17 maio 2007

Festa dos Tabuleiros Floridos

Decorreu no passado fim-de-semana, dias 12 e 13 de Maio, mais uma edição da tradicional Festa dos Tabuleiros Floridos, que ano após ano se realiza no pitoresco sítio de Parises, em plena Serra do Caldeirão, em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Na tarde de sábado, um grupo de peregrinos são-brasenses rumaram, desde a vila de São Brás de Alportel até ao sítio de Parises, com a Capela de Nossa Senhora de Fátima por destino, num percurso de fé e paz interior, que só a tranquilidade da Serra do Caldeirão pode transmitir.

Após 18 km por entre vales e colinas, os caminhantes chegaram aos Parises, para alguns momentos meditação, ao que se seguiu a tradicional Procissão das Velas, em honra de Nossa Senhora de Fátima, um ponto de encontro, na vigília do dia 13 de Maio.

Na escuridão da noite, o percurso da procissão emerge iluminado por pequenas velas que conduzem à capela de nossa Senhora de Fátima. Aos fiéis da terra juntam-se crentes de outras localidades vizinhas, amigos e familiares, numa noite que ano após ano se repete, plena de emoção.

No domingo, a eucaristia, pelas 16h00, marca o início de mais um dia festivo. A partir das 17h00, o Grupo “Inovação” convidou a um pezinho de dança que se fez acompanhar pela tradicional sardinha assada, à discrição, que é dia de festa, onde todos são convidados a participar, como manda a tradição hospitaleira das gentes da Serra.

Durante o convívio musical, foram ainda leiloados vários tabuleiros recheados de petiscos serranos, especialmente enfeitados para a festa. Por fim, a actuação do Grupo Etnográfico da União Desportiva e Recreativa Sambrasense encerrou a programação com danças e cantares tradicionais portugueses.

A Festa dos Tabuleiros Floridos é uma organização da Associação “Os Amigos da Serra de S. Brás” que este ano tem por objectivo angariar fundos para a manutenção da capela dos Parises.

GIDI CMSBA

1 comentário:

Anónimo disse...

Com papas e bolos se enganam os tolos!
Marcolino