16 dezembro 2006

Luta contra exclusão

Primeiro Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência do Algarve é em S. Brás de Alportel.


O Algarve deu mais um passo, hoje, na luta contra a exclusão. O município algarvio de S. Brás de Alportel e o Secretariado Nacional de Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD) assinaram um protocolo que visa a criação do primeiro Serviço de Mediação e Informação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD) da região.

A cerimónia contou com a benção do ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, que se deslocou ao concelho serrano acompanhado da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.

Prestar às pessoas com deficiência, bem como às suas famílias, "uma informação global e integrada sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta", é o grande objectivo deste novo serviço.

"Este é um pacto de solidariedade para as pessoas com deficiência. A diferença não pode ser motivo de exclusão - devemos garantir igualdade de direitos e oportunidades", sustentou António Eusébio, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

O autarca manifestou "orgulho" pelo facto de o concelho são-brasense ter sido o primeiro na região algarvia a aderir a esta causa, expressa no Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade 2006-2009, aprovado pelo Governo.

"É um trabalho em prol da integração, de forma a encontrarmos novas soluções para encarar este problema. O desenvolvimento social deve ser feito com todos e para todos", acrescentou António Eusébio.

O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva, elogiou o autarca e o concelho por elegerem a área social como uma "prioridade".

"É com este tipo de iniciativas que podemos ultrapassar uma situação inaceitável. São Brás foi o primeiro município do Algarve a aderir, mas espero que, passo a passo, tornemos o projecto mais abrangente", afirmou.

Sublinhando que a afirmação dos direitos das pessoas com deficiência não deve ser apenas "letra da lei" mas uma realidade no dia-a-dia, o responsável acrescentou que, "com este passo, estamos mais próximos de atingir os nossos objectivos".

O novo serviço funcionará nas instalações do Centro de Apoio à Comunidade.

8 comentários:

Anónimo disse...

Será que é desta que arranjam as rampas para deficientes nos passeios da vila????

Ou isto da solidariedade é só show off presidencial?????

Anónimo disse...

Por falar em rampas para passeios quem foi o génio que concebeu as passadeiras para peões na vila???

Com a localização que elas têm os peões não as utilizam; para isso preferem dar uns bons passeios a pé.... cá para mim os técnicos da Câmara que as conceberam são nutricionistas......eheheh é que a nossa Câmara tem técnicos de todas as áreas menos das que deveria ter: engenheiros e arquitectos sobretudo.

Há geógrafos, arqueólogos, arquivistas...... veja-se o último anuncio público aberto pela Câmara.....

Anónimo disse...

veja-se o último anuncio público aberto pela Câmara.....

onde é que se vê?
s.f.f.

Anónimo disse...

Pois, que concurso é esse?

Anónimo disse...

BRAVO,BRAVO SR.Presidente ANTONIO EUSEBIO CONTINUE A BATER-SE SOBRE ESTE ASSUNTO DOS DEFICIENTES PORQUE, É UMA CAUSA HUMANA A QUE TAMBEM TEEM DIREITO DE VIVER EM SOCIEDADE.VOTAM, PAGAM IMPOSTOS ETC,ETC.ATE HOJE, NADA FOI FEITO,MAS ESPERO QUE O SENHOR SE DEBATA PARA AQUELES QUE BEM NECESSITAM. EU SOU UM DELES. PODE CONTAR COM O MEU APOIO. MUITO EM BREVE ME IDENTEFICO PESSOALMENTE.

A.S.N. PARABENS.

Anónimo disse...

Pelos vistos fica-se sem saber qual é o tal concurso, um tema que traz sempre tanta discussão neste blog.

Anónimo disse...

Via-se em:

http://www.cm-sbras.pt/portal_autarquico/sao_bras_alportel/v_pt-PT/menu_municipe/consultas_em_rede/concursos_admissao/

mas já não se vê......

Pose-se ver no DR on line.

Anónimo disse...

Ás tantas é tanga, o gajo nem diz que concurso é, o que pediam.