07 novembro 2006

VIII Encontro de Tunas Académicas.


A música, a tradição e a alegria do espírito académico regressaram a São Brás, na noite de 4 de Novembro, no Cine-Teatro, com a 8ª edição do Encontro de Tunas Académicas, uma iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, que uma vez mais pretendeu reunir diferentes grupos universitários, para promover a diversidade musical e dar a conhecer a outra face da vida académica, que privilegia a amizade e o companheirismo, em torno da música tradicional.

Na edição deste ano, “Versus Tuna”, “In’Spiritus Tuna”, “La Rábida” e “Super Tesus” foram as tunas convidadas deste encontro, que é já uma referência no cartaz cultural do concelho.

Os grupos participantes

Criada em 1991, a “Versus Tuna”, representa a Universidade do Algarve, trazendo um vasto reportório de músicas originais, que retratam o período de adaptação dos caloiros, as paixões, as noites de folia, o estudo e acima de tudo a amizade e o companheirismo que também fazem parte da vida académica.

A Tuna Feminina “In Spiritus”, criada em 1995, na Cooperativa Egas Moniz de Setúbal, traz até ao Algarve os ritmos tradicionais do centro do país e promete contagiar com a doçura característica dos agrupamentos femininos.

Arepresentação da Escola Superior Agrária de Beja, surge com a Tuna masculina “Semper Tesus”, criada em 1993. Constituída por 25 elementos oriundos de vários pontos do país, a tuna reflecte o intercâmbio cultural que enriquece a sua diversidade musical. No decorrer do seu percurso, a Tuna já fez cerca de 500 actuações levando “o espírito académico e a alegria desta academia e das gentes do Baixo Alentejo” um pouco por todo o país, como gostam de frisar.

A encerrar o encontro marcará de novo este encontro uma forte presença da vizinha Espanha, desta feita, com a representação da Universidade de Huelva, com a “Tuna La Rábida”, que partilha a musicalidade e a tradição castelhanas com o público são-brasense.


GIDI- CMSBA, 06/11/2006

3 comentários:

Anónimo disse...

Já se sabe como está o estado de saúde do grande acordeonista Dimas Barros?

Anónimo disse...

que tem o nosso dimas barros?

Anónimo disse...

O que é isso do Dimas Bárros?