológico para a fileira. “Temos uma parceria com o país vizinho, num projecto que visa a criação de uma federação e posteriormente um centro de investigação ibérico para a cortiça. Numa primeira fase esse centro irá ser criado em Espanha e mais tarde em S. Brás de Alportel. Não há futuro para a fileira da cortiça sem apoio tecnológico, por isso a necessidade de um laboratório para o Sul do País, idêntico ao que existe no Norte, com ligações às universidades e que possa prestar serviços às empresas”, diz Carlos Jacinto, acrescentando que, “chegamos à conclusão que, para evitar sabores desagradáveis que as rolhas podem transmitir aos vinhos, é necessário investir numa tecnologia de cozedura completamente inócua. As empresas de maior dimensão já o fazem, mas as pequenas não têm essa possibilidades, por isso pretendemos que a autarquia nos ajude a criar uma central de cozedura que possa ser usada por todas as corticeiras do concelho”.

Outro aspecto importante e para o qual a Delegação conta com o apoio da Câmara Municipal é para a criação de uma unidade de granulação. No processo de transformação da cortiça, em cada 20 quilos, 15 resultam em aparas, que são enviadas diariamente para o Centro do País a fim de serem granuladas, o que se traduz em gastos consideráveis com o transporte, daí a importância da criação de uma unidade de granulação no Sul.

Sendo o Algarve uma zona turística por excelência e fazendo a cortiça parte integrante da história de muitas gerações foi criada a Rota da Cortiça, “pretendemos que os turistas, durante a sua estadia no Algarve, dediquem um dia à cortiça. Convidámo-los a conhecer a Serra do Caldeirão e a visitar as empresas corticeiras, que entretanto se vão preparando para os receber”. Para divulgar e sustentar esta rota foi criada a Associação Rota da Cortiça, cujo responsável máximo é o presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.

Uma nova vida para as suas rolhas

Apesar das indústrias corticeiras terem um papel importante na limpeza da floresta é inevitável que os incêndios consumam algumas zonas. e apesar de muitas árvores sobreviverem aos fogos, só podem voltar a produzir cortiça se lhes for retirada a casca queimada, casca que depois de triturada pode ser utilizada em isolamentos térmicos, a unidade de granulação poderá também aqui ajudar a recuperar o nosso sobreiral.

A Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve da AIEC desenvolveu um projecto de reciclagem de rolhas de cortiça, tendo como base a promoção da cortiça como produto ecológico. O projecto denomina-se “Uma nova vida para as suas rolhas” e resulta de uma parceria entre o município de S. Brás de Alportel, a Associação Rota da Cortiça e a Delegação do Algarve e Baixo Alentejo da AIEC. Os objectivos passam por sensibilizar a população para a importância da reciclagem e reutilização dos materiais; proteger o meio ambiente, mediante a reciclagem de um produto natural; desenvolver um processo que permita aproveitar as rolhas de cortiça após a sua extracção das garrafas e dos garrafões; obter produtos com diversas finalidades e dar uma nova vida a um recurso precioso.

De acordo com o nosso entrevistado todos os munícipes podem ajudar a reciclar, colocando as rolhas, depois de utilizadas, nos recipientes de recolha de rolhas, situados junto aos ecopontos. Este projecto apenas está a funcionar em S. Brás de Alportel, mas está a ser alargado a todo o Algarve e para isso também será necessária a unidade de granulação que permitira que a reciclagem seja efectuada na zona onde é efectuada a recolha. Com o resultado monetário, desta reutilização de um produto, pretendermos colaborar com o Centro de Reabilitação do Algarve adquirindo equipamentos para pessoas mais necessitadas, transformando a floresta a cortiça a rolha num produto ainda mais “solidário com os outros”.

1 comentário:

Anónimo disse...

É novidade para mim a data de 1975.
Antes não existiu nenhuma associação?
O meu pai foi industrial e meu avô, de S. Brás de Alportel eram naturais estranho a notícia, ou então interpreto mal.
Cumprimentos.
Uso o apelido que sempre usei na web Toupeira