01 maio 2006

Cortiça, vinho e floresta

Cortiça, vinho e floresta motivam dois dias de jornadas em São Brás

A vila de São Brás de Alportel acolhe nos próximos dias 5 e 6 de Maio duas iniciativas relacionadas com os sectores da fileira suberícola (floresta, cortiça e vinho) – as “III Jornada Técnica Cortiça – Vinho” e as “IV Jornada para a Qualidade”.

Em cima da mesa, e em debate, vão estar temas como a gestão sustentável da floresta; os desafios da qualidade e da certificação na Serra do Caldeirão; o papel do vinho na região algarvia, as perspectivas para o futuro; os projectos desenvolvidos na área da reciclagem de rolhas; a Rota da Cortiça; as experiência nesta área da vizinha Espanha; e as recentes investigações científicas que dão conta dos benefícios para a saúde (ao nível da prevenção do cancro) do consumo de vinho em rolhas de cortiça.

No dia 5 de Maio, a sessão de abertura está agendada para as 9:30 horas e vai ter a presença da Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, da Associação dos Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, da Associação Rota da Cortiça, da Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, e pelo director regional de Agricultura do Algarve.

Para o dia 6, está prevista uma visita às caves de produtores de vinhos do Algarve (Quinta Morgado da Torre e Adega do Cantor). (a não perder!!!)

A iniciativa conta com a colaboração de um conjunto de entidades e associações do sector, nomeadamente a Direcção Regional de Agricultura do Algarve; o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, a Associação Rota da Cortiça, a Confraria dos Enófilos e Gastronómica do Algarve, a Associação dos Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Confederação Europeia do Liège e Associação de Industriais do Corcho del Suroeste.

Para participar nas jornadas deve efectuar a sua inscrição, através da Delegação Regional do Baixo Alentejo e Algarve da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça, através dos seguintes contactos: 289 843 931 / Fax. 289 842 215 / E-mail: aiec.drbaa@mail.telepac.pt.

A organização agradece que no acto de inscrição, indique o seu contacto e informe do seu interesse em participar no almoço, no dia 5 de Maio e ou na visita às Caves dos Vinhos do Algarve, no dia 6.

7 comentários:

Anónimo disse...

alguem sabe quanto custa a inscrição s.f.f.

Anónimo disse...

é de borla caraças!
Bora lá cambada, binho à descrição! he he!

Anónimo disse...

A incrição é de borla!!!!
Só não sei o que vai ser o almoço na sexta!

Anónimo disse...

´não precisa almoço, levo um caroço de azeitona e dá para beber umas copassas valentes, sou um louco por vinho.

ass. Adegueiro

Anónimo disse...

Se tu és louco por vinho eu sou mais bebado que o vinho então vamos fazer uma boa equipa ,também porque levo o pão p'ra comer com o caroço que levas!!!

Anónimo disse...

eu cá não levo nada nos bolsos!!!
é para ter espaço para a bebedeira de vou trazer! olaricas!

Anónimo disse...

ANDA LÁ BOINA PRETA! PRECISAMOS AJUDA, O VINHO TÁ MAIS JUNTO QUE A AREIA, TÁ EM MONTE, É UMA PENA DESPERDIÇAR ISTO.

ASS. ADEGUEIRO