18 novembro 2006

A pousada-museu «S.Brás»

Villa General Belgrano - Um luso-descendente residente na localidade argentina de Villa General Belgrano está a construir uma pousada-museu de Portugal em homenagem ao país. O estabelecimento deverá abrir em Outubro de 2007.


Com 44 anos, Victor Lopes nunca visitou Portugal, mas não esquece as palavras da sua mãe, que acabaram por dar origem ao projecto: «A minha mãe diz que lembra a terra dela, só não tem as praias do Algarve», contou o luso-descendente à agência Lusa.

Foi dessas semelhanças entre São Brás de Alportel e Villa General Belgrano que nasceu, então, a ideia de «homenagear» Portugal através da criação de uma pousada-museu naquela localidade.

Apesar de não estar ainda no terreno, o futuro estabelecimento tem já galos de Barcelos, uma guitarra portuguesa, postais e livros sobre várias cidades portuguesas, presentes que Victor Lopes recebeu depois de ter posto a ideia a «circular» na Internet.

«Quis homenagear todos os portugueses que procuram um destino melhor na Argentina e que ajudaram a construir esta nação e, principalmente, quis homenagear os meus pais», adiantou o luso-descendente. «Vamos ter tudo o que se possa relacionar com Portugal: fado, gastronomia, livros, discos, entre outras coisas», exemplificou.

«Quero expor artesanato de todo o país, para que cada terra possa mostrar as suas coisas e como Portugal é bonito», por isso «todos os objectos que queiram enviar serão bem vindos, desde que não tenham valor comercial, para que não pensem que quero fazer negócio», declarou.

«Aqui não há muitos portugueses. Quando comecei o projecto não conhecia nenhuns, mas assim que coloquei a bandeira portuguesa na porta da pousada começaram a aparecer e agora somos cinco famílias portuguesas nesta zona», referiu ainda Victor Lopes.

A pousada-museu «S.Brás», o primeiro estabelecimento hoteleiro português a surgir em Villa General Belgrano, contará com 10 quartos, uma piscina, um salão de leitura, um restaurante de gastronomia portuguesa e um amplo espaço-museu onde vão estar expostos os objectos.

Villa General Belgrano dista 86 quilómetros de Córdoba e 780 quilómetros de Buenos Aires e caracteriza-se por ser uma região de fortes influências europeias, resultado principalmente dos muitos emigrantes alemães, suíços e austríacos.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários: