01 maio 2006

1 de Maio: Dia Internacional do Trabalhador


O Dia Internacional do Trabalhador comemora-se a 1 de Maio. Este dia é importante porque é nesta data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza, explorá-la para o progresso da humanidade.

No dia 1 de Maio de 1886, em Chicago (EUA), grevistas que lutavam pelo horário de 8 horas diárias de trabalho entraram em confronto com a polícia, sendo vítimas de uma repressão que provocou dezenas de mortos e centenas de detenções. Com provas falsas angariadas pelas autoridades, alguns trabalhadores foram condenados. Em 1888 o processo foi reaberto e proclamada a inocência dos réus. Em 14 de Julho de 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decidiu comemorar o Dia Internacional do Trabalhador a 1 de Maio em homenagem às vítimas de Chicago.

Hoje, sob a designação do Dia do Trabalho, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Hoje vale a pena trabalhar em portugal com a miseria de salarios que dão ?

Anónimo disse...

Não, o melhor mesmo é o rendimento mínimo. Isso é que é bom!

Anónimo disse...

O mais engraçado disto tudo é que no dia do trabalhador não se trabalha. Espectacular....
E é vê-los em grandes comícios a defender os direitos do trabalhador e a obrigação do patrão e o estado que não faz nada ( por acaso até nem faz muito ...)
Que raio?! pergunto eu:
E os deveres do trabalhador?
E a obrigação do trabalhador?
Eh pá! Bom ... Isso temos que ver...Temos que criar um código de conduta. Temos que analisar as circunstâncias. Cada caso é um caso...
Mas isso temos que ver com mais caaalmaaa.
Eh pá! P´rá semana é o dia de Maio, onde é que vamos fazer o petisco? Pois,é que nesse dia não se trabalha.
EU NÃO SOU PATRÃO- mas trabalho para um
Fiquem bem!

Anónimo disse...

Se quem fala assim não é patrão eu vou ali e já venho, se calhar és filho de algum !!!!!!

Anónimo disse...

Caro colega anónimo:
Não sou patrão, não sou filho de patrão e sou apenas uma pessoa que trabalha e que sente todos os dias na pele o facto de este meu querido país continuar e pelos vistos sem vontade de mudar, num marasmo que contagia e desmoraliza qualquer um que tenha apenas um pouco de vontade.
Não sou santo, por vezes também não me apetece fazer nada, mandar tudo aos papéis e mandar o chefe meter o dedo no .. dele para lambê-lo a seguir e sacudir a água do capote. Por vezes mando mesmo, gozo o momento e depois, claro, levo nas orelhas.
MAs custa-me muito ver que por cá se arranja sempre qualquer desculpa para não se fazer, para se parar, para se deixar para depois e que se valoriza não o facto de fazer mas o facto de já ter feito ou de já ter estado ou mesmo, e mais grave, o de não se fazer, com os subsidios mínimos, de reinserção, reformas vitalícias e por aí a diante.
Não sei o que fazes nem vem ao assunto mas Eu contacto durante 6 dias por semana com a nossa realidade sei bastante bem o que é falhar sistemáticamente os objectivos porque há sempre algúem que não sabe ou não fez ou não quis fazer ou porque há uma ponte e o gajo faltou ao trabalho e ficou tudo pendurado para não falar do sector "estado" também tenho alguns contactos com a realidade estrangeira e facilmente entendo que quem está mal somos nós e que temos muuuito que pedalar, apenas para melhorar a nossa forma de fazer as coisas.
É contra este estado de coisas que eu fiz o primeiro comentário, não é por causa do patrão nem por causa do empregado é apenas e sobretudo uma questão de postura.

Como não percebo muito destes computadores nem sei fazer estes registos explicaram-me como é que se pode escrever em anónimo e chega.
Apartir de agora vou sempre assinar: Fiquem Bem! Como não vou ofender ninguém também ninguém precisa de saber o meu nome.

Ass: Fiquem Bem!

Anónimo disse...

Pergunto-me, o que será mais grave: passar o 1º de Maio em petiscadas ou o resto do ano com baixos indices de produtividade???
É claro que não se produz mais por se «folgar» ao 1º de maio, mas parece-me uma visão completamente desajustada ser criticado o direito do trabalhador a comemorar o seu dia de maneira que bem lhe apeteça.
No 1º de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, que tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias; teve a participação de centenas de milhares de pessoas. A polícia abriu, então, fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Creio que o simples facto de alguém se ter dedicado à luta, quando ainda nem existiamos, de ter reinvindicado por nós e até perdido a vida pelos nossos direitos é motivo suficiente para podermos comemorar esse dia.
Agora...afirmar «O mais engraçado disto tudo é que no dia do trabalhador não se trabalha. Espectacular....» é de lunatismo completo. Alguém se importa de explicar a este senhor que, a Páscoa, é apenas a metáfora de Jesus ressuscitado (não ressusita na verdadeira acepção do termo) e nem por isso a páscoa deixa de ser páscoa. Logo, não me parece que o dia do trabalhor deixe de ser o dia do trabalhador apenas por ser um feriado nacional.

Anónimo disse...

Oh meus amigos, o petisco que se realiza no 1º dia de Maio no Algarve não tem nada a ver com o Dia do Trabalhador... A não ser que no tempo dos Romanos já houvesse dia do Trabalhador!
A história é mais ou menos esta: no tempo daqueles nossos ancestrais, nesta parte da Lusitânia, os povos aqui residentes faziam umas festas comemorando a primavera e comemorando as boas colheitas que desejavam ter. E sempre, por esta época do ano (não exacta e necessariamente neste dia) havia uma festa em que as populações iam para o campo contactar com a natureza e, obviamente, comer e beber. Depois dos Romanos vieram os povos do norte da Europa, vieram os Árabes, veio a Reconquista e, até aos dias de hoje, a tradição manteve-se nesta parte da Lusitânia, da Hispânia, do Al Andaluz e de Portugal...
Nos dias de hoje aproveita-se o feriado e junta-se o útil ao agradável. Ou algém acha que os «maios» que se encontram ao longo das nossas estradas, no «Dia de Maio» (como por cá se diz e não dia 1º de Maio) tem a ver com o Dia do Trabalhador?!
Ass: Cromo da Bola

Anónimo disse...

Pois é meus amigos!
Espero que estejam bem!
Se vocês pensam que eu não gosto de gozar um feriado?
Se pensam que não faço petisco no dia de Maio?
Para o colega que falou na páscoa, se pensa que não vou à procissão afinar a voz com uma pinga de "xarope serrenho"?
Vou sim senhor, e vou porque gosto! É tão bom descansar um dia extra de vez em quando, e ir com os amigos para junto de uma ribeira comer uns caracóis, uns traçalhos de carne assada, umas cerevjitas e molhar o pessoal com a água (se houver...) dessa ribeira. Ah vocês pensavam que eu sou só trabalho, só trabalho, só trabalho...!
Nãaao! Gosto muito do nosso ALGARVE e das suas/nossas tradições mas reforço aquilo que di... escrevi no meu primeiro comentário via blog: É tudo uma questão de atitude.
Não admito é que certos gajinhos que se escondem a trás das centrais sindicais e que na vida deles sempre viveram à custa do orçamento venham para aí "bradar" aos céus a dizer que todos são maus e que eles é que são os bons e a desculpa é que em 1900 ou 1800 (Desculpa colega não ter memorizado a data!)e troca o passo, houve um fulano que morreu a defender os seus interesses. Isso é que não posso admitir.
Mais uma vez repito: É uma questão de atitude e de assentar os pés na terra e pensarmos todos que não andamos a só fazer missa de corpo presente e esperar que o prato com a comida nos venha ter à frente.
Preocupem-se menos com o futebol, menos com a televisão, menos com o que se passa na vida dos outros, sem ser egoista é claro mas, sobretudo ser-mos mais realistas e capazes de nos auto criticar-mos.
Aproveito para agradeçer ao mentor deste blog, que não sei quem é, mas que, se calhar com intenção ou sem ela, criou aqui um local onde educadamente se pode dar a opinião se pode criticar e poruqe não apimentar um pouco o gosto por saber o que na realidade se passa por cá no nosso poiso, e como diz o cartaz: "Entre a serra e o mar e o seu microclima"

Ass: Fiquem bem!
P.S.: Era interessante que se mudasse de vez este estilo tão Sambrasense de falar mal por falar e o de criticar apenas por criticar, para isso também conto com o blog!
Mais uma vez, Ass: Fiquem mesmo Bem!