A arquitectura como cultura
Com apenas quatro anos de existência, a Infrabarra já faz a diferença no concelho de S. Brás de Alportel. Arquitectura e inovação na construção são a chave para o sucesso dos seus empreendimentos e uma marca a manter em projectos futuros.
Em entrevista, Pedro Cavaco, responsável pela empresa, falou-nos dos projectos actuais e algumas ideias para o futuro.
Jovem e com um espírito empreendedor, Pedro Cavaco pretende fazer a diferença e deixar a sua marca no concelho de S. Brás de Alportel. Depois de trabalhar alguns anos na capital como gestor de patrimónios, decidiu voltar à sua terra de origem e dar continuidade à actividade a que os seus pais se dedicaram durante bastante tempo. Desta forma, há sensivelmente quatro anos, criou a Infrabarra – Construção Civil e Imóveis.
“A área da construção sempre me interessou e quando a oportunidade surgiu decidi avançar, mas de uma forma diferente do habitual, ou seja, quebrando com o que vinha a ser construído até então e criando um empreendimento com um sentido urbano, onde percursos, espaços abertos e arquitectura se conciliam num todo coerente”, refere, acrescentando que, “tentei criar o meu espaço, apostando na arquitectura como cultura e na inovação, quer de construção, quer de materiais utilizados”.
O primeiro projecto da empresa foi o edifício Terra da Campina, junto ao pavilhão gimnodesportivo de S. Brás de Alportel, um projecto diferente, mas que foi bem aceite pelas gentes da terra. O segundo e último projecto da Infrabarra, cuja última fase ainda está a ser construída, é um conjunto habitacional que, por ser diferente, chocou um pouco a população. “Quando o primeiro edifício começou a tomar forma, senti que as pessoas ficaram um pouco chocadas. Demarcava-se dos restantes em todos os sentidos, nas suas formas, na cor e nos materiais exteriores, mas aos poucos as pessoas foram-se habituando”, comenta.
O objectivo primordial é apostar na qualidade, nos métodos de construção inovadores e, sempre que possível, utilizar ao máximo os materiais naturais, como a pedra e a madeira, de preferência da região. A equipa de profissionais com que a empresa trabalha também contribuí para esse objectivo. “Queremos que as pessoas, depois de se instalarem na sua casa, não tenham nada a apontar à qualidade da construção e dos acabamentos finais, isso é sinal de que o nosso objectivo foi conseguido e não existem quaisquer problemas, o que para nós é o mais importante”, sublinha. Questionado sobre o público-alvo a que se destinam os apartamentos, Pedro Cavaco diz que pretende chegar a todos as pessoas com espírito jovem, apologistas de um conceito de urbanismo e de modernidade.
Para os projectos que se seguem, Pedro Cavaco apostou num arquitecto de referência a nível nacional e mesmo internacional. O escolhido foi o arquitecto Manuel Aires Mateus, um nome bem conhecido no nosso País, que já está a projectar novos empreendimentos para a Infrabarra, “continuam a ser projectos arrojados, aliás tal como os que já fizemos, onde é visível o nosso gosto pela arquitectura pura. Não há um compromisso com o regional, é arquitectura pura. No entanto, tentamos reavivar alguns conceitos antigos do que existia no Algarve, nomeadamente as varandas com grande profundidade, que evitam que o sol entre directamente dentro de casa, aquecendo-a em demasia. Há muitos conceitos regionais nos nossos projectos, mas com arquitectura e inovação”.
Para já, a empresa actua apenas em S. Brás de Alportel, mas já tem alguns projectos previstos para Faro e também Alcochete, “ainda está tudo numa fase embrionária, obviamente que pretendemos avançar com estes projectos, sem nunca nos desviarmos do nosso conceito de arquitectura e inovação na construção”, conclui.
,
15 comentários:
Parabéns ao Dr.Pedro Cavaco pelo espirito empreendedor e inovador demonstrado. Que continue na senda do progresso e que isso lhe possibilite levar bem longe o nome da nossa Vila.
Digam lá se este empreendimente feito não está mesmo bonito???
Então para mim parece-me que tem por ali umas árvores.....
Estas casas que mais parecem uma prisão devem ser a maior aberração arquitéctónica que conheço
Mas como há gostos para tudo que se aplauda, aquela aberração
Aberração arquitétonica ?
Por acaso o senhor ja esteve na prisão para fazer tal comparação?
Por acaso o senhor tem conhecimentos necessarios para falar de arquitectura?
Se o senhor me permitir so lhe vou dar um exemplo do que é uma "aberração"....o seu comentario !!!!
com espinhas
Tenho uma duvida desta arcquitetura da regiâo em S.bras?
Pois dizem os tecnicos da camara e exigem para se guardar a arquitetura e côres da regiâo?
Estarei errado??
Por acaso não està errado ...mas uma coisa é certa, o que os tecnicos da camara dizem não se escreve...e um pouco de inovação não faz mal a ninguém...embora haja criterios a respeitar...o que é de louvar também foi o gesto de Pedro Cavaco de regressar a sua terra natal para fazer evoluir de uma maneira arquitectonica a nossa vila...p'ra lhe dizer francamente tou farto de ver os caixotes de três andares do pacharra...viva à nova geração de constructores de S.Bras.
com espinhas
Tá fixe, sim senhora!
Cá para mim, este rapaz devia ser nomeado para os prémios à Juventude:
Prémio à Inovação
Prémio Jovem Empresário
Prémio Colaborador da Câmara!
Que acham???
Tó P.
ESPETACULARIFICO MEU !!!
com espinhas
talvez te surpreendas! he! he! he!
o tó p. sabe alguma coisa que nós não sabemos!!!
Conta aí!... este DR. também faz parte dos premiados??.....
Sem espinhas
Idiotas deixem o D.r Pedro trabalhar em paz graças a ele a
nossa vila está a melhorar em termos de aparençia já não pareçemos uma vilazéca SERRENHA
que ninguem liga a inovação é boa
para o dezenvolvimento cá da terra
só jente BURRA não vÊ isso........
Mais um ignorante que se passou da cabeça!...
Alguém tá a impedir o Dr. de trabalhar ó ignorante! O pessoal até está a indicar o Dr. para os prémios da Juventude!
jente burra! não se escreve assim ó asno! o que faz desta terra uam vilazeca de serrenhos são os ignorantes como tu, que nem sequer sabem escrever... Devias era ser tu também premiado: Prémio Municipio, para uma especie em vias de extinção - ASNO!
GUi
engraçado como alguém licenciado noutras áreas chega á terrinha e praticamente faz o k quer ... isto já parece a edildade de s. brás.... força pedro alista-te num partido e dá continuidade do trabalho como presidente. a meu ver tás muito próximo do tó paulo em relação a decisões......
JÁ FEZ AS MORRALHAS DE SÃO BRÁS ,AGORA É SÓ COLOCAR O FARREDOR E O PRESIDENTE PORQUE DERAM AUTORIZAÇÃO PARA ABRIR UMA BAR ONDE NÃO É AUTORIZADO PORQUE NAS CONSERVATÓRIAS ESTÁ COMO LOJA E TEM UMA CLAUSA QUE DIZ QUE NÃO PODE SER BARES
comentario sem sentido...comentario não assinado ...comentario parvo...morralhas e farredor é português ?
Ca p'ra mim é mais um chico esperto que vem la da conchichina armado em parvo...vêja la se vossemecê aprende a lingua de Camões p'ra malta perceber o que diz...qualquer um fica "pardido"com um comentario desses...
com espinhas
Pronto, levei algum tempo mas já entendi...
o comentário do "Morralhas", que também é conhecido pelo "Juiz" ou "Cabo-RRR", não é para o Pedro Cavaco.
O "assasino da lingua de camões" está a mandar uma boquita foleira para a abertura do BAR do Moto Club "Moto Mans"
ass: Sem Espinhas
Enviar um comentário