A música, a tradição e a alegria do espírito académico regressaram a São Brás, na noite de 4 de Novembro, no Cine-Teatro, com a 8ª edição do Encontro de Tunas Académicas, uma iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, que uma vez mais pretendeu reunir diferentes grupos universitários, para promover a diversidade musical e dar a conhecer a outra face da vida académica, que privilegia a amizade e o companheirismo, em torno da música tradicional.
Na edição deste ano, “Versus Tuna”, “In’Spiritus Tuna”, “La Rábida” e “Super Tesus” foram as tunas convidadas deste encontro, que é já uma referência no cartaz cultural do concelho.
Os grupos participantes
Criada em 1991, a “Versus Tuna”, representa a Universidade do Algarve, trazendo um vasto reportório de músicas originais, que retratam o período de adaptação dos caloiros, as paixões, as noites de folia, o estudo e acima de tudo a amizade e o companheirismo que também fazem parte da vida académica.A Tuna Feminina “In Spiritus”, criada em 1995, na Cooperativa Egas Moniz de Setúbal, traz até ao Algarve os ritmos tradicionais do centro do país e promete contagiar com a doçura característica dos agrupamentos femininos.
Arepresentação da Escola Superior Agrária de Beja, surge com a Tuna masculina “Semper Tesus”, criada em 1993. Constituída por 25 elementos oriundos de vários pontos do país, a tuna reflecte o intercâmbio cultural que enriquece a sua diversidade musical. No decorrer do seu percurso, a Tuna já fez cerca de 500 actuações levando “o espírito académico e a alegria desta academia e das gentes do Baixo Alentejo” um pouco por todo o país, como gostam de frisar.
A encerrar o encontro marcará de novo este encontro uma forte presença da vizinha Espanha, desta feita, com a representação da Universidade de Huelva, com a “Tuna La Rábida”, que partilha a musicalidade e a tradição castelhanas com o público são-brasense.GIDI- CMSBA, 06/11/2006

3 comentários:
Já se sabe como está o estado de saúde do grande acordeonista Dimas Barros?
que tem o nosso dimas barros?
O que é isso do Dimas Bárros?
Enviar um comentário