30 novembro 2006

Museu do Trajo

inaugurou novo edifício

O Museu Etnográfico do Trajo Algarvio, em São Brás de Alportel, inaugurou, na passada semana, um novo edifício, destinado a reservas e ateliers. O espaço vai ainda acolher o Grupo de Amigos do Museu, uma associação com cerca de 400 membros formada no seio do espaço cultural.

Uma infra-estrutura que, apesar de ter uma arquitectura moderna, não deixa de se enquadrar, dada a sua simplicidade. O Museu do Trajo situa-se numa casa mandada construir no final do século XIX, pelo industrial corticeiro Miguel Dias de Andrade. Originalmente, a propriedade era constituída pela casa de habitação e vários edifícios térreos dedicados à actividade da lavoura e a arrumos.

Muito do espólio do museu foi herdado com a propriedade, que foi legada à Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, por António Bentes, em 1986. Aqui, podem-se ver diversas exposições permanentes, como a relativa aos trajes utilizados no Algarve em diversas épocas, que dá nome ao museu. Mas também há outras zonas onde se pode conhecer alguma da história da indústria corticeira, bem como diversos exemplares de coches e carroças.

Agora, com este novo edifício, alargam-se as possibilidades do Museu. A formação será uma das valências principais deste novo espaço. Servirá também para mostrar parte do espólio do Museu, que tem vindo a crescer em número e em género, que não se enquadra em nenhuma das mostras permanentes. Exposições temporárias, de carácter contemporâneo, são outra das hipóteses.

Como contou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel Abílio Barros, o novo edifício representa «o novo salto qualitativo» que os responsáveis pelo museu desejavam.

Uma obra que foi apoiada pela União Europeia, à semelhança de outras intervenções de menor dimensão que já se haviam feito no museu. Apesar de admitir que a obra poderá ter «demorado um pouco mais» do que estavam à espera, não dá o tempo como perdido. «Este espaço está totalmente disponível para ser usado pelo Algarve», acrescentou Abílio Barros.

Também presente na cerimónia de inauguração do novo edifício esteve o delegado regional da Cultura Gonçalo Couceiro. O representante do Ministério da Cultura no Algarve trouxe uma mensagem da ministra Isabel Pires de Lima, realçando a importância do museu, no panorama regional, e da agregação deste tipo de anexos e do espaço dedicado aos Amigos do Museu.

O presidente da Câmara de São Brás de Alportel António Eusébio optou por sublinhar que se abriram, com a inauguração do novo espaço, «novas perspectivas para o Museu». Esta é mais uma responsabilidade para o director do Museu do Trajo Emanuel Sancho, que foi o guia de uma visita às instalações com que os convidados para a inauguração do novo edifício foram brindados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns Emanuel! Ficou finalmente pronto!