22 julho 2007

FolkFaro regressa em Agosto

Grupos de folclore mundiais actuam na região

A quinta edição do Folkfaro – Folclore Internacional Cidade de Faro 2007, um dos pontos altos do calendário de animação cultural do verão algarvio, realiza-se entre 18 e 26 de Agosto.

A organização do Grupo Folclórico de Faro, sem paralelo a sul do Tejo, reúne dez grupos de sete países, num total de mais de 300 participantes, que dão à capital algarvia, durante nove dias, o colorido das suas tradições.

O evento está integrado no calendário do Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore, ligado à UNESCO, que congrega mais de 200 festivais de folclore em todo o mundo.

Até agora, em termos internacionais, estão confirmadas as presenças de grupos da República Checa (Grupo Folclórico Dyle?, de Karlovy Vary); Venezuela (Compañia Danzas Cumana, de Sucre); Tataristão, Rússia (Grupo de Dança Bulgars); Costa Rica (Inspiraciones Costarricenses, de San Jose); Bulgária (Grupo Baikal Waves, da Universidade de Buryat); e Coreia do Sul (Companhia Chang Yoo Kyung).

Para além do grupo organizador, participam ainda os portugueses do Rancho Folclórico "Os Camponeses", de Riachos (Ribatejo), Rancho Folclórico "Os Fazendeiros", de Montemor-o-Novo (Alto Alentejo), e Grupo Etnográfico da Areosa (Alto Minho).

A gala de abertura decorre no dia 18 de Agosto, às 22:00 horas, no Teatro das Figuras, em Faro. Os espectáculos estão também programados para outras localidades dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e São Brás de Alportel, e ainda no Centro de Férias do Inatel de Albufeira e no Parque AquaShow.

Estão previstas outras actividades, nomeadamente animação de rua, “ateliers” de dança, folclore para crianças, idosos e reclusos e uma celebração ecuménica.

In: Região Sul - EP / RS

Sem comentários: