04 maio 2006

“São Brás para todos” ?


Câmara Municipal investe na criação de um circuito acessível


No passado dia 30 de Março 2004, António Eusébio informou, em reunião de Câmara, que tendo como objectivo iniciar o processo de definição e criação de um circuito acessível em São Brás de Alportel, foi já realizado o levantamento das barreiras arquitectónicas dos edifícios, estabelecimentos que recebem público e via pública dos aglomerados urbanos do Município de São Brás de Alportel.

Os trabalhos iniciaram-se em 2003 e estão agora disponíveis para consulta e constituem a base dos trabalhos seguintes.

A realização deste levantamento, primeiro passo para criar este circuito acessível, complementou o trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Bombordo, promovido pela Segurança Social de Faro, do qual a autarquia são-brasense foi parceiro activo e constituiu uma forma digna do Município assinalar as comemorações do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.


“São Brás para todos”


O levantamento teve em consideração que as pessoas com deficiência são os principais cidadãos afectados pela existência de barreiras arquitectónicas, bem como a competência da autarquia, na fiscalização do cumprimento das normas técnicas, enquanto entidade licenciadora; e permite perspectivar uma intervenção concertada, em termos da acessibilidade do meio edificado, tendo como objectivo dar início ao processo de definição e criação de um circuito acessível em São Brás de Alportel.

Na mesma ocasião, o autarca acrescentou que o esforço e empenho da autarquia, no âmbito desta matéria vai prosseguir e que outros trabalhos estão a ser preparados e serão realizados até estar cumprido o objectivo de tornar São Brás de Alportel um Município acessível a todas as pessoas com mobilidade reduzida.


Marlene Guerreiro - CM/S. Brás de Alportel - 2004-04-22


Passaram-se 2 anos e quê?... onde ficou o São Brás para todos?... passeios, acessibilidades aos edifícios públicos, telefones, Multibanco, as barreiras arquitectónicas teimam em manter-se. Já para não falar nas rampas “assassinas” construídas há dois anos para transpor passeios!... atão os engenheiros na câmara não sabe o ângulo que deveriam ter?... não andam de cadeira de rodas, não é!

Tá visto… “São Brás para todos” não passou de mais conversa fiada do engenheiro!!!

28 comentários:

Anónimo disse...

o pior disto tudo é que a camara continua a abrir centros de apoio disto e de aquilo, mas nunca se lembra de acessos para os deficientes motores ou pessoas com mobilidade reduzida.

Tó paulo e restantes engenheiros da camara lembrem-se, que um dia também serão velhos e deus queira que não sofram as consequencias da vossa própria deficiencia intelectual.

JMC

Anónimo disse...

Acordem, para o tó Paulo o que conta são centros de apoio que revertam para uma grande quantidade de pessoas que estejam directamente dependentes de uma ajuda, ou seja, uma grande quantidade de votos. Infelizmente é assim.

Anónimo disse...

Eu recordo me... este assunto foi amplamente divulgado na comunicação social, serviu inclusive para lançar o IIº Encontro Comunidade e Família, lembram-se???

O Tó paulo chamava-lhe "uma iniciativa inédita da autarquia", e foi lançada em Novembro de 2003 com o tema Educação.

Em 2004 a temática do encontro foi “Urbanismo e Acessibilidades: São Brás de Alportel para Todos”.

Não me lembro se houve em 2005 e em 2006 caiu definitivamente no esquecimento de todos, a 4 edição do "Encontro Comunidade e Família" não se realizou!... o Tó paulo já não necessita destas iniciativas!

Morreu os Encontros Comunidade Familia.
Não houve presidencia aberta.
Premios da juventude? é mentira!
etc. etc. etc.

O contacto com os eleitores já não é necessário!!!
(vissicitudes de uma maioria absoluta)

Começo a pensar que tó paulo não se quer recandidatar a um 3º mandato. hehehe!


---> judas <---

Anónimo disse...

o mais bonito desta história foi ver o presidente, os vereadores, a marlene e o resto da cambada a andar de cadeira de rodas pela vila fora para sentirem as dificuldades sentidas pelas pessoas com mobilidade reduzida. palhaçadas!!!!

depressa se esqueceram...

é uma pouca vergonha, esta gente goza com o povo!! mostram-se preocupados mas só para cairem em graça.

Depois de ganharem os votos mostrando que estão preocupadose, depressa cagam para os deficientes.

A gerencia do blog devia procurar o artigo do jornal que a dra. marlene escreveu por altura desta passeada de cadeira de rodas feita pela cambada, é digno de ser relembrado.

Tristeza estes politicos, tristes os que ainda acreditam nesta gente! são todos iguais.

ass: um camelo que acreditou nesta gente!!!!!

Anónimo disse...

é verdade!! eu lembro-me dessa história, esses palermas até se deram ao luxo de se fazer fotografar sentados na cadeira de rodas, para uma porem a noticia no jornal da camara (ou do palaio, não sei bem de quem é o noticias de s.bras)!

os senhores da gerencia do blog deviam arranjar essas fotos para por aqui, a ver se essa gente ganhava vergonha na cara!

PP

Anónimo disse...

e o que dizer da biblioteca municipal? será que quem anda de cadeira de rodas não tem direito de usufruir de uns momentos de leitura...
aqueles degraus na entrada são um exemplo para quem defende "são brás para todos". há cerca de 2 anos (o ano da eliminação das barreiras arquitecdtónicas" andou 1 (um) funcionário da câmara a "engenhar" todas as rampas agora existentes na vila. grande aposta na eliminação das ditas barreiras. e na biblioteca o que se fez? há sensivelmente 3 anos interroguei alguém da biblioteca sobre esta questão e a resposta foi: "Temos uma porta nas traseiras através da qual essas pessoas podem entrar".
Apelo à vossa imaginação e visulaizem a situação (digna daquele programa acabado de estrear "Palavras para quê?"):
eu, que me desloco numa cadeira de rodas (felizmente, hipoteticamente) dirijo-me às traseiras da biblioteca e dou com a porta fechada à chave! Desloco-me à porta da frente e das duas uma: como a recepcionista não me vê no passeio ou grito desalmadamente por alguém para me abrir a porta ou espero (e desespero) que alguém saia da biblioteca para depois aproveitar a porta aberta e gritar à senhora que quero entrar. Se ela me vislumbrar lá terei eu que esperar que ela desligue o telefone e aí sim darei a volta ao edifício para depois esperar na porta de trás que ela abra para aí poder usufruir de um direito que "só" está consagrado na constituição.

Conclusão: meus amigos para a fotgrafia tudo vale (até arranjar os lindos canteiros com uma enxada na mão e uma gravata no pescoço).
Lava-se a fachada bem lavadinha e o interior não improta que se esteja a desfazer graças ao bichu caruncho.

Abram os olhos > é só o que vos peço.

Anónimo disse...

Junto ao Centro de Saúde (CS) foi construída uma rampa de acesso ao passeio, que vai direita à parede de vedação do Centro! Como alternativa, a pessoa com dificuldades (seja de cadeira de rodas, muletas, etc...) sobe o passeio pela rampa e depois tem que descer o lancil normal para ter acesso ao portão do CS!
Um construção reveladora de inteligência e bom senso de quem a projectou/executou!!!

ToinoZéi

Anónimo disse...

Um bom exemplo de rampa mal conseguida é a da avenida da liberdade que atravessa a rua entre as lojas de roupas da d. lidia (pedro machado).
o angulo da rampa num dos lados da rua deve ser superior a 60º o que impossibilita que quem se desloca em cadeira de rodas se incapaz de a subir sem ajuda, a inclinação é tanta que facilmente uma cadeira de bébé volta-se ao contrário!

O que poderiamos esperar de rampas feitas pelo pedreiro da câmara!!!!
Mas a culpa não é dele, a culpa é do engenheiro a quem chamamos presidente da câmara que nem sequer se deu ao trabalho de explicar como deveriam ser feitas... Bom trabalho Tó Paulo!...

ass. "um pai"

Anónimo disse...

A gerencia do blog devia procurar o artigo do jornal que a dra. marlene escreveu por altura da passeada de cadeira de rodas

-----------------------------

Caro amigo

Poderá ler o artigo que foi publicado nos jornais locais e regionais em Maio e Junho de 2004 com o titulo "A prisão das coisas simples" em:

http://www.regiao-sul.pt/opiniao/artigo.php?id=36086

Anónimo disse...

também a marlene já esqueceu do que escreveu???? passam a politicos ficam logo esquecidos, é pena!!!

Anónimo disse...

Quem é essa Marlene?!

Anónimo disse...

Boa pergunta Zé!...
...ao que parece é a muida que conseguiu transformar um engenheiro de cara laroca, cuja experiencia politica antes de chagar à presidencia estava limitada a participação em 16 reuniões em 4 anos na assembleia municipal, no melhor presidente de câmara do algarve!...
Como?
Com muitas fotografias temáticas, textos elaborados e algumas mentiras!...

PP

Anónimo disse...

Eu sabia que já tinha lido isto em qualquer lado.

Este ano o projecto "são Brás para todos" chama-se "Caminhos para todos"

e foi apresentado desta maneira, por António Eusébio:

em 2006 a autarquia pretende incrementar respostas na área da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, no âmbito do Projecto "Caminhos para todos" e ao nível de edifícios municipais e o arranque de projectos na área da prevenção, desenvolvidos em parcerias, que envolvem a comunidade

http://sbras.blogspot.com/2005/12/mais-de-10-milhes-de-euros-no-oramento.html

Isto é preciso é saber, "baralhar e dar de novo"!!

RT

Anónimo disse...

E daqui a três anos há de chamar-se:
"Caminhos de São Brás para todos"
He! He! He!

-->judas<--

Anónimo disse...

PARA MIM O Sr ANTÒNIO EUSEBIO LIXOU-SE MUITO BEM COM TANTA COISA A ACONTECER! DA K PENSAR TALVEZ SEJA DA NOVA MULHER K LHE DA CABO DA CABEÇA:

Anónimo disse...

Deixemo-nos de bocas foleiras e cometemos o que aqui importa ..."São Bras para TODOS "

uma biblioteca aberta ao publico ha mais de 5 anos em que os deficientes entram pelo portão das traseiras ... desculpem meus senhores é ESCANDALOSO !!

SR. presidente deixe se de discurso filosoficos e resolva os reias problemas da sua comunidade

Anónimo disse...

Respeite as pessoas k são diferentes hoje são os outras amanhã pode ser um de nós. a linha entre a bem e o mal é muito muito estreita sr. presidente

Anónimo disse...

por saber "cantar tão bem....deve ser a RUTE MARLENE" aquela que canta DAQUI NÃO LEVAS NADA..SÓ A ESTALADA SO A ESTALADA....

Anónimo disse...

Não essa é outra lambe botas ao presidente, e tem a mania k é a dona de sa~bras e a rainha dos MACHADOS, ela mora lá.

Anónimo disse...

só falta o presidente Antonio Eusébio e a rute marlene fazer uma visite de estude a serra da estrela na autocarro do APPC para conhecer as dificuldade da serra...

Anónimo disse...

BOA. MUITO BEM

Anónimo disse...

desde que ha sessão fotografica eles vão!

Anónimo disse...

O qué a mais foto cazeira ??? sem ser o da GNR de Sba ?? A Rute Marlene Com o Eusébio?

Anónimo disse...

da maneira como ela o defende.....

Anónimo disse...

ATé você ja deu uma grande queda, sr. presidente.

Anónimo disse...

éh eh eh....

Anónimo disse...

"SAO BRAS PARA TODOS" so falta acrescentar TODOS OS AMIGOS DO PS DOS K ESTÂO NA CAMARA

Anónimo disse...

e não só