09 maio 2006

Fogos Florestais - Prevenção

Nos últimos anos o nosso País foi fustigado por um elevado número de fogos florestais que tiveram graves consequências no património ambiental e económico.

A defesa da floresta é hoje um desígnio nacional e, à Guarda Nacional Republicana foram atribuídas novas missões em matéria de protecção e socorro e no âmbito da vigilância e prevenção dos fogos florestais.

Ao longo da próxima semana e cumprindo o plano já definido uma Companhia do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) irá instalar-se no Algarve, ficando o seu comando sedeado no Quartel do Grupo Territorial de Faro.

O GIPS tem como principal missão evitar e controlar os incêndios nascentes, facilitando o papel tradicional de combate, que continua a ser uma competência dos bombeiros.


5 comentários:

Anónimo disse...

Depois de casa roubada trancas à porta. É só dar uma volta por aí que se vê terras e terras com pasto, muito pasto. É trite mas é a realidade são poucos os que limpam os seus terrenos, as pessoas não tem o minimo de civismo depois vem falar mal dos bombeiros. Cada um deve tomar conta do que é seu, muitas nem limpam á porta de sua casas.

Anónimo disse...

por vezes não se trata de limpar o q é nosso, o facto é que não se pode limpar porque se lá existe um carrasco e o cortamos vem um tecnico do ambiente e aplica uma multa , multa éssa que não é nada ligeira.

eu tenho uma terra no sitio da calçada que é minha e a certa altura pensei em cortar o mato para poder limpar as arvores, e a ideia era mesmo tornar a plantar arvores novas, e quando estava a fazelo fui surpriendido por uma patrulha da GNR que está destacada só para este tipo de serviço e levantaran-me um auto, o valor dessa multa vai de mil a 5 mil euros (multa ligeira) perguntei o mutivo disseran-me que não podia arrancar mato nem pedras nem cavar a terra, então mais tarde fui a faro pedir uma autorização para plantar arvores cavar a terra retirar as pedras e limpar o mato, tive que pagar 250€ port esse pedido mais tarde veio o pedido a dizer que a 50m de linhas de água não podia mexer em nada que fosse vegetação, buracos só com 0,50cm e não podia tirar as pedras, e o mais curioso é que na altura que eu esta a tirar as pedras e limpar o mato clandestinamente houve lá um incendio e graças ao meu mato limpo é que o fogo se estinguio, mas o incendio á parte isto tudo para dizer que os terrenos são nossos e não são,, de que me vale ter um terreno e não poder fazer lá nada?!?!

os tipos do ambiente é que deveriam ir apagar os fogos.

RUI

Anónimo disse...

ESSA É DE MORTE!!!!!

Anónimo disse...

essa historia ta mt mal contada! garante que sabe! apenas sao protegidas areas prioritarias, ou que perteçam a REN como é o caso das linhas de agua e margens adjacentes (os tais 50 mt) quando surjam elementos fundamentais de conservaçao de fauna ou flora! de resto nao é um carrasco (Quercus coccifera) que impede a limpeza de seja o que for, mas sim as plantas que estao protegidas em directivas comunitarias e outras que s epodem consultar no site do icn tais como as azinehiras (Quercus rotundifolia) que embora mt parecidos nao sao a msm especie como mt gente pensa, ja vi mt azinheira arrancada pensado que se tratava de um carrasco. plantas ou animais esses k estao protegidos por se tratarem de endemismos locais ou regionais. que podem estar em riscos de extinçao por gente sem conhecimentos os arrancarem. informem-se que ningume anda aqui a complicar a vida das pessoas mas as leis tem de ser respeitadas e principalmente a naturesa... pk precisamos de viver neste planeta tb no futuro!

Anónimo disse...

Então se eu percebi bem é preciso ser severamente multado para ter conhecimento das leis de protecção do nosso ambiente?Mais uma vez encontra-se aqui a tal qualidade das autoridades, repressão no lugar da prevenção...primeiro malha-se no zé povinho e depois é que se explica que 2+2=4 ou 2+2=12...se o governo està interessado em proteger o ambiente porque razão não manda um folheto informativo a todos os proprietarios de terrenos...como é que podemos proteger o ambiente se não temos os conhecimentos necessarios para distinguir o quercus rotundifolia do coccifera...