21 julho 2007

Despoluição das Ribeiras do Concelho

ETAR de Faro já recebe esgotos de S. Brás de Alportel

Segundo o Jornal “Noticias de S.Braz” foram encerradas no passado dia 2 de Junho as Estações de Tratamento de Águas Residuais de Vilarinhos e Vila de S. Brás de Alportel.

Esta é uma noticia por demais ambicionada pelos sambrasenses, já que as ETARS existentes estavam há muito obsoletas, porque vai permitir a longo prazo a despoluição da ribeira dos Machados que durante mais de três décadas receberam os esgotos de toda a Vila de S. Brás de Alportel.

Na sexta feira dia 6 a obra, da responsabilidade das Águas do Algarve, foi apresentada no Estaleiro da Empreitada da obra para o Abastecimento de Água em alta aos núcleos urbanos Armona e Culatra /Farol em Olhão com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional Prof. Doutor Francisco Nunes Correia.

Na ocasião o Eng. António Eusébio, presidente da Autarquia Sambrasense, salientou a sua satisfação por esta concretização e a sua importância para o concelho não só como autarca mas como engenheiro. Aproveitando ainda para se congratular pelas melhorias ambientais, resultantes do fecho das duas ETARS que poluíam o concelho.

O “Noticias de S.Brás” salienta ainda que as ETAR's dos Vilarinhos que servia uma população de 1651 habitantes com um caudal média de 618m3/dia e a Vila com 5.951 habitantes com um caudal médio de 1044m3 /dia e ainda a de Estoi e Conceição de Faro produzem actualmente um caudal médio dia de 12.800m3 tendo a ETAR nascente de Faro capacidade de tratamento de 81.145 m3/dia num horizonte de 90 mil habitantes, tendo sido o valor da obra cerca de 5.265.743.61€ iniciada em Fevereiro de 2005 e a sua conclusão em 20 de Junho de 2007.

Fica por ligar a esta rede a ETAR do Alportel que aguarda a construção de uma Estação Elevatória que canalizará os afluentes para a zona da Campina indo depois por gravidade para os colectores que ligam também à ETAR Nascente de Faro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este imbróglio arrastava-se há anos por incapacidade da câmara de resolução do problema com a Águas do Algarve. Até que enfim.........

Anónimo disse...

já agora para quando a ligação do sítio da Mesquita a essa conduta???
Os residentes de lá, há anos, pagam na factura da água uma rubrica que se designa Saneamento, quando não existe. Mas o mais engraçado de tudo é que cada vez que requisitam os serviços da autarquia para a limpeza de fossas sépticas ainda têm que pagar 25,00€ (e isto é se ainda não aumentou)...
Acham isto normal, só se lembram deste assunto na altura dos votos mas depos cai no esquecimento

Anónimo disse...

Isso tem um nome: ROUBAR!!!!!